Mas será que estão fazendo a coisa certa? Confira algumas dicas nesse artigo.
Aumentar o faturamento e ampliar as negociações são objetivos de qualquer companhia que deseja crescer no mercado em que atua e no setor de transportes de cargas isso não é diferente.
Afinal, que empresa não deseja encontrar novos clientes, e aumentar a demanda de novas cargas, trazendo mais fretes para transportadora?
Acontece que essa prospecção deve partir de uma estratégia bem definida e organizada, e de uma equipe bem selecionada e orientada no que diz respeito às vendas.
O planejamento deve incluir oportunidades de relacionamento com clientes novos, visando tirar a marca da empresa do anonimato e fazê-la se destacar no mercado de transporte, mantendo sempre na mira os fretes para transportadora.
O mais interessante é que a busca por novos clientes acaba tornando os serviços da transportadora mais eficientes, o que vem ao encontro dos anseios dos clientes por serviços de alto nível.
Por isso, a prospecção deve mostrar todas as competências da empresa e os motivos pelos quais merece a confiança dos clientes.
Para ajudar as empresas do setor de transportes a impulsionar os negócios, selecionamos 10 dicas de como e onde encontrar novos clientes e respectivos fretes para transportadora:
Quem quer conseguir mais frete para transportadora tem que estar regulamentado para exercer a atividade de transporte.
As obrigatoriedades vão desde o cadastro nos órgãos responsáveis até o porte de documentos fiscais durante o transporte da mercadoria do cliente. Qualquer irregularidade pode gerar multas para ambas as empresas envolvidas.
Melhorar o nível das entregas da transportadora também faz parte de organizar a casa. Como a responsabilidade pelos atrasos sempre recai nas costas dos contratantes, isso tem motivado os embarcadores a exigirem das transportadoras um acordo de nível de serviço, para que possam se precaver desses problemas logísticos.
O monitoramento de entrega também pode ajudar nos ajustes que a empresa necessita para oferecer o melhor serviço.
Retomar os contatos com empresas que já foram clientes da transportadora é muito importante em um cenário de reorganização de processos de prospecção.
Marcar reuniões para apresentar as novidades da empresa e saber o motivo dessa relação comercial não ter ido adiante é um bom caminho para quem visa trazer mais fretes.
O trabalho deve detalhar o que há em comum entre os clientes da transportadora, para que seja possível traçar o seu perfil e identificar as reais necessidades desse cliente com relação às mercadorias.
Em seguida, deve ser feita uma análise da própria frota, observando se a estrutura está acompanhando determinados transportes e projetar os investimentos necessários para um melhor atendimento logístico.
Vale ressaltar que isso é só o início, pois o mercado é muito competitivo e pede a ampliação e diversificação constante de clientes, por isso a prospecção é fundamental.
É impossível pensar em uma prospecção em qualquer setor sem conhecer bem o cliente em potencial. Isso dará a ele a percepção do quanto é importante para a transportadora, que quer ajudá-lo a agilizar as entregas.
A conquista do cliente demanda muita pesquisa sobre a sua empresa e área de atuação, seus produtos e serviços, bem como suas conquistas. Isso é o básico.
O “pulo do gato” é conduzir a negociação da melhor forma para ambas as partes e conseguir mais fretes.
Entender como os concorrentes se comunicam com os clientes, qual sua estratégia de operação e de divulgação, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.
Isso porque analisar como outras empresas do ramo atuam ajuda a entender melhor o mercado onde a transportadora está inserida.
Para esse trabalho, a internet é uma grande aliada. Os pontos fracos da concorrência podem se transformar em oportunidades para criar um diferencial.
Veja também – O que você faria com mais tempo na operação logística?
À construção de relações profissionais para a troca de experiências e possibilidade de parcerias comerciais dá-se o nome de networking, uma estratégia eficaz para atrair mais oportunidades de negócios.
A participação em eventos e feiras é o caminho mais comum para essa prática. Mas é possível seguir por outros caminhos, como desenvolver parcerias com empresas que oferecem produtos diferentes para o mesmo perfil de clientes da transportadora, ou recomendar serviços de empresas parceiras para que retribuam.
Oferecer atrativos como brindes ou descontos também pode ajudar o networking.
De nada adianta investir na ampliação da carteira, na análise da concorrência, na busca por informações sobre o cliente em potencial e ações de networking se a transportadora opera como se estivesse em algum lugar do passado.
Com o uso da tecnologia no transporte de cargas é possível buscar soluções que eliminem as falhas e integrem áreas diferentes da transportadora, o que é imprescindível hoje em dia.
Os clientes contam com agilidade para as entregas e assim definem os fretes para transportadora.
Contar com um sistema TMS é essencial para controlar a operação e gestão de transportes de forma integrada.
Veja também – Como o TMS ajuda no gerenciamento de transporte e logística?
A publicidade e o marketing digital são ferramentas importantes para melhorar a visibilidade da empresa.
As campanhas de marketing, os anúncios pagos ou o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais são ações que ajudam a atrair potenciais clientes para o site da empresa. O site pode oferecer algumas ferramentas, como a cotação online em tempo real, por exemplo.
Outras alternativas incluem segmentar a publicidade por meio do Google Ads e Facebook Ads; cadastrar a transportadora no Google Meu Negócio para que as informações de contato apareçam na pesquisa pela marca; e apostar no WhatsApp como uma das principais formas de contato da empresa, já que a maioria dos clientes prefere mensagens às ligações.
Plataformas de fretes, como a Fretebras, podem ajudar com a publicação ilimitada de fretes além de outras funcionalidades. Assim, é possível encontrar fretes para transportadora com mais facilidade e segurança.
Quem busca mais fretes para transportadora já sabe que é essencial atender as necessidades do mercado, a partir de um conhecimento profundo sobre o segmento de transportes.
Sendo assim, é muito importante que a equipe de prospecção participe de treinamentos e eventos, buscando conteúdos atuais, tendências e novidades.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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