O jornal Estadão, um dos maiores do Brasil, publicou uma matéria falando sobre como a contratação de autônomos, por meio de aplicativos, ajuda as transportadoras a diminuírem seus custos no transporte de cargas. A matéria cita um estudo da Fretebras, que demonstra que as empresas conseguem uma economia de até 30% na gestão de seus fretes, utilizando a contratação de autônomos para frotas terceirizadas.

 

RF Transportes e a contratação de autônomos

A publicação traz o exemplo da RF Transportes, de Arcos (MG), especializada em transporte de grãos, fertilizantes, produtos ensacados, entre outros. A empresa usa a plataforma Fretebras há 10 anos e contabiliza reduções importantes de custos com essa tecnologia. O diretor-executivo da empresa, Robert Almeida, relata que hoje consegue economizar até 70% nos custos dos fretes.

“Bastam cinco pessoas na empresa para cuidar dessa parte. Caso não houvesse o aplicativo, seria necessário dedicar dez profissionais para a função, já que, para contratar um motorista, não leva mais do que alguns minutos”.

 

Segurança no marketplace

Entre outros exemplos de transportadoras, o Estadão ainda destacou a questão da segurança. Isso porque os marketplaces têm processos de segurança muito mais avançados, pois possuem soluções tecnológicas que geram mais tranquilidade em toda a jornada do frete: desde a publicação da carga na plataforma até o pagamento e entrega.

Neste quesito, a Fretebras, por exemplo, conta com times especializados, além de suporte e prevenção à fraude. Oferece, assim, um processo rígido de validação dos motoristas. Tudo de acordo com a LGPD.

De acordo com a matéria, a Fretebras já investiu R$ 80 milhões em novas funcionalidades e campanhas de conscientização para gerar mais proteção aos usuários, um valor muito além do que uma transportadora pequena conseguiria cobrir, trabalhando sozinha.

Segundo a Fretebras, muitas vezes o que acontece é que quem está buscando o caminhoneiro, acaba não realizando todas as medidas seguras necessárias para conseguir liberar logo a carga, e assim, a fraude acontece.

Para conferir mais detalhes sobre as vantagens de usar plataformas de fretes para fazer a gestão dos transportes de cargas, além de conseguir fazer a contratação de autônomos em poucos minutos, leia a notícia completa.

Compartilhe: