Marketplace de cargas: o que é e como funciona

2020-10-06T11:38:56-03:0013/10/2020|Categorias: Logística e Transportes|

O conceito de marketplace de cargas vem transformando o mercado de fretes para transportadoras, embarcadores e caminhoneiros.

Quer saber como? Vem com agente nesse artigo!

O marketplace de cargas é um conceito que nasceu a partir do desdobramento do marketplace, um modelo de negócio que funciona somente online e conta com vários prestadores de serviços no mesmo ambiente. A ideia original permite ao cliente pesquisar e escolher profissionais especializados no que necessita, de maneira rápida e prática.

No universo logístico, o marketplace de cargas só mudou de setor, o objetivo é o mesmo: a plataforma conecta transportadoras ou embarcadores a caminhoneiros autônomos e também oferece serviços, mas relacionados ao transporte de cargas. O principal objetivo segue a linha de conectar oferta e demanda de serviços.

Um exemplo de marketplace de cargas é a plataforma FreteBras, que conecta empresas transportadoras e embarcadores a caminhoneiros autônomos cadastrados, disponíveis e com veículos adequados aos mais variados tipos de frete. A plataforma conta hoje com 10 mil empresas, que publicam 20 mil fretes por dia. 

Como funciona o marketplace de cargas?

A plataforma tem dois acessos, basicamente: um para as transportadoras e outro para os motoristas, pelo computador e via aplicativo, respectivamente. Assim, é possível publicar cargas e encontrar caminhoneiros disponíveis rapidamente para transportá-las.

As transportadoras têm a função de publicar o frete com informações-padrão como preço, endereços de coleta e entrega, mercadoria, peso e veículo adequado. Com esses e outros dados importantes inseridos no marketplace de cargas, a ferramenta garante as interações na publicação, que fica disponível para que os caminhoneiros possam avaliar a oferta e entrar em contato com a transportadora, caso haja interesse.

Para os caminhoneiros autônomos, o acesso às ofertas das empresas cadastradas na ferramenta acontece via aplicativo. Eles podem filtrar a demanda conforme o que conseguem realizar, no que diz respeito ao local de entrega, carroceria adequada e, principalmente, ao preço do frete. 

Quais os benefícios do marketplace de cargas para as transportadoras?

1 – O marketplace de cargas proporciona mais economia para as empresas transportadoras. O motorista tem status de prestador de serviços e não de contratado, ou seja, não tem vínculo empregatício com essas empresas, nem dá despesas de CLT. A elas, cabe realizar o pagamento do frete e de seus custos operacionais, como combustível, pedágio e impostos.

2 – A manutenção dos veículos fica por conta dos caminhoneiros autônomos, cadastrados no marketplace de cargas. Com veículos próprios e sem vínculo com as empresas, eles mesmos programam e custeiam tanto a manutenção preventiva e como a corretiva.

3 – A frota diversificada e virtual pode ser considerada mais um vantagem. Com o marketplace de cargas é possível contratar caminhoneiros autônomos de qualquer lugar do país, com veículos e carrocerias adequados aos mais diferentes tipos de cargas. Atualmente, a FreteBras conta com mais de 420 mil motoristas cadastrados. 

Marketplace de cargas para transportadoras e embarcadores

O conceito do marketplace de cargas tem transformado também o mercado de cargas para transportadoras e embarcadores. A plataforma conecta as pontas do transporte de cargas por meio de alta tecnologia e outros benefícios e permite que as transportadoras de qualquer porte possam encontrar cargas (lotação ou fracionadas) de várias empresas.

Assim, os transportadores podem dar cotação diretamente às embarcadoras, geralmente indústrias, que possuem necessidade de transporte de mercadorias, a partir de publicação no marketplace de cargas, e fechar negócio sem intermediários. A plataforma FreteBras está ativando essa nova funcionalidade, a Cotação de Fretes, que tem como principal objetivo auxiliar as transportadoras no desafio da busca de cargas. 

Para os embarcadores, a vantagem com a nova funcionalidade da FreteBras é a possibilidade de concentrar toda a cotação de frete em uma plataforma e ainda contar com o histórico das respostas vindas de empresas transportadoras cadastradas. Isso traz mais segurança à operação, afinal estão tratando com uma transportadora validada no marketplace de cargas.

Caso a transportadora não tenha caminhão próprio, ou na quantidade necessária para atender à carga do embarcador, ela pode contar com a frota virtual de caminhoneiros cadastrados na FreteBras, publicando os fretes na plataforma.

As transportadoras associadas à ferramenta, que já contavam com a as publicações ilimitadas de fretes para os caminhoneiros, têm agora a vantagem de receber a solicitação de cotação de frete direto das embarcadoras. Com essa funcionalidade, a FreteBras amplia o leque de possibilidades de negócios no marketplace de cargas

Que saber mais sobre a FreteBras e os benefícios que esse marketplace de cargas oferece ao setor de transportes e logística? Clique agora e confira nossos planos e preços.

Compartilhe: