10 dicas de como e onde encontrar novos clientes e frete para transportadora

2020-11-10T14:02:07-03:0010/11/2020|Categorias: Logística e Transportes|

A busca de frete para transportadora movimenta as empresas do setor, principalmente em épocas de crise.

Mas será que estão fazendo a coisa certa? Confira algumas dicas nesse artigo.

Aumentar o faturamento e ampliar as negociações são objetivos de qualquer companhia que deseja crescer no mercado em que atua e no setor de transportes de cargas isso não é diferente. Afinal, que empresa não deseja encontrar novos clientes, e aumentar a demanda de novas cargas, trazendo mais frete para transportadora?

Acontece que essa prospecção deve partir de uma estratégia bem definida e organizada, e de uma equipe bem selecionada e orientada no que diz respeito às vendas. O planejamento deve incluir oportunidades de relacionamento com clientes novos, visando tirar a marca da empresa do anonimato e fazê-la se destacar no mercado de transporte, mantendo sempre na mira o frete para transportadora.

O mais interessante é que a busca por novos clientes acaba tornando os serviços da transportadora mais eficientes, o que vem ao encontro dos anseios dos clientes por serviços de alto nível. Por isso, a prospecção deve mostrar todas as competências da empresa e os motivos pelos quais merece a confiança dos clientes.

Para ajudar as empresas do setor de transportes a impulsionar os negócios, selecionamos 10 dicas de como e onde encontrar novos clientes e frete para transportadora:

1 – Veja se está tudo certo dentro de casa, antes de prospectar

Quem quer conseguir mais frete para transportadora tem que estar regulamentado para exercer a atividade de transporte. As obrigatoriedades vão desde o cadastro nos órgãos responsáveis até o porte de documentos fiscais durante o transporte da mercadoria do cliente. Qualquer irregularidade pode gerar multas para ambas as empresas envolvidas.

Melhorar o nível das entregas da transportadora também faz parte de organizar a casa. Como a responsabilidade pelos atrasos sempre recai nas costas dos contratantes, isso tem motivado os embarcadores a exigirem das transportadoras um acordo de nível de serviço, para que possam se precaver desses problemas logísticos. O monitoramento de entrega também pode ajudar nos ajustes que a empresa necessita para oferecer o melhor serviço.

2 – Veja como está a carteira de clientes

Retomar os contatos com empresas que já foram clientes da transportadora é muito importante em um cenário de reorganização de processos de prospecção. Marcar reuniões para apresentar as novidades da empresa e saber o motivo dessa relação comercial não ter ido adiante é um bom caminho para quem visa trazer mais frete para transportadora.

3 – Defina o perfil dos seus clientes e amplie horizontes

O trabalho deve detalhar o que há em comum entre os clientes da transportadora, para que seja possível traçar o seu perfil e identificar as reais necessidades desse cliente com relação às mercadorias. Em seguida, deve ser feita uma análise da própria frota, observando se a estrutura está acompanhando determinados transportes e projetar os investimentos necessários para um melhor atendimento logístico. Vale ressaltar que isso é só o início, pois o mercado é muito competitivo e pede a ampliação e diversificação constante de clientes, por isso a prospecção é fundamental. 

4 – Informe-se bem sobre o cliente em potencial

É impossível pensar em uma prospecção em qualquer setor sem conhecer bem o cliente em potencial. Isso dará a ele a percepção do quanto é importante para a transportadora, que quer ajudá-lo a agilizar as entregas. A conquista do cliente demanda muita pesquisa sobre a sua empresa e área de atuação, seus produtos e serviços, bem como suas conquistas. Isso é o básico. O “pulo do gato” é conduzir a negociação da melhor forma para ambas as partes e conquistar mais frete para transportadora.

5 – Veja como estão os concorrentes

Entender como os concorrentes se comunicam com os clientes, qual sua estratégia de operação e de divulgação, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa. Isso porque analisar como outras empresas do ramo atuam ajuda a entender melhor o mercado onde a transportadora está inserida. Para esse trabalho, a internet é uma grande aliada. Os pontos fracos da concorrência podem se transformar em oportunidades para criar um diferencial que atrairá mais frete para transportadora

6 – Invista tempo em networking

À construção de relações profissionais para a troca de experiências e possibilidade de parcerias comerciais dá-se o nome de networking, uma estratégia eficaz para atrair mais oportunidades de negócios e frete para transportadora. A participação em eventos e feiras é o caminho mais comum para essa prática. Mas é possível seguir por outros caminhos, como desenvolver parcerias com empresas que oferecem produtos diferentes para o mesmo perfil de clientes da transportadora, ou recomendar serviços de empresas parceiras para que retribuam. Oferecer atrativos como brindes ou descontos também pode ajudar o networking.

7 – Use a tecnologia a seu favor

De nada adianta investir na ampliação da carteira, na análise da concorrência, na busca por informações sobre o cliente em potencial e ações de networking se a transportadora opera como se estivesse em algum lugar do passado. Com o uso da tecnologia no transporte de cargas é possível buscar soluções que eliminem as falhas e integrem áreas diferentes da transportadora, o que é imprescindível hoje em dia. Os clientes contam com agilidade para as entregas e assim definem o frete para transportadora. Contar com um sistema TMS é essencial para controlar a operação e gestão de transportes de forma integrada.

8 – Invista na divulgação 

A publicidade e o marketing digital são ferramentas importantes para melhorar a visibilidade da empresa. As campanhas de marketing, os anúncios pagos ou o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais são ações que ajudam a atrair potenciais clientes para o site da empresa e o frete para transportadora. O site pode oferecer algumas ferramentas, como a cotação online em tempo real, por exemplo. 

Outras alternativas incluem segmentar a publicidade por meio do Google Ads e Facebook Ads; cadastrar a transportadora no Google Meu Negócio para que as informações de contato apareçam na pesquisa pela marca; e apostar no WhatsApp como uma das principais formas de contato da empresa, já que a maioria dos clientes prefere mensagens às ligações. 

9 – Use uma plataforma de fretes

As plataformas de fretes, como a FreteBras, também podem ajudar a encontrar novos clientes. Além da publicação ilimitada de fretes e da possibilidade de disponibilizar os veículos ociosos para cargas de outras transportadoras, a ferramenta tem entre as funcionalidades a Cotação de Fretes, específica para embarcadores. Com ela, a indústria, por exemplo, disponibiliza determinada carga na plataforma para receber as propostas de frete das transportadoras associadas. Assim é possível encontrar o frete para transportadora com mais facilidade e segurança.

10 – Mantenha a equipe atualizada

Quem quer conseguir mais frete para transportadora já sabe que é preciso conquistar realmente o cliente para o transporte de mercadorias e atender bem a suas necessidades, a partir de um conhecimento profundo sobre o mercado. Sendo assim, é muito importante que a equipe de prospecção participe de treinamentos e eventos do setor, buscando sempre conteúdos atuais, tendências e novidades.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre a plataforma FreteBras, clicando aqui.

Compartilhe: