Antes de falarmos de um tipo específico de carga, vamos relembrar o tamanho do nosso setor, o que ele representa para o país e saber se você está mesmo por dentro de quais são as principais cargas transportadas nas estradas brasileiras? Então, vamos lá!

Nós temos a 4ª maior rede de estradas do mundo, ultrapassando os 1.700.000 de quilômetros em extensão das vias. De todo transporte de cargas do país, o modal rodoviário representa cerca de 75% desta movimentação e, para o nosso PIB (Produto Interno Bruto), o setor preenche entre 6% e 7% do montante.

Ufa! Até aqui, já é possível ver a magnitude do setor. Agora, olhando pra variedade do que é transportado por ele todos os dias, temos ainda mais certeza, não só do tamanho e impacto, mas também da variedade deste mercado, que traz tantas oportunidades ao povo brasileiro.

Dentre os 6 tipos de cargas que mais cruzam as nossas estradas, estão:

Cargas a granel

  • Granel líquido
  • Granel sólido

Cargas vivas

Cargas indivisíveis e excepcionais de grande porte

  • Maquinários
  • Vagões
  • Transformadores, entre outros.

Cargas secas

  • Móveis
  • Madeira
  • Alimentos não perecíveis, entre outros.

Cargas perigosas

  • Gases e líquidos inflamáveis
  • Explosivos
  • Materiais radioativos, entre outros

E, por fim…as cargas frigoríficas.

Cargas frigoríficas

Estas cargas exigem diversos tipos de cuidado e o conhecimento de características específicas de refrigeração, armazenamento, além da legislação que envolve seu transporte.

Dividida entre produtos perecíveis e congelados, as mercadorias envolvidas estão entre carnes, verduras, legumes, frutas, laticínios, alimentos congelados, medicamentos e por aí vai.

Demos o devido destaque a este tipo de produto, pois hoje é dia de você conhecer 5 dicas para o transporte de cargas refrigeradas e muito mais sobre o assunto.

Por estar em destaque nesta lista, trouxemos o assunto, tanto para você poder se aprofundar mais no dia a dia da sua operação, quanto para ter mais segurança em entrar no setor, caso queira. Bora entrar nesse assunto, juntos?!

5 dicas para o transporte de cargas refrigeradas

1# Seguir a legislação específica deste tipo de transporte

A NBR 14701, criada em desde 29 de junho de 2002, é a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) feita para regulamentar o transporte de cargas refrigeradas, principalmente no que diz respeito a manutenção da temperatura, desde o armazenamento até a chegada no seu ponto final.

Este documento deve ser sua base no transporte de cargas refrigeradas e seguido à risca para evitar problemas, perdas e gastos desnecessários.

Ele indica cuidados sobre como manter a temperatura, quando iniciar o resfriamento do veículo, ter em mãos toda a documentação específica da carga, que o veículo seja o correto para transporte, tenha a higiene e manutenção em dia, entre outros.

2# Acomodação do produto dentro do veículo

Há dois grandes fatores para se seguir boas práticas de acondicionamento de produtos refrigerados nos caminhões: otimizar espaço e também saber o lugar que cada produto deve ficar, conforme a necessidade de diferentes tipos de temperatura.

Para os produtos que precisam de temperaturas mais baixas, a recomendação é que fiquem mais pra cima no armazenamento e os que precisam das mais altas, que fiquem mais pra baixo.

Checar a capacidade indicada para o volume da carga também faz toda diferença neste processo, para saber se, além da otimização da refrigeração, você também não estará perdendo a qualidade dos produtos durante o traslado.

3# Manutenção e higiene do veículo

Como dito na dica 1#, a legislação que cerca o transporte de cargas refrigeradas exige que o veículo que fará o transporte esteja com higiene e manutenção em dia. Por isso, coloque estas atividades na sua esteira de alertas e crie uma periodicidade dentro das regras impostas pela ABNT para evitar dores de cabeça.

Geralmente, os produtos refrigerados são alimentos ou medicamentos, ou seja, serão consumidos por pessoas e manter a qualidade destes produtos é essencial para o sucesso deste negócio, desde a produção, até o consumo.

4# Trace as melhores rotas

Otimização de rotas já faz parte da realidade de todo o setor de transporte de cargas, independentemente do produto. Agora, quando estamos falando de fretes refrigerados, o assunto deve ser levado em consideração no dobro do seu peso.

Pois, além de ajudar a reduzir custos, esta prática com as cargas refrigeradas também evita que produtos estraguem ou cheguem ao seu destino próximas disso. Por isso, evite trajetos longos, com estradas danificadas e sempre pesquise boas práticas do mercado para ficar por dentro de novidades sobre o assunto.

5# Capacitação da equipe envolvida

O transporte de cargas refrigeradas é extremamente sensível e cheio de regras que devem ser seguidas à risca, por isso, treinar bem a equipe envolvida na entrega não é exagero, mas sim uma ação estratégica para o sucesso da sua operação.

Exija certificados e também disponibilize acesso a especializações, além de garantir profissionais técnicos no time com registro no CRF (Conselho Regional de Farmácia) para o transporte de fármacos.

Dica extra: tipos de caminhão para o transporte de cargas refrigeradas

Bom, como já é de conhecimento geral, o tipo de veículo escolhido pra esse tipo de transporte deve ter uma carroceria que suporte manter baixas temperaturas e também seja feita de material rígido.

O caminhão em si é mais leve, mas com carroceria rígida e, entre os modelos mais utilizados, estão: baú frigorífico, baú refrigerado e container refrigerado.

Aqui vão algumas características de cada um deles:

Baú refrigerado

Este tipo de carroceria é utilizada para produtos que necessitam de uma refrigeração média e é um tipo de câmara móvel. Elas podem aguentar de 0° a -10°, sendo desenvolvidas de acordo com a necessidade.

As cargas mais transportadas neste modelo são sobremesas congeladas, laticínios, flores, remédios, frutas, verduras e carnes.

Baú frigorífico

No baú frigorífico, caminhoneiros e transportadoras conseguem atender a necessidade de refrigeração de cargas que pedem entre -15° e -20° e os produtos comumente destinados a elas são pães congelados, peixes, frangos e carnes bovina e suína.

Container refrigerado

Por fim, o container refrigerado atende ao transporte de mercadorias que necessitam de um controle constante de sua temperatura e, por isso, tem a vantagem de vir com uma ferramenta de controle destes graus.

Sendo assim, a pessoa responsável pode programar a temperatura desejada antes da partida e modificar depois, caso seja necessário.

Se quiser saber mais sobre tipos de carroceria e tipos de caminhão mais comuns no Brasil, acesse nossos conteúdos exclusivos e fique por dentro!

Para um “resumão” final, podemos dizer: fiquem de olho na legislação e regras de transporte, preparação da equipe, na temperatura exigida para cada tipo de carga – zelando pela qualidade e controle de perdas -, cuidado com o acondicionamento dos produtos nos caminhões, foco em todas as 5 dicas que trouxemos e no tipo de caminhão escolhido.

Feito isso, você pode aproveitar este segmento cheio de oportunidades com mais segurança e mais chances de agarrar grandes oportunidades. Se precisar daquela ajuda na busca por caminhoneiros autônomos e outras necessidades da sua operação, não deixe de conhecer nossas soluções e conferir as novidades. Basta falar com um dos nossos especialistas.

Espero que tenha gostado, até a próxima!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: