Carga roubada? Não mais!

Conseguir uma solução que realmente funcione no combate ao roubo de cargas é um dos maiores desejos de quem trabalha no transporte rodoviário. Afinal, a prática criminosa não só gera grandes prejuízos financeiros. Ela também coloca em risco a segurança dos motoristas.

Temos a solução para ajudar sua transportadora a lidar com esse desafio. Apresentamos uma resposta inovadora e eficaz no combate ao roubo de cargas: a ferramenta de inteligência artificial Check.AI.

Com ela, antes de qualquer negociação, você consegue conferir todos os dados do motorista. Então, você poderá fechar fretes seguros, com profissionais confiáveis.

Abaixo, vamos revelar como essa tecnologia pode ajudar a deixar a carga protegida durante o frete. Vem com a gente!

Como a Fretebras ajuda a combater os roubos de carga

Para atuar no combate ao roubo de cargas, a Fretebras desenvolveu o Check.AI. Estamos falando de uma solução baseada em inteligência artificial. Ela serve para verificar e validar a identidade dos motoristas que utilizam a nossa plataforma.

Antes de fechar qualquer frete, disponibilizamos essa ferramenta que vai atestar se o motorista que você está conversando é confiável. Primeiro, porque você pode conferir o número de telefone do caminhoneiro, verificando se ele é realmente a pessoa que diz ser, e não um criminoso tentando se passar por outra pessoa.

Depois, porque o Check.AI vai te dar a verificação completa do perfil desse motorista. Isso inclui a validação da foto do profissional, comprovando a identidade do caminhoneiro, a análise da documentação em órgãos públicos e birôs privados e, ainda, outras checagens de segurança.

O Check.AI funciona como uma camada adicional de segurança. Isso quer dizer que ela proporciona maior confiabilidade e transparência nas negociações de transporte de cargas.

Problemas de roubos de carga nas estradas

O roubo de cargas tornou-se um problema alarmante nas estradas brasileiras. Para você ter uma ideia, o prejuízo causado por esse tipo de crime ultrapassou a marca de R$1,2 bilhão em 2022.

Esse cenário é agravado pelo fato de que os criminosos têm se aproveitado das falhas nos processos de verificação e validação de motoristas e transportadoras.

Uma das táticas mais usadas pelos criminosos é o golpe da triangulação. Funciona assim: eles se passam por transportadoras legítimas para negociar cargas com os motoristas.

Ao conseguirem os documentos e dados dos motoristas, os criminosos entram em contato com transportadoras reais. Eles fingem ser os próprios caminhoneiros, que não sabem de nada. Essa prática é conhecida como falsidade ideológica.

Assim, os criminosos conseguem passar por uma análise comum de mercado (como gerenciadoras de risco). E então conseguem aprovação para realizar o transporte.

Após o embarque podem acontecer dois tipos de crimes:

  • A empresa paga o bandido (adiantamento) sem saber que ele é um golpista;
  • A empresa paga o motorista, mas o bandido solicita que o motorista vá para outro lugar no meio do trajeto para descarregar e roubar a carga.

Dessa forma, tanto os motoristas quanto as transportadoras acabam sendo vítimas dessas fraudes. Consequentemente, todos sofrem prejuízos e arriscam sua reputação no mercado.

O que é Check.AI

O Check.AI é uma tecnologia desenvolvida pela Fretebras. Ela usa a inteligência artificial para verificar e validar a identidade dos motoristas cadastrados na nossa plataforma.

Essa tecnologia foi inspirada em sistemas semelhantes já utilizados com sucesso em outros países, como a China. Ela foi adaptada para atender às necessidades específicas do mercado brasileiro de transporte rodoviário de cargas.

O funcionamento do Check.AI é bastante sofisticado e envolve a análise de uma série de informações e documentos do motorista, incluindo:

  • Histórico de transporte;
  • Avaliações de empresas contratantes;
  • Referências de órgãos públicos e birôs privados;
  • Número de telefone;
  • Documentação;
  • E outros dados.

Essas informações são processadas pela inteligência artificial. A solução usa algoritmos avançados para determinar a confiabilidade do motorista e o risco potencial de fraude.

Como a tecnologia Check.AI funciona

O processo de verificação do motorista através do Check.AI é bastante simples e rápido. Ele começa quando uma transportadora busca por motoristas na plataforma Fretebras para realizar o transporte de suas cargas.

Conferir o cadastro na Fretebras

Antes de fechar negócio, a transportadora pode realizar uma pré-consulta dos dados do motorista usando o telefone de contato.

Geralmente a pessoa usa esse número para conversar com a transportadora pelo WhatsApp.

Conferir o cadastro na Fretebras Check.AI

É muito simples cumprir esse passo. Basta buscar na home da Central do Assinante Fretebras pelo número de celular informado. Sempre confira se o telefone que está entrando em contato com você está cadastrado na Fretebras.

Nenhum motorista encontrado

Essa consulta é fundamental. Ela permite à transportadora verificar se o motorista está cadastrado na plataforma da Fretebras e se possui um perfil verificado.

Atenção transportador: se não achar o telefone do motorista na nossa plataforma, a gente recomenda não seguir com a negociação!

Use o reconhecimento facial

Além disso, a transportadora pode solicitar ao motorista que forneça seu CPF, que é usado para acessar sua foto na base de dados do governo, obtida através da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Basta digitar o CPF no mesmo campo de busca onde é possível buscar pelo telefone.

Lista de motoristas plataforma Fretebras

Essa foto é então comparada com uma selfie recente do motorista, capturada através do aplicativo da Fretebras. Para tanto, aplicamos algoritmos de reconhecimento facial.

Se as fotos forem compatíveis e todas as informações fornecidas pelo motorista estiverem de acordo, ele recebe o selo de perfil verificado, o que aumenta sua credibilidade e confiabilidade perante as transportadoras.

Se o motorista estiver com o selo verificado, significa que nós já fizemos a conferência para você.

Selo de perfil verificado Fretebras

Conferir se o perfil é verificado

Procure pelo símbolo de verificado no perfil do motorista.

Conferir se o perfil é verificado na plataforma FretebrasVerificar se o perfil é verificado na plataforma Fretebras: exemplo

Depois é só clicar no botão “Baixar perfil verificado”.

Baixar perfil verificado na plataforma Fretebras

Caso o motorista não esteja cadastrado na plataforma ou não possua um perfil verificado, isso pode ser um indicativo de que a negociação pode ser suspeita e apresentar riscos de fraude.

Por outro lado, se o motorista estiver cadastrado e possuir um perfil verificado, isso aumenta significativamente a confiabilidade da negociação.

Conferir se realmente o perfil é verificado

Ao clicar no símbolo de verificado no perfil do motorista, você vai baixar um PDF com os dados de verificação.

Para gerar o PDF de perfil verificado, basta digitar o número que entrou em contato. Caso seja outro número, orientamos que peça ao motorista para cadastrar o novo número no aplicativo. O motorista pode incluir até três números de telefone diferentes.

Conferir se realmente o perfil é verificado na plataforma Fretebras

Feito isso, você será direcionado para o fluxo de gerenciamento de risco e poderá acessar o PDF na aba Download do seu navegador.

Acesse o PDF de verificação

No PDF consta todas as informações verificadas do motorista pela Fretebras. Esse documento é obrigatório e serve de comprovante para apresentar à seguradora em casos de sinistros.

Vale reforçar que este documento não substitui cadastro ou consulta de gerenciamento de risco com perfil securitário.

Acesse o PDF de verificação na plataforma Fretebras

Dicas para evitar golpes e roubos de carga

Além de utilizar o Check.AI para verificar e validar a identidade dos motoristas, existem algumas medidas adicionais que as transportadoras podem tomar no combate ao roubo de carga. Veja só!

Valide e confirme os dados do motorista

Antes de fechar qualquer negócio, é essencial garantir que o motorista esteja cadastrado na plataforma da Fretebras e possua um perfil verificado. Isso aumenta significativamente a segurança da transação e reduz o risco de fraude.

Na Fretebras, é possível realizar uma pré-consulta dos dados do motorista usando o número de telefone de contato. Esse procedimento é fundamental para evitar fraudes e assegurar que o motorista seja um usuário legítimo da plataforma.

Ao consultar o número de telefone, você também pode contar com a segurança adicional oferecida pelo Check AI. Afinal, ele fornece um relatório completo contendo informações como CNH, endereço e CPF, provenientes de bases de dados governamentais, juntamente com uma selfie validada por reconhecimento facial.

Além disso, o Check AI permite acompanhar a localização compartilhada do motorista em tempo real.

Realize o pagamento dos motoristas com segurança

Prefira pagar pela Conta Digital Fretebras do próprio motorista. Além disso, sempre verifique se o nome do beneficiário coincide com o acordado na negociação.

Se houver disparidade, investigue antes de prosseguir. Evite adiantamentos sem certificar-se de que o caminhão está no local de carregamento para evitar possíveis fraudes.

Para maior controle, realize todos os pagamentos e acordos de viagem dentro da plataforma Fretebras, aproveitando suas medidas de segurança, como a função “Criar Viagem”. Não se esqueça de ter um seguro sempre em mãos. Essas precauções protegem os interesses da sua empresa e dos motoristas envolvidos.

Tenha referências e avalie vínculos empresariais do motorista

Consulte o histórico de viagens do motorista nos últimos 12 meses. Feito isso, verifique as avaliações das empresas que contrataram seus serviços anteriormente. Isso ajuda a garantir a idoneidade do motorista e reduz o risco de fraudes.

Verifique se o número de contato é oficial da Fretebras

Atenção a possíveis tentativas de fraude, onde pessoas mal intencionadas se passam por representantes da Fretebras para obter informações da sua empresa. Sempre verifique se o número de contato possui o selo de verificação da Fretebras antes de fornecer qualquer informação sensível.

Check.AI no combate ao roubo de cargas

A Fretebras tornou possível e eficaz o combate ao roubo de cargas. Com o Check.AI, conseguimos usar o que há de melhor e mais inovador da tecnologia para proporcionar segurança no transporte.

Agora, você pode realizar uma pré-consulta dos dados do motorista usando o telefone de contato. Você só vai fechar negócio com profissionais verificados, com número de celular e identidade comprovada. Conseguimos filtrar o processo para você não cair em fraudes.

Agora, você pode usar o Check.AI, para verificar e validar a identidade dos motoristas com maior confiabilidade. Bora transportar com mais tranquilidade e confiança, sabendo que está protegido contra possíveis fraudes e golpes? Vem para a Fretebras e aproveite a solução que combate o roubo de cargas de verdade!

Compartilhe: