Com o avanço da tecnologia e da otimização do tempo, muitas transportadoras têm optado pela contratação de motoristas autônomos. 

Neste artigo, vamos analisar qual é a melhor opção para a sua empresa: contar com frota própria ou motorista autônomo.

Transportadoras de diversos lugares vêm procurando soluções para entregas mais rápidas, baratas e seguras. Questões como a ociosidade e valores trazem diferentes ideias e soluções, uma delas é a contratação de motoristas autônomos para realizar fretes.

 

Modelo híbrido

Atualmente, muitas transportadoras trabalham de forma hibrida, com frota própria e contratação de motoristas autônomos para aumentar a demanda de fretes.

Abaixo, listamos algumas vantagens e desvantagens de trabalhar com frota própria para que possa analisar.

 

Vantagens de ter frota própria

Uma das vantagens é sempre contar que o veículo estará lá para fazer as entregas mais urgentes, sendo assim, algumas transportadoras preferem manter seus caminhoneiros sempre a postos para essas ocasiões.

Controle de qualidade

Também é vista como vantagem com a utilização de caminhões próprios o controle maior de qualidade caso você tenha algum produto específico que precise de certos cuidados. Com a frota fixa, é mais fácil a transportadora ter controle de inspeções, revisões do caminhão e suas instalações, documentação do veículo e da equipe, entre outros.

 

Desvantagens de ter frota própria

Custos extras

Justamente por caber à transportadora lidar com as revisões, inspeções e documentações, todo esse processo acaba ficando mais caro, pesando o bolso daqueles que optam por esse método de trabalho.

A locação do espaço para que os veículos sejam armazenados e os vínculos empregatícios também são custos extras que, juntamente com os outros, podem fazer alguém pensar duas vezes antes de escolher veículos próprios.

A frota ociosa também é uma desvantagem, que faz com que várias transportadoras optem pelos motoristas autônomos, pois ao mesmo tempo que você pode ter todos os caminhões disponíveis para entrega, pode ser que não venha nenhuma encomenda.

Com isso, os gastos com a revisão e manutenção dos veículos inativos se tornam gastos em vão, pois os caminhões estão parados na garagem, ou seja, são veículos que não estão produzindo para aquele negócio. É necessário ter atenção, pois é um gasto que pode passar despercebido

Quer saber mais sobre o que fazer com a frota ociosa? Leia o nosso artigo aqui.

Depois de analisar o cenário da frota própria, elencamos abaixo vantagens e desvantagens de trabalhar com motoristas autônomos.

 

Vantagens de ter frota com motoristas autônomos

Menos gastos com manutenção

Ao optar por motoristas autônomos, a transportadora tende a gastar muito menos com manutenção, evitando se preocupar com serviços e peças caras como por exemplo: combustível, seguro do veículo, troca de pneus, troca de óleo, lubrificantes, possíveis multas ou acidentes de percurso, aluguel de garagem para a frota, impostos, entre outros.

Contato direto e sem intermediário

Essa opção também permite que você entre em contato com os caminhoneiros de maneira direta, podendo checar todos os requisitos que você precisa para que a entrega seja feita de maneira eficiente e segura.

A agilidade na contratação é um fator que muitas transportadoras necessitam e na Fretebras, por exemplo, você consegue contratar um motorista autônomo adequado e qualificado em um tempo de até 3 minutos. 

Escolher trabalhar com motoristas autônomos também resolve a questão da frota ociosa, pois você paga pelo que o veículo trabalha para você, fazendo com que tempo e dinheiro sejam otimizados e haja ganho na produtividade.

 

Como é transportar cargas com a Fretebras?

A Fretebras é uma empresa que trabalha com o transporte de cargas há 10 anos e possui a liderança no mercado, fazendo com que ela seja especialista em promover a contratação de motoristas autônomos para transportadoras.

Quando o caminhoneiro ou empresa se cadastram, eles passam por uma validação para garantir que estejam qualificados.

Ao entrar em nossa plataforma, você poderá ver que os fretes ficam disponíveis para os motoristas e quando eles escolhem a carga, eles podem começar a acertar os detalhes da viagem sem intermediários. A viagem também possui um sistema de check-in para que você acompanhe de perto o trajeto.

Como mencionamos anteriormente, a contratação é rápida e dura até 3 minutos, deixando tempo de sobra para a transportadora resolver outras questões e otimizar seu tempo.

Quer saber mais sobre a Fretebras? Conheça nossa plataforma de publicação de cargas agora mesmo.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: