A gestão logística do transporte de cargas no Brasil ainda enfrenta muitas barreiras. Para alcançar mais competitividade, vamos falar sobre esses desafios e apresentar soluções como a digitalização de fretes, para trazer mais agilidade na rotina de trabalho do profissional de logística.

 

Operação logística

A operação logística consiste no gerenciamento do produto, desde o fabricante até o consumidor final. A baixa performance em uma dessas etapas pode afetar os custos operacionais, por isso, o planejamento é fundamental.

 

Quais os principais pilares de operação logística?

Os três principais pilares são armazenagem, controle de estoques e o gerenciamento de transportes. Vamos abordar os principais gargalos logísticos, principalmente dentro do gerenciamento de transportes.

 

Principais desafios do setor logístico

Infraestrutura rodoviária

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), aproximadamente 60% do transporte de cargas passa por rodovias. Principalmente nas regiões norte e nordeste do país, as estradas são mal conservadas e exigem manutenção regular dos veículos.

Falta de segurança

Os principais problemas de segurança:

  • Acidentes de trânsito
  • Roubos de carga

Para evitar ou minimizar os prejuízos são necessários manutenção preventiva do veículo, contratação de seguro de cargas e também a capacitação e conscientização dos motoristas.

 

Reajuste dos combustíveis

Como se a pandemia, guerra e economia instável não bastassem, outra variável importante é a relação de constantes aumentos do óleo diesel. Esses reajustes impactam diretamente os custos logísticos, afetando os produtores rurais, caminhoneiros autônomos e consumidores.

 

Defasagem do frete

O valor do frete é calculado de acordo com os custos totais das viagens, como distância percorrida, condições das vias e despesas com combustível. De acordo com o último relatório Fretebras, a variação do valor do frete foi de apenas 2% em comparação ao aumento do diesel de 48,3%.

 

Falta de tecnologia

Diante de tantos obstáculos, é preciso estar antenado às novas tecnologias para encontrar soluções que ajudem a tornar a cadeia de transportes mais eficiente e produtiva. Diversas ferramentas podem automatizar tarefas para que sua empresa possa operar de forma mais estratégica.

 

Como a Fretebras facilita a operação logística?

A Fretebras pode apoiar sua empresa no gerenciamento de cargas e fretes, com transporte realizado através de frota própria ou frota digital.

 

Publique seu frete em 5 passos

É rápido e simples cadastrar seu frete. Preencha seu anúncio com informações básicas e importantes como localização, especificações da carga, tipo de veículo, dados da empresa e principalmente, valor do frete, para ganhar mais destaque e retorno em suas negociações.

 

Encontre caminhoneiros autônomos

Atualmente contamos com uma base de 640 mil caminhoneiros autônomos, localizados em todos os cantos do país, com foco em atender às necessidades do seu negócio em todo território nacional.

Para acessar outros conteúdos como esse, visite o Blog Fretebras. Em caso de dúvidas, acesse o nosso site e veja como a Fretebras pode ajudar você a cair na estrada com segurança e eficiência.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: