O jornal Estadão, um dos maiores do Brasil, publicou uma matéria falando sobre as ações da Fretebras voltadas para a segurança na plataforma, entre elas: monitoramento com robôs, cadastro com biometria e análise de riscos para reduzir o volume de fraudes no transporte.

Fraudes no transporte

De acordo com a matéria, o Brasil é o quinto maior alvo global de ataques de hackers a empresas, tendo registrado mais de 9,1 milhões de ocorrências apenas nos seis primeiros meses de 2021. Por isso, para conter os riscos, plataformas digitais de contratação de transporte de carga, como a Fretebras, têm investido somas significativas para garantir a segurança tanto de empresas quanto de motoristas que buscam serviços de frete pela internet.

 

Segurança em transações virtuais

Para Michael Bogajo, Head de Risco e Prevenção à Fraude da Fretebras, dificilmente uma transportadora seria capaz de dedicar tantos recursos para garantir a segurança em suas transações virtuais, o que agrega ainda mais confiabilidade às contratações realizadas por meio da plataforma da Fretebras. “No caso do transporte rodoviário de cargas, as fraudes acontecem com mais frequência em cima dos processos que são analógicos. Por isso, as negociações diretas acabam sendo mais suscetíveis à atuação de fraudadores quando comparado ao uso de plataformas digitais que investem em tecnologia antifraude”.

 

Monitoramento de empresas e caminhoneiros autônomos

Sobre essas tecnologias, o Estadão destacou que a Fretebras utiliza o behavior biometrics, um monitoramento que acompanha tanto empresas quanto caminhoneiros desde o momento em que realizam o seu login no aplicativo. “Essa tecnologia nos possibilita realizar o mapeamento do comportamento de uso das nossas funcionalidades e, assim, podemos atuar rapidamente quando identificamos algum mau uso ou uma mudança no padrão de acesso”, explica Bogajo.

 

Biometria para validação de usuários

Além disso, o jornal destaca o uso de biometria na hora do cadastro para a validação de usuários. Atualmente, a plataforma conta com mais de 300 mil motoristas com a biometria realizada e validada, garantindo a identidade de quem vai efetuar o serviço de transporte de carga. “Temos também um time de cibersegurança que atua com robôs e especialistas para monitorar toda e qualquer ação suspeita, mitigando o risco de roubo ou vazamento de dados. Todas as ações são alinhadas à Lei Geral de Proteção a Dados e a regras de compliance, protegendo a segurança digital de todos os usuários”, completa o executivo.

A taxa de segurança atualmente é de 99,52% em todas as transações dentro da Fretebras.

Para saber mais sobre as ações de segurança da empresa, confira aqui a matéria completa.

Compartilhe: