Já se perguntou quais são os produtos mais adequados para transportar nas carrocerias fechadas? Por que saber isso é importante?

Entender isso vai te ajudar a aproveitar melhor as oportunidades, podendo até mesmo complementar os fretes! Assim, acompanhe aqui quais são os itens e quais carrocerias fechadas costumam transportá-los.

Qual é a utilidade das carrocerias fechadas?

Seja qual for o modelo do veículo e o tamanho, as carrocerias servem para acomodar e proteger os condutores, os passageiros e as cargas. Elas podem ser fechadas, abertas ou especiais. E cada uma delas serve para uma necessidade e quantidade específica de produtos.

No caso das carrocerias fechadas, elas são ideais para proteger a carga da chuva, do sol ou até mesmo do calor.

Quais são os tipos de cargas?

Sem levar em conta ainda os veículos e os produtos, é importante esclarecer que existem vários tipos de cargas. Por exemplo:

  • A granel;
  • Secas em geral;
  • Frigorífica;
  • Viva;
  • Perigosa;
  • Indivisível;
  • Contêiner;
  • Frágil;
  • Veículos.

No caso das carrocerias fechadas, as cargas mais comuns no transporte rodoviário são: secas em geral, frigorífica, viva, perigosa e frágil. Para entender melhor, vamos ver abaixo exemplos de produtos indicados para elas.

Cargas secas em geral

Os materiais secos mais comuns são: madeira, pedras, areia, sacas, paletes, eletrodomésticos e itens alimentícios. O truck, a caçamba ou baú são os veículos ideais para esses produtos.

Porém, existe outra opção quando for transportar alimentos não perecíveis, itens de limpeza, higiene, caixas, fardos e embalagens. Nessas situações, o descarregamento é bem mais rápido com a sider.

Carga frigorífica

Já os produtos perecíveis precisam de temperaturas mais baixas para permanecerem conservados e evitar contaminações. Eles incluem alimentos perecíveis ou congelados como carnes, laticínios, além de medicamentos termolábeis.

Assim, o veículo ideal para transportar as cargas refrigeradas é a caçamba frigorífica.

Carga viva

Em relação aos animais vivos, como gados, aves e suínos, eles precisam de condições especiais no transporte. Para garantir boas condições de viagem, é fundamental que a carroceria tenha entradas para a ventilação de ar.

Levando isso em conta, a carroceria boiadeira é a recomendada para esse tipo de frete.

Carga perigosa

É preciso ter bastante cuidado e equipamentos adequados para transportar líquidos inflamáveis (óleo, gasolina, querosene) e corrosivos.

Nesses casos, o tanque tem a estrutura ideal para levar essas cargas perigosas. Ele é preparado por dentro para receber produtos inflamáveis, inclusive o óleo diesel. Isso proporciona segurança e qualidade em todo o trajeto do transporte rodoviário.

Carga frágil

Se as mercadorias precisam de cuidados extras e proteção especial no trajeto, elas são chamadas de frágeis. Elas incluem vidros, eletrônicos, cerâmicas, instrumentos musicais, obras de arte, móveis com espelho e outros objetos que podem amassar ou quebrar.

O caminhão baú é o mais indicado para transportar esses produtos (se possível, com um bom sistema de amortecimento). Além disso, é importante embrulhar os itens em embalagens com plástico bolha ou outro material que os proteja, combinado?

Qual carga é a ideal para o seu negócio?

Com qual produto você costuma trabalhar e qual é a carroceria que você já utiliza? Tendo isso em mente, é mais fácil decidir o que mais pode ser incluído nas suas viagens.

Caso queira trocar de carroceria, analise como é a demanda na sua região ou na área que deseja começar a viajar. Levar sempre em conta sua saúde financeira é o segredo para o sucesso. Assim, dá para se planejar com calma, evitando dores de cabeça no futuro.

E conte com a Fretebras para realizar seus fretes com toda a segurança que você merece. Faça já o seu cadastro gratuito e boas viagens!