Alô, caminhoneira! Bora falar das mulheres na estrada que estão transformando o transporte de cargas no Brasil? Hoje, a nossa homenagem vai para todas as que ligam o caminhão e, mais que o frete, carregam sonhos, liberdade, coragem e autonomia pelos quatro cantos do país. 

Vem descobrir como as caminhoneiras inspiram tantas outras mulheres a seguirem seus sonhos dentro da boleia do caminhão!

Dados sobre mulheres na estrada

Para início de conversa, vamos mergulhar nos números que refletem não apenas estatísticas, mas histórias de força e determinação. No Brasil, mais de 153,8 mil mulheres estão cruzando as estradas, representando aproximadamente 2,81% do total de caminhoneiros.

Só em São Paulo, temos cerca de 124 mil mulheres pilotando caminhões. Esses números não apenas mostram presença, mas simbolizam coragem e resistência.

É uma rotina que mistura desafios e oportunidades que vão além do asfalto. Imagine só: sair de casa, enfrentar o trânsito, que às vezes fica caótico, garantir que a carga chegue ao destino… Tudo isso enquanto lidam com muitos pré-julgamentos.

Os maiores desafios das caminhoneiras

As caminhoneiras enfrentam uma série de desafios únicos em sua profissão. Isso vai desde o machismo arraigado até as dificuldades das próprias estradas, por vezes mal conservadas. 

No entanto, com determinação, solidariedade e resiliência, elas continuam a abrir caminho e inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos. Inclusive, você, que chegou até aqui, topa desafiar barreiras e conquistar seu lugar nas estradas?

Para saber o que te aguarda neste percurso, separamos os principais obstáculos da profissão e como uma caminhoneira pode tirar de letra todas as dificuldades.

Falta de apoio

Desafio

Muitas caminhoneiras enfrentam a falta de apoio de suas famílias, amigos e até mesmo colegas de trabalho. O machismo arraigado na sociedade pode dificultar a aceitação dessa escolha profissional.

Solução

Apesar das dificuldades, muitas caminhoneiras encontram apoio em comunidades on-line, grupos de apoio e redes de colegas de trabalho. Por falar nisso, temos muitas caminhoneiras na Fretebras. Vamos sugerir dois perfis para você se inspirar: 

A solidariedade entre mulheres caminhoneiras tem se mostrado uma fonte importante de apoio emocional e prático.

Assédio

Desafio

O assédio sexual e verbal é uma triste realidade enfrentada por muitas caminhoneiras. Esse comportamento desrespeitoso e invasivo cria um ambiente hostil e inseguro nas estradas.

Solução

As caminhoneiras têm se unido para conscientizar sobre a gravidade do assédio e buscar medidas de proteção. Denúncias devem sempre ser feitas pelo telefone 190 (na hora) ou 181 (anônima).

Além disso, a solidariedade entre os colegas de trabalho, tanto homens quanto mulheres, é fundamental para combater esse problema.

Infraestrutura

Desafio

A falta de infraestrutura adequada nas estradas, como banheiros limpos e com maior segurança, representa um desafio adicional para as caminhoneiras. A limitação desses recursos pode tornar algumas das viagens mais desconfortáveis.

Solução

Algumas empresas e organizações têm trabalhado para melhorar a infraestrutura nas estradas. Exemplo disso é que existem projetos com mais postos de serviço e áreas de descanso com instalações adequadas para mulheres. 

Além disso, também ajuda quando as caminhoneiras compartilham informações sobre os melhores locais para parar ao longo das rotas.

Necessidade de provar competência

Desafio

O preconceito de gênero ainda persiste no setor de transporte. Então, as caminhoneiras frequentemente precisam enfrentar o desafio de provar sua competência em um ambiente dominado por homens.

Solução

A determinação e o profissionalismo das caminhoneiras têm contribuído para desafiar estereótipos e ganhar respeito na profissão. Elas continuam a mostrar sua habilidade no volante e no gerenciamento de cargas, conquistando a confiança de colegas e empregadores.

Jornada dupla

Desafio

Muitas caminhoneiras enfrentam o desafio de conciliar o trabalho na estrada com as responsabilidades familiares e domésticas. A jornada dupla pode ser exaustiva e exigir um equilíbrio delicado entre trabalho e vida pessoal.

Solução

A organização e o planejamento cuidadoso são essenciais para gerenciar essa jornada dupla. Algumas caminhoneiras contam com o apoio de familiares e redes de suporte durante suas ausências. 

Outra questão é que priorizar a comunicação e o tempo de qualidade com a família quando estão em casa é fundamental.

As caminhoneiras mostram a verdadeira força feminina. Com determinação, solidariedade e resiliência, elas superam obstáculos, inspirando outras mulheres a seguirem seus sonhos e conquistarem seu espaço nas estradas.

Mas olha, não são só desafios não, viu? As caminhoneiras estão aí, deixando sua marca e mostrando suas capacidades. Com solidariedade, determinação e apoio mútuo, essas mulheres estão enfrentando os desafios de frente e abrindo caminho para que outras também possam seguir. 

Perguntas frequentes sobre mulheres na estrada

Ser caminhoneira é seguro?

Sim, desde que haja condições adequadas de trabalho e medidas de segurança no transporte de cargas.

Como as mulheres podem lidar com o assédio na estrada? 

Denunciando e buscando apoio de organizações e autoridades competentes.

Qual é o número de caminhoneiras no Brasil?

Mais de 153,8 mil mulheres atuam como caminhoneiras.

Qual a importância da solidariedade entre as caminhoneiras?

A solidariedade é fundamental para fortalecer a comunidade e enfrentar os desafios juntas.

Como a infraestrutura pode ser melhorada para atender às necessidades das caminhoneiras?

Investindo em banheiros adequados, áreas de descanso seguras e serviços voltados para o público feminino.

Como é a vida de uma caminhoneira?

Elas passam longas horas na estrada, enfrentando condições variadas de tráfego e clima. Muitas caminhoneiras encontram satisfação na independência que a profissão oferece, assim como nas conexões feitas com colegas de trabalho e na sensação de liberdade ao explorar novos lugares pelo país.

As mulheres caminhoneiras não só enfrentam desafios, mas também moldam o futuro das estradas brasileiras com sua coragem e determinação. Então, mulher, se você está pensando em pegar a estrada, saiba que você não está sozinha. Junte-se a essa realidade e faça parte dessa história. 

E olha, na hora de negociar fretes, lembre-se da Fretebras. Aqui, é mais seguro porque você pode ver a avaliação das empresas e pesquisar mais detalhes antes de fechar uma carga. Temos as melhores opções de fretes que vão tornar a sua jornada ainda mais tranquila e rentável.

 

Compartilhe: