Conectar caminhoneiros autônomos e empresas interessadas na divulgação de fretes é o objetivo principal da Fretebras, plataforma online de sucesso crescente no setor de cargas.

Conectar caminhoneiros autônomos e empresas interessadas na divulgação de fretes é o objetivo principal da Fretebras, plataforma online de sucesso crescente no setor de cargas.

Tecnologia e transporte de cargas

Que os avanços da tecnologia vêm mudando o setor de transporte de cargas não é novidade. São inúmeras as soluções para armazenamento, distribuição e transporte que agilizam o dia a dia das empresas e dos profissionais da área.

A tecnologia marca presença também na área administrativa: celulares cada vez mais evoluídos e aplicativos inteligentes conectam colaboradores e empresas em um mundo novo, sem fronteiras.

No entanto, até bem pouco tempo atrás era difícil imaginar o alcance gigantesco da internet, por exemplo, bem como toda a facilidade que ela representaria através de aparelhos que cabem na palma da mão. Tudo aconteceu muito rápido!

Fretebras e o transporte de cargas

No caso do transporte de cargas, com todo o avanço tecnológico que vem tomando conta do mercado, fica difícil imaginar a busca dos caminhoneiros autônomos por fretes em pontos de parada nas estradas.

Mas algumas empresas ainda fazem as prospecções desta forma para contrata-los. Um trabalho lento, cansativo e muitas vezes infrutífero para ambas as partes.

Por isso, há 12 anos a Fretebras vem transformando essa relação de trabalho entre caminhoneiros autônomos e transportadoras em algo muito mais ágil e certeiro, levando a atividade da oferta de cargas para o mundo online.

Como? Com a criação de uma plataforma para facilitar a conexão entre eles e solucionar essa grande dificuldade de comunicação.

Caminhoneiros e Fretebras: uma relação de confiança

O trabalho foi intenso e o resultado mostra que hoje a plataforma de cargas da Fretebras já é considerada a maior da América do Sul.

Isso representa mais oportunidade para os mais de 640 caminhoneiros cadastrados para a busca de fretes.

Como funciona o aplicativo Fretebras?

O funcionamento é bem simples: com o aplicativo instalado no celular, o caminhoneiro faz check-in, indicando que está disponível.

Quando uma empresa publica uma carga, ele já pode entrar em contato e, caso tenha interesse, a negociação acontece. Do outro lado, a empresa também recebe uma lista de motoristas e pode entrar em contato direto com eles.

A relação dá certo porque, com a publicação dos fretes, a Fretebras atende a principal proposta de valor para a transportadora, ou seja, conseguir um caminhão adequado, o mais rápido possível para atender a demanda.

Além disso, a plataforma oferece suporte para resolver qualquer tipo de problema técnico, como dificuldades para cadastrar o caminhão, publicar uma carga ou instabilidade do site, entre outros.

Como reportar problemas?

À ouvidoria da Fretebras, cabe a tratativa de solução de problemas relacionados aos fretes, caso um dos lados não cumpra o que foi combinado, ou seja, o pagamento por parte da empresa ou a entrega por parte do caminhoneiro.

Essa é também uma maneira da empresa fazer o monitoramento e a qualificação dos participantes constantemente.

A plataforma da Fretebras é segura?

No que diz respeito à segurança e confiabilidade, a FreteBras conta com uma equipe para validar os cadastros, tanto dos caminhoneiros quanto das empresas. Os serviços podem ajudar as transportadoras também com dados de mercado e outras funcionalidades relevantes que colaboram para os melhores resultados. 

Por que o caminhoneiro autônomo confia na FreteBras?

O caminhoneiro autônomo confia na plataforma porque sabe que o frete é certo: o aplicativo possibilita que o profissional não fique parado. As empresas, por sua vez, sabem que uma frota própria envolve altos investimentos em aquisição, manutenção, multas, impostos e despesas com os motoristas contratados.

A contratação de motoristas autônomos é a melhor forma de evitar esses gastos, uma vez que eles já têm seus próprios veículos.

Autonomia para negociação e pagamentos

Ao se interessar pelo frete, o profissional negocia com a transportadora e procura compensar os custos que assume. Os preços podem variar de acordo com a experiência do motorista e a dificuldade da carga, e a flexibilização dos valores pagos não é considerada ruim para o motorista.

O pagamento por trabalhos pontuais envolve quantias específicas que vão direto para o bolso dos profissionais. 

O caminhoneiro autônomo possui mais flexibilidade

Sem descontos, ele recebe mais e pode direcionar esse dinheiro da forma que bem entender. Além disso, sem vínculo empregatício, o motorista autônomo tem mais flexibilidade.

Para as empresas, a oportunidade de negociar também gera economia e melhores condições de trabalho. Na verdade, os dois saem ganhando. 

Por que utilizar a Fretebras para consulta de cargas?

Motivos não faltam para que o caminhoneiro autônomo confie na Fretebras. O site gratuito de consulta de cargas da empresa é hoje o mais bem posicionado em critérios como tamanho da base de caminhoneiros e velocidade de resposta a um frete publicado.

A digitalização do frete 

Para a Fretebras, que utiliza soluções como geolocalização, identificação facial, machine learning e big data, conseguir transformar esse mercado, proporcionando conectividade para o setor, tem representado uma grande oportunidade. 

Gostou do artigo? Leia mais conteúdos como esse no nosso Blog! Assine a nossa newsletter e se mantenha atualizado com as principais tendências do setor de transporte e logística.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: