Estabelecer boa comunicação com o caminhoneiro autônomo é essencial na publicação de fretes. Ela mudou muito nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia do Covid-19, que impulsionou ainda mais o uso da tecnologia nas estradas.
Assim, com seus celulares, os caminhoneiros procuram cargas via aplicativo, conectados em plataformas como a da Fretebras, onde quer que estejam. Somente até o mês de junho deste ano, o aplicativo para caminhoneiros da ferramenta já havia atingido a marca de 1,4 milhão de instalações.
Na verdade, esses dispositivos para acesso à web são hoje uma ferramenta de trabalho muito importante para os caminhoneiros. Não é sem motivo que o uso das plataformas de publicação de fretes com a Fretebras vem crescendo significativamente, pois trazem a possibilidade ao motorista de encontrar trabalho rapidamente.
Com transportadoras e caminhoneiros autônomos plugados, resta agora aprimorar a comunicação na hora da publicação de fretes.
Embora a negociação envolva muita estratégia, geralmente ela acontece via celular e tem início com passos importantes, como a comunicação de informações completas sobre a carga.
1 – Após o cadastro da carga, com origem e destino, a transportadora precisa acrescentar outras informações importantes, como o produto a ser transportado, como deve seguir (em sacos, a granel ou embalado), e se o carregamento necessita ou não de rastreamento.
2 – A ideia é não economizar informações na publicação de fretes, por isso é necessário informar também se há uma carga complemento, o volume, peso e peso unitário para que o caminhoneiro saiba quanto ela vai ocupar do caminhão.
3 – O campo do preço do frete é o ponto alto da transparência na comunicação com o caminhoneiro. Ele deve ser preenchido, informando também tudo o que está incluso na composição do frete, como pedágio, por exemplo. Além de aumentar a atratividade, isso deixa os caminhoneiros mais seguros para fechar negócio mais rapidamente.
4 – Informações adicionais, como peso e volume da carga, se há uma data específica de entrega, o tipo de pagamento, se haverá adiantamento e como será feito, o roteiro a ser seguido, tudo isso é de vital importância na publicação de frete.
5 – Para completar a ideia de uma publicação de fretes com a maior transparência possível, é essencial para o caminhoneiro autônomo contar com dados da empresa contratante.
Assim, razão social, localização e o contato (e-mail, telefone comercial e WhatsApp) devem estar sempre atualizados, pois são as informações que o motorista vai utilizar para entrar em contato.
Transparência e comunicação são vitais em todos os tipos de negócio e no de transportes não é diferente.
Por isso, na plataforma de publicação de fretes Fretebras é possível enviar e receber mensagens via Chat, em uma comunicação direta com os caminhoneiros, da contratação à entrega da carga, através do site, mobile e App.
Resumindo, quem tem pressa para contratar já sabe o valor da boa comunicação e da informação completa na hora da publicação de fretes.
Quanto mais dados a transportadora coloca sobre a carga, mais ela se destaca e fica atrativa para o caminhoneiro autônomo, que precisa de elementos para negociar com a empresa.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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