Dicas de como aumentar a demanda de pequenas transportadoras

2020-09-21T19:05:11-03:0016/09/2020|Categorias: Logística e Transportes|

Um dos grandes desafios das transportadoras pequenas é o de aumentar demanda de clientes e crescer. Que tal ler as nossas dicas sobre o assunto?

Em um mercado com a concorrência acirrada, como o de transporte de cargas, sai na frente quem oferece o melhor e mais rápido atendimento, com toda a segurança possível. Na verdade as empresas desse ramo sabem que hoje em dia é essencial oferecer soluções logísticas efetivas e não apenas um serviço de frete, principalmente as transportadoras pequenas.

Assim, as ações que visam manter os clientes são importantes, mas as empresas de transporte não podem se acomodar. É preciso desenvolver também ações focadas na conquista de mais clientes, pois além de aumentar a demanda de mais cargas, o faturamento, isso traz a possibilidade às transportadoras pequenas de gerar novos negócios, ampliar os horizontes e de manter-se competitiva no mercado. 

Destacamos algumas dicas importantes para aumentar a demanda de transportadoras pequenas:

1 – Atenção às oportunidades 

Prestar atenção às alterações do mercado pode mostrar oportunidades para mudanças no serviço ofertado pelas transportadoras pequenas e atrair novos clientes. Em determinado momento pode ser propício atuar em outros segmentos que têm demandado mais oferta. Dentro das possibilidades, procure outros nichos de mercado que estão com alta demanda.

2 – Estratégia 

A estratégia para identificar potenciais clientes deve ser bem planejada, como uma venda. Primeiro, as transportadoras pequenas precisam identificar a fatia de mercado que querem atingir. Cada empresa identifica também o tipo de carga que está pronta para transportar e canaliza esforços nesse setor. A falta de direcionamento nas vendas pode não resultar em novos negócios.

3 – Especialização 

A necessidade de especialização nunca foi tão forte. É preciso entender a necessidade de cada cliente e oferecer soluções personalizadas para cada setor. Conhecer a fundo a carga do cliente, o que ele necessita e a melhor forma de fazer o transporte são fatores que podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa no mercado. O cuidado especial faz o diferencial frente às concorrentes e atrai mais clientes. O importante é agregar o maior valor possível ao serviço que as transportadoras pequenas oferecem.

4 – Marketing

As transportadoras pequenas podem usar o marketing para obter mais visibilidade no mercado, fortalecer a marca e atingir mais empresas. As principais estratégias são acessíveis tecnicamente hoje em dia, trazem um bom retorno e não envolvem grandes gastos.  São elas:

  • Site – As transportadoras pequenas precisam ter um site otimizado para mecanismos de busca, pois grande parte dos clientes em potencial recorre aos buscadores como o Google na hora de pesquisar o mercado e as empresas. Como a maioria já tem site, o ideal é apostar em recursos para impulsionar o posicionamento, como anunciar no Google ou melhorar o conteúdo para que o site seja encontrado por mais visitantes e clientes.
  • Marca – Uma das formas para as transportadoras pequenas usarem o marketing para atrair clientes é trabalhando a marca, melhorando a identidade visual da empresa e a forma como ela se comunica com o público. Isso garante o reconhecimento da marca associada a pontos positivos. 
  • Boca a boca – O marketing boca a boca ainda resiste à era digital, pois os clientes valorizam as recomendações de outros clientes. Para isso, é preciso que as transportadoras pequenas aperfeiçoem o atendimento e o relacionamento com os clientes que possui. Promoções e ofertas exclusivas podem ajudar, assim como usar canais de interação online e off-line, entre outras ações. 
  • Redes Sociais – As redes sociais ajudam a circular informações sobre a empresa e podem ser muito úteis para as transportadoras pequenas. Criar páginas no Facebook e Linkedin, planejar sua estratégia de gestão de redes e abastece-las com conteúdos relevantes e novidades sobre a empresa, auxilia para uma divulgação cada vez mais rápida e um número maior de novos contatos.

    5 – Software de relacionamento (CRM)

    Disponível de forma gratuita, o CRM tem o objetivo de aumentar as vendas, a produtividade e identificar perspectivas qualificadas para as atividades de marketing. As empresas que integram adequadamente as soluções de CRM em suas operações podem obter informações valiosas ao capturar e correlacionar dados sobre o comportamento do cliente em uma única interface. 

    As transportadoras pequenas podem encontrar um provedor que ofereça os recursos, integrações de terceiros e técnicas de personalização que melhor se adaptem às suas necessidades. Assim, pequenas e médias empresas podem ser atendidas com software de CRM de código aberto.

    6 – Plataforma de publicação de fretes

    As transportadoras pequenas podem se cadastrar nas plataformas de publicação de fretes, com a da FreteBras, para a contratação de autônomos. Ao publicar os fretes, a plataforma disponibiliza as propostas aos motoristas, conectados via aplicativo, para que possam efetuar o transporte. 

    Essa forma de trabalhar é indicada também às transportadoras que querem utilizar somente a frota virtual e é muito útil para fretes de retorno, possibilitando encontrar cargas para os pontos de partida, colaborando para que os veículos não retornem vazios. O recurso oferece condições de atrair clientes para a transportadora, gerando diversificação de público-alvo e redução de custos com marketing.

    7 – Aprimore sempre a operação

    Procure conhecer bem o cliente para oferecer o serviço que ele realmente precisa. Seja a solução para um problema que ele está enfrentando. Invista em novas tecnologias, tanto para a operação quanto para a parte burocrática, como programas que agilizam a documentação e a liberação da carga. Busque sempre alternativas para eliminar as falhas que causam avarias, atrasos e outras intercorrências e que podem prejudicar o bom andamento dos trabalhos.

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