Um dos grandes desafios das pequenas transportadoras é o de aumentar demanda de clientes e crescer. Que tal ler as nossas dicas sobre o assunto?

Em um mercado com a concorrência acirrada, como o de transporte de cargas, sai na frente quem oferece o melhor e mais rápido atendimento, com toda a segurança possível.

Na verdade, as empresas desse ramo sabem que hoje em dia é essencial oferecer soluções logísticas efetivas e não apenas um serviço de frete.

Assim, as ações que visam manter os clientes são importantes, mas as empresas de transporte não podem se acomodar.

É preciso desenvolver também ações focadas na conquista novos clientes, pois além de aumentar a demanda de cargas e o faturamento, isso viabiliza a possibilidade das pequenas transportadoras gerarem novos negócios, trazendo escalabilidade para o negócio.

Algumas dicas para aumentar a demanda em pequenas transportadoras:

1 – Atenção às oportunidades 

As alterações do mercado podem mostrar oportunidades para mudanças no serviço ofertado por pequenas e médias transportadoras, visando a atração de novos clientes.

Em determinado momento, pode ser propício atuar em outros segmentos que têm demandado mais oferta. Dentro das possibilidades, procure nichos de mercado que estão com alta demanda.

2 – Estratégia 

A estratégia para identificar potenciais clientes deve ser bem planejada, como uma venda. Primeiro, é necessário identificar a fatia de mercado que querem atingir.

Cada empresa identifica também o tipo de carga que está pronta para transportar e canaliza esforços nesse setor. A falta de direcionamento nas vendas pode não resultar em novos negócios.

3 – Especialização 

A necessidade de especialização nunca foi tão forte. É preciso entender a relevância de cada cliente e oferecer soluções personalizadas para cada setor.

Conhecer a carga do cliente, o que ele necessita e a melhor forma de fazer o transporte, são alguns dos fatores que podem influenciar o sucesso e o fracasso da empresa no mercado.

4 – Marketing

As pequenas e médias transportadoras podem usar o marketing para obter mais visibilidade no mercado, fortalecer a marca e atingir mais empresas. Algumas das principais estratégias são acessíveis e trazem retorno.  São elas:

 

Site 

As transportadoras precisam ter um site otimizado para mecanismos de busca, pois grande parte dos clientes em potencial recorre aos buscadores, como o Bing, por exemplo, na hora de pesquisar. Como a maioria delas já tem site, o ideal é apostar em recursos para impulsionar a visibilidade, como anunciar no Google, ou melhorar o conteúdo para que o site seja encontrado por mais visitantes.

 

Marca

Uma das formas de atrair clientes é trabalhar a marca, melhorando a identidade visual da empresa e a forma como ela se comunica com o público. Essa prática visa aumentar o reconhecimento da marca no mercado.

 

Boca a boca

O marketing boca a boca ainda resiste na era digital, pois os clientes ainda valorizam as recomendações. Para isso, é preciso que as empresas aperfeiçoem o atendimento e o relacionamento.

Promoções e ofertas exclusivas podem ajudar, assim como usar canais de interação online e off-line, entre outras ações.

 

Redes Sociais

As redes sociais ajudam a circular informações sobre a empresa. Além disso, podem ser muito úteis para pequenas e médias empresas (PME). Criar páginas no Facebook e Linkedin, para planejar sua estratégia de presença digital pode dar mais suporte para que a divulgação seja cada vez mais ampla e com bom nível de engajamento.

5 – Software de relacionamento (CRM)

Disponível de forma gratuita, o CRM tem o objetivo de aumentar as vendas, a produtividade e identificar perspectivas qualificadas para as atividades de marketing.

As empresas que integram adequadamente as soluções de CRM em suas operações podem obter informações valiosas ao capturar e correlacionar dados sobre o comportamento do cliente, tudo concentrado em apenas uma plataforma.

As pequenas transportadoras podem encontrar um provedor que ofereça os recursos, integrações de terceiros e técnicas de personalização que melhor se adaptem às suas necessidades. Assim, pequenas e médias empresas podem ser atendidas com software de CRM de código aberto.

6 – Plataforma de publicação de fretes

As pequenas e médias transportadoras também podem se beneficiar da digitalização do setor de logistica, utilizando plataformas de frete online, como a Fretebras. Ao publicar os fretes, a plataforma disponibiliza as propostas aos motoristas autônomos, conectados via aplicativo, para que possam efetuar o transporte da carga. 

O recurso oferece condições para que a transportadora consiga atrair clientes atrair clientes, gerando novas oportunidades de negócios, além da redução de custos com marketing.

 

7 – Aprimore a operação

Procure conhecer bem o cliente para oferecer o serviço que ele realmente precisa. Seja a solução para um problema que ele está enfrentando. Invista em novas tecnologias, tanto para a operação quanto para a parte burocrática, como programas que agilizam a documentação e a liberação da carga, por exemplo.

Busque alternativas para eliminar as falhas que causam atrasos e que podem prejudicar o bom andamento da cadeia de transporte de cargas.

Para consultar outros conteúdos como esse, acesse o blog Fretebras. Em caso de dúvida, visite o nosso website e veja como podemos ajudar você a pegar a estrada com eficiência e segurança.

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