Você já se perguntou como pode negociar fretes para conseguir melhores condições? Pode parecer complicado no início, mas não é! Você só precisa pegar o jeito e seguir alguns passos. Vamos te contar tudo para que os seus próximos trabalhos sejam lucrativos, seguros e gerem boas parcerias. Um bom negociador consegue trabalhar mais e também receber mais pelo serviço. Bora aprender!

A importância da boa negociação

Para começo de conversa, vamos entender por que a negociação de frete é tão importante. Pense na logística como um grande sistema, onde cada parte precisa funcionar bem. Só dessa forma que os seus produtos chegam ao destino de forma segura e no prazo estabelecido. O frete leva vida ao negócio. Sem ele, toda a produção não sai do lugar.

Enquanto os embarcadores estão procurando caminhoneiros confiáveis, os motoristas também buscam por empresas com credibilidade. Afinal, a relação tem que ser boa para as duas partes.

Uma negociação bem-sucedida não só ajuda a manter os custos sob controle, mas garante que os produtos cheguem ao consumidor sem problemas. Isso mantém a satisfação do cliente e a sua reputação. Em outras palavras, uma negociação de frete adequada representa o sucesso da sua operação logística.

Vantagens de saber negociar fretes 

Negociar boas oportunidades de fretes traz uma série de vantagens para a sua empresa. 

  • Melhoria da qualidade do transporte;
  • Entregas mais rápidas e seguras;
  • Abertura de novas oportunidades de negócios;
  • Criação de parcerias sólidas e de longo prazo;
  • Melhores condições de pagamento;
  • Bons preços para caminhoneiros e embarcadores.

Erros na negociação de fretes

Bora conhecer alguns erros comuns que você deve evitar ao negociar fretes! 

  • Não fazer uma pesquisa de mercado: é importante conhecer as opções disponíveis e comparar preços e condições antes de tomar uma decisão.
  • Não conhecer os detalhes do serviço: é preciso entender o peso, volume e as características especiais dos produtos para poder negociar com precisão.
  • Não investir em tecnologia: existem ferramentas que te ajudam a calcular seus custos para que você possa fazer melhores negociações. Olha só a nossa solução!

Dicas para negociar fretes corretamente

Agora que você já sabe por que é importante negociar fretes e quais são os erros comuns a serem evitados, vamos às dicas práticas!

Amplie seu número de opções

Busque orçamentos em mais de um possível cliente para identificar qual deles oferece o melhor custo-benefício. Isso aumenta o seu poder de barganha e garante que você está fazendo a melhor escolha. 

Mas desconfie de oportunidades baratas demais e fuja de preços excessivamente exorbitantes. Vale conhecer o preço médio do seu serviço. Para isso, a tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pode ajudar. Entenda como usá-la aqui!

Conheça bem a carga

Antes de fechar negócio, tenha em mente todas as características da carga, como peso, cubagem e necessidades especiais de transporte (refrigeração, proteção extra contra quebras, carga e descarga etc.). Quanto mais detalhadas as informações, mais preciso será o orçamento que você receberá.

Investigue sobre o destino

Entender quais é o destino da carga permite investir os esforços corretamente. Antes de dar partida no caminhão, bora dedicar ao planejamento e às rotas inteligentes para não ter gastos desnecessários

Além disso, conhecer o padrão das entregas em determinada região ajuda na hora de negociar. Liste pontos como pedágios, impostos, horários permitidos de entrega e circulação. Afinal, prevenir problemas pode garantir que tudo dê certo e você não tenha surpresas desagradáveis com gastos extras.

Seja o caminhoneiro que todos querem

As empresas não vão fechar negócio com você, caminhoneiro, sem conhecer bem o seu perfil. Elas vão querer saber quais regiões você atende, qual é o seu veículo, capacidade e todas as informações profissionais para se sentirem prontas para negociar. 

Na Fretebras, a gente não poupa esforços para garantir a segurança de ambas as partes. Todos os motoristas têm os perfis validados e verificados. Conseguimos desenhar um perfil de risco do caminhoneiro relacionado às fraudes e ao roubo de carga. Da mesma forma, você vai encontrar detalhes sobre a carga e o embarcador para tomar uma boa decisão.

Então, para ser desejado e conseguir boas ofertas, além de pesquisar sobre as empresas, invista na sua apresentação. Descubra como tornar seu perfil mais atrativo na Fretebras:

  • Certifique-se de preencher todos os campos;
  • Use uma foto profissional, evitando imagens desfocadas ou que não transmitam a seriedade necessária;
  • Confira se os seus documentos estão certos;
  • Resolva todas as pendências com órgãos públicos;
  • Mantenha o interesse em obter cargas;
  • Opte por receber seus pagamentos na conta da Fretebras para registrar o histórico de suas viagens e garantir maior segurança no recebimento;
  • Execute um trabalho de qualidade para aumentar sua experiência e receber avaliações positivas. 
  • Solicite à empresa que avalie seu perfil ao receber o pagamento e ofereça-se para fazer o mesmo por ela.

Use a tecnologia

O investimento em inovação pode fazer toda a diferença na eficiência do processo logístico. Então, use a tecnologia para melhorar a gestão das cargas e oferecer um serviço de qualidade, com total segurança. A Fretebras está pronta para te conectar com boas opções de negócio

Todo o nosso trabalho é para garantir a facilidade com total confiança, na hora de negociar fretes. E não importa onde você está. Estamos em todo o país. Dá só uma olhada nos nossos números:

  • 20 milhões de fretes publicados por ano.
  • 18 mil empresas assinam para publicar fretes.
  • 30% dos fretes rodoviários do Brasil.
  • Mais de 300 mil caminhoneiros autônomos em todo o país, cadastrados com “perfil verificado e validado”.

Negocie tarifas e condições

Ao negociar com os transportadores, não se limite apenas ao preço. Discuta também as condições de pagamento, os prazos de entrega e outros aspectos importantes do serviço. Não deixe nenhum detalhe sem resposta. Só feche negócio depois que tudo estiver bem claro.

Como conseguir as melhores oportunidades na Fretebras

Alô, caminhoneiro! Olha como você pode negociar o valor do frete na nossa plataforma.

  • Fique de olho nas cargas publicadas na Fretebras;
  • Mostre que você tem as melhores condições para transportar a carga;
  • Deixe o cliente falar o valor do frete primeiro;
  • Se o valor for baixo, use as informações obtidas para negociar;
  • Decida se você vai aceitar ou não o frete após a negociação.

Negociar fretes pode parecer uma tarefa complicada, mas com as estratégias certas, você pode conseguir os melhores resultados. E para facilitar ainda mais o processo de negociação de fretes, conte com a Fretebras. Com a gente, você pode encontrar as melhores opções de fretes e acertar na negociação. Experimente!

 

Compartilhe: