Com a chegada do fim de ano, alguns setores começam a diminuir as operações de transporte de carga. Seja pela entressafra, seja pela redução de demanda. Entenda como a frota de caminhão pode ser otimizada neste cenário.

Hoje vamos falar sobre como otimizar a sua frota ociosa, permitindo um melhor aproveitamento do seu investimento financeiro. Vamos lá?

Frota de caminhão: o que é operação de transporte?

Operação de transporte é a série de etapas que vão desde a coleta da carga até a entrega no destino final. É um processo complexo para empresas, pois envolve ações como:

  • A gestão dos veículos que serão utilizados;
  • A emissão de documentos;
  • A roteirização da entrega;
  • A conferência da carga e do material;
  • O controle da rota;
  • A entrega da carga e a conferência de indicadores daquela viagem.

Independente de trabalhar com motoristas autônomos ou ter sua própria frota de caminhão, manter uma boa gestão de frota é fundamental.

Mas se a sua empresa tem a própria frota de caminhões e em algum momento do ano passará a ter menos fretes, a ociosidade pode significar prejuízo.

Os veículos parados continuam gerando despesas, como a necessidade de manutenção preventiva, o pagamento de impostos, como IPVA; a emissão de documentos, seguros, depreciação e etc.

Por isso, para te ajudar a otimizar a sua frota – evitando o desequilíbrio entre ganhos e despesas -, trouxemos 5 dicas imperdíveis. Acompanhe abaixo!

Veja também – Guia completo para gestão de frota de caminhão

 

Contratar motoristas autônomos

Motoristas autônomos podem ser a solução para trazer mais praticidade nos seus processos logísticos, pois eles assumem a crucial etapa do transporte de cargas.

Isso representa uma redução de custos para a sua empresa, uma vez que alguns dos impostos e documentos passam a ser de responsabilidade do motorista autônomo. Além disso, a sua empresa consegue diversificar os tipos de caminhão e rotas sem precisar aumentar custos.

 

Considere todos os tipos de caminhão

Já pensou em contar com uma frota digital? Hoje já é comum a prática de encontrar caminhoneiros pela internet, em plataformas confiáveis, e fazer a contratação dos serviços diretamente.

Ao invés de ter que investir na compra do caminhão que você precisa para transportar uma carga específica, você contrata diretamente o caminhoneiro que já possui aquela carroceria. Facilita demais, não é?

 

Tipos de caminhão

Aqui na Fretebras, você encontra diversidade de carrocerias para atender às necessidades de todos os setores:

  • A gestão dos veículos que serão utilizados;
  • A emissão de documentos;
  • A roteirização da entrega;
  • A conferência da carga e do material;
  • O controle da rota;
  • A entrega da carga e a conferência de indicadores daquela viagem.

Além da variedade de tipos de caminhão, existem diversas ações antifraude para proteger a sua empresa e entregar a melhor experiência na contratação online de motoristas autônomos.

 

Observe a sazonalidade das operações de transporte

Como dissemos no início do artigo, existem períodos de baixa demanda para as cargas de alguns setores. É o que chamamos de sazonalidade.

Dependendo do negócio da empresa, fatores como o clima, a época de festas e a baixa demanda da indústria têm impacto direto nas operações de transporte.

Mantenha um cronograma anual detalhado para identificar estes períodos e planejar como fazer a melhor utilização da sua frota.

 

Promova uma gestão de frotas eficiente

A gestão de frotas está dentro do processo da gestão de operações logísticas e foca diretamente na utilização dos veículos da sua empresa.

Para evitar a ociosidade da sua frota, fazer um controle dos períodos de altas e baixas demandas, além de manter a documentação e manutenção em dia é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa.

Com esse controle atualizado, a visão dos gargalos fica mais clara e te ajuda a tomar decisões mais assertivas.

Utilizar plataformas de frete, ajuda a resolver gargalos de logística

A tecnologia é a sua aliada para resolver estes pontos sobre a ociosidade de frotas e muitas outras questões do transporte de cargas.

Hoje, com apenas alguns cliques você se conecta com motoristas e contrata caminhoneiros autônomos.

É a simplificação dos processos e aceleração de operações no setor de logística.

 

Já conhece a plataforma Fretebras?

Com ela, a sua empresa anuncia cargas e encontra caminhoneiros em todo o Brasil, em poucos minutos. A negociação entre vocês é direta, sem intermediários.

Que tal conhecer todas as vantagens? Clique abaixo e converse com nossos especialistas agora mesmo!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: