Nos últimos dois anos, o setor logístico passou por uma instabilidade em toda sua cadeia de valor, assim como a maioria – ou quem sabe até todos – os segmentos de mercado, devido à pandemia causada pela Covid-19.

O equilíbrio entre demanda, matéria-prima, custos, lucro, estoque, transporte e vários outros tópicos do dia a dia dessas empresas, ficou muito mais difícil e a tentativa de voltar a este controle culmina na principal tendência do setor logístico para 2022: o investimento em tecnologia.

A partir dele, vamos trazer para você algumas das práticas que estão na mira do mercado e que, se consideradas no planejamento da sua empresa, podem impulsionar os negócios e aumentar o potencial dos seus objetivos.

Quais são as tendências do setor logístico para 2022?

 

Digitalização de fretes

Plataformas que te ajudam a impulsionar fretes de maneira 100% digital, levam todo o setor a uma realidade onde os negócios podem correr mais rápido, com menos burocracia, maior economia e lucratividade.

Ao utilizar este tipo de tecnologia, você sai das quatro paredes do escritório para um acesso ao setor de forma muito mais ampla, com ferramentas que te apresentam à uma melhor precificação de fretes, visão dos valores praticados por outras empresas, divulgação de cargas em larga escala, soluções específicas para os problemas do seu dia a dia e tudo isso com a agilidade que só a tecnologia traz.

Buscar parceiros que forneçam tal serviço pode ampliar o alcance da sua operação e te dar um alcance infinitamente maior do que aquele contido na sua agenda de contatos e bolha de conhecimento.

 

Desburocratização do transporte rodoviário

Se tem uma coisa que a tecnologia se propõe é facilitar nossas vidas. E com o mercado logístico isso não poderia ser diferente.

Ferramentas de automatização de dados, processos, estoques, cargas, entre outros estão cada vez mais populares e acessíveis, gerando não só mais agilidade e produtividade, mas também um diferencial competitivo, já que propiciam um olhar mais amplo e assertivo sobre o negócio.

Além das opções de sistemas de gestão logística, plataformas que permitem o armazenamento de informações em nuvem também vem com tudo, para que você acesse o que precisa e quando precisa de forma 100% remota, além de conseguir reunir toda sua cadeia de gestão em uma visualização única e integrada.

Um exemplo, é ao que a plataforma da Fretebras se propõe. Com tecnologia e ambiente inteiramente digital, você tem acesso a conexão entre empresas do setor logístico, caminhoneiros, cargas, serviços financeiros e outras soluções, melhorando a resolução de fretes e também a gestão do negócio como um todo.

É a tecnologia ajudando a desburocratizar os negócios. Esse movimento impacta o transporte de carga e mostra-se bastante relevante entre as tendências do setor logístico para 2022.

 

Segurança de cargas

Este não é um assunto novo no segmento, muitas empresas, infelizmente, ainda sofrem com frequência roubo de cargas. Só em 2020, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), foram registrados 14.159 roubos de cargas nas estradas brasileiras.

O que vem de novidade por aí, é que o uso da tecnologia vai potencializar ferramentas já existentes e viabilizar a chegada de novas. Sistema de bloqueio inteligente sem fio, bloqueio automático de veículos e uma das grandes apostas, o uso de drones.

Por isso, fique atento a este mercado, avalie a melhor opção para a realidade da sua empresa e faça este investimento.

 

TMS – Sistema de Gerenciamento de Transportes

Gerenciar e rastrear toda a cadeia de suprimentos da sua empresa não é uma tarefa simples e, mais uma vez, este ano a tecnologia vem forte para trazer cada vez mais praticidade e amplitude para quem busca equilíbrio no assunto.

O TMS (Transportation Management System) ou sistema de gerenciamento de transporte, é um software que já era presente no setor logístico, mas ganha força em um ano onde a tecnologia ganha palco para se correr atrás dos prejuízos causados pela pandemia.

Com ele, você controla e integra informações da sua operação que farão com que você ganhe tempo e abra espaço para outras atividades, gerando competitividade de mercado para o seu negócio.

Dados, como emissão de conhecimentos e manifesto de cargas, embarques, coletas e entregas, taxas e tarifas, relatórios, controle financeiro, controle da operação, visualização do faturamento e recebimentos, entre outros ficam a mão e amarrados de forma inteligente para que você tenha um olhar rápido e eficaz sobre toda sua operação.

 

ESG e o transporte sustentável

As novas políticas voltadas para ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança) e logística verde, vem com tudo este ano. Em meio ao ramo logístico, o foco é a neutralização de carbono, tanto com práticas que evitem a emissão, quanto na compra de créditos de carbono.

Fora isso, há também um reforço de práticas, como o uso de softwares que ajudam a evitar desperdícios no centro de distribuição, reúso de água, reaproveitamento de resíduos, otimização de embalagens, entre outros.

Estas iniciativas podem fazer com que a sua empresa ganhe tranquilidade no âmbito jurídico, trabalhista, evite ações por infringir leis ambientais e contribua com a sustentabilidade, que por sua vez faz, e muito, parte da cadeia de suprimentos de quem trabalha transportando todo tipo de carga nas estradas do país.

Estes são pontos de extrema importância para a saúde do seu negócio, pois não só inovar, mas acompanhar a evolução do setor onde se está inserido, ajuda a recuperar baixas e sonhar mais alto, mesmo com os impactos de uma pandemia.

Vamos juntos automatizar a sua operação? Fale com um dos nossos especialistas, conheça as soluções da plataforma Fretebras e veja como podemos te ajudar a incorporar algumas tendências do setor logístico para 2022.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: