Pode encher o tanque porque a viagem vai ser longa! Vamos falar sobre as maiores rodovias do Brasil, aquelas que cortam o país de norte a sul, leste a oeste, e são essenciais para o transporte de cargas.
Bora começar com a maior rodovia do Brasil! Se você é daqueles que vive na correria entre São Paulo e Rio de Janeiro, então já deve ter enfrentado a BR-116. Essa “estrada mãe” do Brasil tem cerca de 4.660 km e liga essas duas cidades gigantes até Fortaleza, no Ceará.
A BR-116 também passa por estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Ela é famosa pelo seu tráfego intenso, especialmente na região metropolitana de São Paulo. Por ela você encontra postos de abastecimento, restaurantes e pontos de descanso para recarregar as energias.
Uma curiosidade é que ela é também a estrada com maior extensão totalmente pavimentada do país. Outro ponto interessante é que a extensão entre o Trevo das Margaridas (Av. Brasil), no RJ e a Ponte Presidente Dutra (acesso à Marginal Tietê), em SP, recebe o nome de Rodovia Presidente Dutra. Esse trecho famoso de 402 km faz parte da BR-116.
Com aproximadamente 4.500 km de comprimento, a BR-101 é uma das rodovias mais extensas do Brasil, cobrindo grande parte da nossa costa, de cima até embaixo. Ela conecta 12 estados, englobando as regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
Além de ser importante para o turismo e transporte de passageiros, a BR-101 desempenha um papel crucial no escoamento de mercadorias, ligando polos industriais e portos.
A BR-364 é uma estrada que atravessa o país de leste a oeste, com cerca de 4.309 km de extensão, cruzando seis estados brasileiros. Essa rodovia começa em Limeira, em São Paulo, e termina em Mâncio Lima, no Acre.
Se você precisa se deslocar entre o Sudeste e o Norte, a BR-364 é a escolha certa. No entanto, é importante estar preparado para lidar com as estradas de terra, animais na pista e as condições climáticas adversas ao longo do caminho.
A conhecida Transamazônica, BR-230, tem cerca de 4.309 km de extensão, mesmo tamanho da BR-364. Ela corta sete estados brasileiros, indo de Cabedelo, na Paraíba, até Lábrea, no Amazonas.
Apesar do nome que sugere que ela atravesse apenas a Amazônia, a rodovia vai muito além disso. Iniciada em 1972, até hoje, menos da metade de sua extensão está pavimentada. Nas épocas das chuvas da Amazônia, é comum que veículos fiquem atolados por dias devido às condições do terreno.
A BR-163 é essencial para o transporte de grãos no Brasil, com aproximadamente 4.000 km de extensão. Ela segue o sentido sul-norte, iniciando em Tenente Portela (RS), depois corta o Mato Grosso, sendo uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste. Por fim, ela atravessa o Amazonas e chega até o porto de Santarém, no Pará.
Atenção, caminhoneiro: esteja preparado para enfrentar estradas de terra e períodos de chuvas intensas.
Conhecida como Transbrasiliana e Belém-Brasília, a BR-153 tem 3.542 km de extensão e corta o Brasil no sentido Norte-Sul. Ela passa por oito estados, ligando o Pará ao Rio Grande do Sul, fazendo a ligação entre a capital do Brasil e Belém.
Essa rodovia começa em Marabá (PA) e vai até Aceguá (RS). Aqui, também temos uma rota importante para o transporte de nossos produtos agrícolas, minerais e pecuários.
Com 3.470 km de extensão, a BR-158 atravessa sete estados, indo de Redenção, no Pará, até Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. Chegando lá, ela emenda com a Ruta 5 uruguaia rumo a Montevideo
Uma curiosidade é que esta rodovia não passa por nenhuma capital. Apesar disso, ela é fundamental para o transporte de mercadorias em geral.
A BR-174 tem 2.888 km de extensão e cruza quatro estados, incluindo áreas da região Norte. Ela liga Cáceres, no Mato Grosso, a Paracaíma, em Roraima, na fronteira com a Venezuela. Após a fronteira, ela continua como rota 10 até a capital Caracas.
O cuidado que você precisa ter é que há um trecho, entre Amazonas e Roraima, que passa pela reserva indígena Waimiri-Atroarí. Nesse ponto, a estrada é fechada durante a noite.
Você já parou para pensar sobre a lógica do nome das estradas? As rodovias que têm números iniciais com “1”, como a BR-116, percorrem longitudinalmente o Brasil, ou seja, de norte a sul. Por outro lado, aquelas que começam com “2”, como a BR- 230, são caracterizadas como rodovias transversais, já que atravessam o país de leste a oeste.
As rodovias cujos números iniciais são “3”, como a BR-364, seguem trajetos diagonais, podendo abranger duas direções distintas: de noroeste a sudeste e também de nordeste a sudoeste.
Temos também as rodovias que iniciam com o número “4” são classificadas como rodovias de ligação, tipo a BR-459. Elas podem percorrer várias direções, conectando rodovias federais entre si, com cidades, pontos estratégicos ou até fronteiras.
Por último, temos as rodovias com números iniciados por “0”, como a rodovia BR-040. Estas são conhecidas como rodovias radiais, partindo de Brasília em direção aos extremos do país. Sacou a lógica?
Agora que você já conhece as maiores rodovias do Brasil, fica mais fácil planejar suas rotas e estratégias de transporte. E se você quer fazer mais viagens, confira o aplicativo da Fretebras. Bora carregar sem parar, não importa onde você esteja. Aperte o cinto e boa viagem!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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