Por que o caminhoneiro autônomo confia na FreteBras?

2020-07-24T15:32:11-03:0024/07/2020|Categorias: Logística e Transportes|

Quer saber por que o caminhoneiro autônomo confia na FreteBras?

Conectar caminhoneiros autônomos e empresas interessadas na divulgação de fretes é o objetivo principal da Fretebras, plataforma online de sucesso crescente no setor de cargas.

Que os avanços da tecnologia vêm mudando o setor de cargas não é novidade. São inúmeras as soluções para armazenamento, distribuição e transporte que agilizam o dia a dia das empresas e dos profissionais da área. A tecnologia marca presença também na área administrativa: celulares cada vez mais evoluídos e aplicativos inteligentes conectam colaboradores e empresas em um mundo novo, sem fronteiras.

No entanto, até bem pouco tempo atrás era difícil imaginar o alcance gigantesco da internet, por exemplo, bem como toda a facilidade que ela representaria através de aparelhos que cabem na palma da mão. Tudo aconteceu muito rápido!

No caso do transporte de cargas, com todo o avanço tecnológico que vem tomando conta do mercado, fica difícil imaginar a busca dos caminhoneiros autônomos por fretes em pontos de parada nas estradas. Mas algumas empresas ainda fazem as prospecções desta forma para contrata-los. Um trabalho lento, cansativo e muitas vezes infrutífero para ambas as partes.

Por isso, há 12 anos a Fretebras vem transformando essa relação de trabalho entre caminhoneiros autônomos e transportadoras em algo muito mais ágil e certeiro, levando a atividade da oferta de cargas para o mundo online. Como? Com a criação de uma plataforma para facilitar a conexão entre eles e solucionar essa grande dificuldade de comunicação.

Relação de confiança

O trabalho foi intenso e o resultado mostra que hoje a plataforma de cargas da FreteBras já é considerada a maior da América do Sul. Isso representa mais oportunidade para os mais de 400 mil caminhoneiros cadastrados para a busca de fretes entre as aproximadamente 400 mil ofertas mensais publicadas por empresas transportadoras em busca de motoristas autônomos.

O funcionamento é bem simples: com o aplicativo instalado no celular, o caminhoneiro faz check-in, indicando que está disponível. Quando uma empresa publica uma carga, ele já pode entrar em contato e, caso tenha interesse, a negociação acontece. Do outro lado, a empresa também recebe uma lista de motoristas e pode entrar em contato direto com eles.

A relação dá certo porque, com a publicação dos fretes, a FreteBras atende a principal proposta de valor para a transportadora, ou seja, conseguir um caminhão adequado, o mais rápido possível para atender a demanda. Além disso, a plataforma oferece suporte para resolver qualquer tipo de problema técnico, como dificuldades para cadastrar o caminhão, publicar uma carga ou instabilidade do site, entre outros.

À ouvidoria da Fretebras, cabe a tratativa de solução de problemas relacionados aos fretes, caso um dos lados não cumpra o que foi combinado, ou seja, o pagamento por parte da empresa ou a entrega por parte do caminhoneiro. Essa é também uma maneira da empresa fazer o monitoramento e a qualificação dos participantes constantemente.

No que diz respeito à segurança e confiabilidade, a FreteBras conta com uma equipe para validar os cadastros, tanto dos caminhoneiros quanto das empresas. Os serviços podem ajudar as transportadoras também com dados de mercado e outras funcionalidades relevantes que colaboram para os melhores resultados. 

Carga na hora

O caminhoneiro confia na plataforma porque sabe que o frete é certo: o aplicativo possibilita que o profissional não fique parado, nem rode com o caminhão vazio. As empresas, por sua vez, sabem que uma frota própria envolve altos investimentos em aquisição, manutenção, multas, impostos e despesas com os motoristas contratados e veem na contratação dos autônomos a melhor forma de evitar esses gastos, uma vez que eles já têm seus próprios veículos.

Ao se interessar pelo frete, o profissional negocia com a transportadora e procura compensar os custos que assume. Os preços podem variar de acordo com a experiência do motorista e a dificuldade da carga, e a flexibilização dos valores pagos não é considerada ruim para o motorista. O pagamento por trabalhos pontuais envolve quantias específicas que vão direto para o bolso dos profissionais. 

Sem descontos, ele recebe mais e pode direcionar esse dinheiro da forma que bem entender. Além disso, sem vínculo empregatício, o motorista autônomo tem mais flexibilidade. Para as empresas, a oportunidade de negociar também gera economia e melhores condições de trabalho. Na verdade, os dois saem ganhando. 

Motivos não faltam para que o caminhoneiro autônomo confie na FreteBras. O site gratuito de consulta de cargas da empresa é hoje o mais bem posicionado em critérios como tamanho da base de caminhoneiros e velocidade de resposta a um frete publicado. 

Para a FreteBras, que utiliza soluções como geolocalização, identificação facial, machine learning e big data, conseguir transformar esse mercado, proporcionando conectividade para o setor, tem representado uma grande oportunidade. 

Gostou do artigo? Leia mais no nosso Blog!

Compartilhe: