Você realmente sabe precificar o seu frete? Se o cálculo não estiver certo, você pode estar perdendo tempo em dinheiro. Mas não se preocupe. Trouxemos a solução: neste artigo vamos compartilhar as estratégias de pricing para transportadoras.
Vamos explorar em detalhes as diversas estratégias de precificação que as transportadoras podem adotar para garantir sua eficiência e rentabilidade. Bora organizar a gestão e as finanças de sua empresa de transportes com a Fretebras?
Primeiro, vamos organizar a casa! Antes de estabelecer os preços dos serviços de transporte, é necessário fazer uma análise minuciosa dos custos envolvidos em cada operação.
Isso abrange não apenas os custos diretos, como combustível e manutenção de frotas, mas também os custos indiretos, como despesas administrativas e infraestrutura. Anote tudo com riqueza de detalhes.
Quanto mais preciso for o cálculo, incluindo todas as despesas, mais certeira será a estratégia de pricing da sua transportadora.
Se você quer uma mãozinha nesta etapa? Acesse: Como calcular e controlar o fluxo de caixa da sua transportadora.
Com base na análise de custos, as transportadoras podem escolher diferentes abordagens de precificação para garantir sua lucratividade e competitividade no mercado.
Bora conhecer as estratégias de pricing mais usadas?
Uma das estratégias mais comuns é a precificação por quilômetro rodado, onde o preço dos serviços prestados é calculado com base na distância a ser percorrida.
Ao escolher essa modalidade, as transportadoras ajustam seus preços considerando os custos operacionais e as distâncias percorridas. Quanto mais longe, mais caro.
O cálculo leva em consideração:
Para você entender melhor, separamos um exemplo de uma transportadora fictícia. Elas gasta por mês:
Total de custos mensais: R$ 11.700
Suponha também que o veículo percorra uma média de 10.000 quilômetros por mês.
Para calcular o preço por quilômetro rodado, dividimos os custos mensais pelo número de quilômetros percorridos:
Preço por quilômetro rodado = Custos mensais / Quilômetros percorridos
Preço por quilômetro rodado = R$ 11.700 / 10.000 km = R$ 1,17 por quilômetro rodado
Portanto, a transportadora precisaria cobrar aproximadamente R$ 1,17 por quilômetro rodado para cobrir seus custos operacionais e garantir um lucro adequado.
Outra opção é a precificação com base no peso ou volume da carga transportada. Aqui, o preço é determinado pela quantidade de carga, seja pelo peso, seja pelo espaço ocupado no veículo de transporte.
O cálculo leva em consideração:
Bora de exemplo? Suponha que uma transportadora precise transportar uma carga de eletrônicos com as seguintes características:
Além disso, os custos operacionais associados ao transporte desta carga são:
Total de custos operacionais: R$ 800
Para calcular o preço por peso ou volume, a transportadora pode considerar um preço base por quilograma ou por metro cúbico e adicionar os custos operacionais.
Preço por quilograma ou metro cúbico = Custos operacionais / (Peso total ou Volume total)
Preço por quilograma ou metro cúbico = R$ 800 / 500 kg = R$ 1,60 por kg
ou
Preço por quilograma ou metro cúbico = R$ 800 / 5 m³ = R$ 160 por m³
Portanto, neste exemplo simplificado, o resultado é o seguinte: a transportadora precisaria cobrar aproximadamente R$ 1,60 por quilograma ou R$ 160 por metro cúbico para cobrir seus custos operacionais e garantir uma margem de lucro adequada.
Atenção: os exemplos usados neste texto são fictícios apenas para apresentar o cálculo e não refletem os valores praticados no mercado.
A precificação dinâmica oferece flexibilidade aos negócios, ajustando os preços de acordo com a demanda e a oferta do mercado. Isso permite que as transportadoras aumentem seus lucros durante os picos de demanda e atraiam mais clientes em períodos de menor atividade.
Para entender sobre a sazonalidade, acesse: sazonalidade na logística.
Antes do cálculo, você precisa considerar:
Suponha que uma transportadora especializada no transporte de bebidas utilize um aplicativo para gerenciar suas operações logísticas. Durante um período de pico de demanda, como a temporada de festas de fim de ano, os serviços de entrega aumentam significativamente.
Nesse cenário, a transportadora pode utilizar algoritmos avançados em seu aplicativo para analisar a demanda em tempo real e ajustar os preços a partir da oferta e da demanda do mercado.
Por exemplo, os preços podem ser aumentados em dias de pico, como nas semanas que antecedem o Natal, para refletir a maior demanda e garantir uma maior rentabilidade para a empresa.
Por outro lado, em períodos de menor atividade, como após as festas de fim de ano, os preços podem ser reduzidos para atrair mais clientes e manter uma taxa de utilização alta dos veículos de transporte.
Portanto é a oferta e a demanda que vai determinar como o cálculo é feito. A precificação dinâmica permite que as transportadoras maximizem seus lucros e otimizem sua capacidade operacional. Para isso, elas ajustam os preços de acordo com as condições do mercado em tempo real.
Lembrando que antes de bater o martelo no valor final, vale consultar a Tabela de Fretes da ANTT 2024. Ela é um documento oficial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que define os valores mínimos para os fretes para cargas lotação.
Além de considerar os custos operacionais, as transportadoras podem adotar estratégias de pricing com base na segmentação de mercado. A partir disso, é possível oferecer diferentes pacotes de serviços para atender às necessidades específicas dos clientes.
Para clientes que valorizam serviços de alta qualidade e prazos de entrega rápidos, as transportadoras podem oferecer pacotes premium com preços mais elevados. Isso inclui serviços extras, como rastreamento de cargas em tempo real e entregas expressas.
Por outro lado, para clientes mais preocupados com o custo, as transportadoras podem oferecer opções econômicas com preços mais acessíveis, com prazos de entrega flexíveis.
Com o avanço da tecnologia, as transportadoras têm acesso a uma variedade de ferramentas e sistemas que podem otimizar o processo de precificação. Veja só algumas delas.
Softwares especializados em gestão logística oferecem recursos avançados de precificação, permitindo análises em tempo real e otimização de rotas para redução de custos.
Algoritmos avançados de IA e machine learning podem analisar grandes volumes de dados para prever padrões de demanda, otimizar preços e aumentar a lucratividade das transportadoras.
Com dados em tempo real sobre oferta, demanda e condições de mercado, as transportadoras podem implementar estratégias de precificação dinâmica que se ajustam instantaneamente às flutuações do mercado.
As transportadoras podem determinar os custos indiretos através de uma análise detalhada de suas despesas administrativas e de infraestrutura, incluindo aluguel de instalações, custos de manutenção de equipamentos, entre outros.
Nem todas as transportadoras podem se beneficiar da precificação dinâmica, pois requer uma infraestrutura tecnológica avançada e uma compreensão sólida do mercado.
A segmentação de mercado permite que as transportadoras adaptem seus serviços e preços de acordo com as necessidades específicas dos diferentes segmentos de clientes, aumentando sua competitividade e satisfação do cliente.
A automatização na precificação é fundamental para uma análise mais rápida e precisa dos dados,. Ela otimiza os preços e reduzindo os custos operacionais das transportadoras.
As transportadoras podem implementar estratégias de precificação dinâmica em tempo real utilizando softwares e sistemas avançados que monitoram constantemente as condições do mercado e ajustam os preços automaticamente.
Em um mercado tão competitivo como o de transporte e logística, as transportadoras precisam adotar estratégias de precificação adequadas para garantir sua sobrevivência no mercado.
Curtiu aprender sobre pricing para transportadoras? Ao considerar cuidadosamente os custos, segmentar o mercado e usar tecnologias avançadas, você vai conseguir aumentar seus lucros e manter sua competitividade no mercado.
Se gostou deste conteúdo, acesse a calculadora de custos da Fretebras para saber se um frete realmente vale a pena!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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