O conceito de marketplace de cargas vem transformando o mercado de fretes para transportadoras, embarcadores e caminhoneiros.

Quer saber como? Vem com agente nesse artigo!

O marketplace de cargas é um conceito que nasceu a partir do desdobramento do marketplace, um modelo de negócio que funciona somente online e conta com vários prestadores de serviços no mesmo ambiente. A ideia original permite ao cliente pesquisar e escolher profissionais especializados no que necessita, de maneira rápida e prática.

No universo logístico, o marketplace de cargas só mudou de setor, o objetivo é o mesmo: a plataforma conecta transportadoras ou embarcadores a caminhoneiros autônomos e também oferece serviços, mas relacionados ao transporte de cargas. O principal objetivo segue a linha de conectar oferta e demanda de serviços.

 

Marketplace de cargas Fretebras

Um exemplo de marketplace de cargas é a plataforma Fretebras, que conecta empresas transportadoras e embarcadores a caminhoneiros autônomos cadastrados, disponíveis e com veículos adequados aos mais variados tipos de frete. A plataforma conta hoje com 17 mil empresas e mais de 640 mil caminhoneiros autônomos cadastrados!

Como funciona o marketplace de cargas?

A plataforma tem dois acessos, basicamente: um para as transportadoras e outro para os motoristas, pelo computador e via aplicativo, respectivamente. Assim, é possível publicar cargas e encontrar caminhoneiros disponíveis rapidamente para transportá-las.

As transportadoras têm a função de publicar o frete com informações-padrão como preço, endereços de coleta e entrega, mercadoria, peso e veículo adequado. Com esses e outros dados importantes, a ferramenta garante as interações na publicação, que fica disponível para que os caminhoneiros possam avaliar a oferta e entrar em contato com a transportadora, caso haja interesse.

Para os caminhoneiros autônomos, o acesso às ofertas das empresas cadastradas na ferramenta acontece via aplicativo. Eles podem filtrar a demanda conforme o que conseguem realizar, no que diz respeito ao local de entrega, carroceria adequada e, principalmente, ao preço do frete. 

Quais os benefícios do marketplace de cargas para as transportadoras?

1 – O formato de marketplace proporciona mais economia para as empresas transportadoras. O motorista tem status de prestador de serviços e não de contratado, ou seja, não tem vínculo empregatício com essas empresas, nem dá despesas de CLT. A elas, cabe realizar o pagamento do frete e de seus custos operacionais, como combustível, pedágio e impostos.

2 – A manutenção dos veículos fica por conta dos caminhoneiros autônomos, cadastrados no marketplace de cargas.

Com veículos próprios e sem vínculo com as empresas, eles mesmos programam e custeiam tanto a manutenção preventiva e como a corretiva.

3 – A frota diversificada e virtual pode ser considerada mais um vantagem. Com o marketplace de cargas é possível contratar caminhoneiros autônomos de qualquer lugar do país, com veículos e carrocerias adequados aos mais diferentes tipos de cargas. 

Marketplace de cargas para transportadoras e embarcadores

O conceito do marketplace de cargas tem transformado também o mercado de cargas para transportadoras e embarcadores.

A plataforma conecta as pontas do transporte de cargas por meio de alta tecnologia e outros benefícios e permite que as transportadoras de qualquer porte possam encontrar cargas (lotação ou fracionadas) de várias empresas.

Caso a transportadora não tenha caminhão próprio, ou na quantidade necessária para atender à carga do embarcador, ela pode contar com a frota virtual de caminhoneiros cadastrados na Fretebras, publicando os fretes na plataforma.

Que saber mais sobre a FreteBras? Clique agora e confira nossos planos e preços.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: