Como fazer o transporte de resíduos da construção civil?

Para que casas, prédios, pontes, shoppings e qualquer outro projeto seja edificado, uma grande quantidade de resíduos da construção civil é gerada. De acordo com a Abrecon, a única associação de usinas de reciclagem de entulho no Brasil, geramos 290,5 toneladas de entulho diariamente (dados de 2019). Mas para onde e como todo esse volume de resíduos da construção civil (RCC) deve ser direcionado? Você descobre agora!

Problema ambiental

Se todo esse entulho não for descartado de forma correta, é gerado um problema ambiental muito grande. Além da poluição, as pessoas sofrem com a questão porque muitas vezes o material é simplesmente abandonado em terrenos baldios.

Contamos com uma legislação vigente direcionada ao tema, mais precisamente a Lei 12.305/2010, que faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). As disposições regulamentam tanto a gestão do entulho gerado, como o transporte dele em todo o território. Para quem descumprir as medidas, estão previstas multas e até prisão.

Transporte de resíduos na construção civil

O primeiro ponto a ser observado é a possibilidade de reaproveitamento de matéria-prima nos resíduos. Areia, brita e outros materiais de construção podem ser identificados, separados e reaproveitados. Atualmente, 21% do volume gerado é reciclado.

Também é possível utilizar parte do entulho na contenção de encostas, argamassas de concreto e canalização de córregos. Tudo isso sem gastar nada e ainda evitando o desperdício de espaço nos aterros.

O que não pode ser reaproveitado deve ser direcionado ao descarte, mas da forma correta. A tarefa não é simples porque a variedade dos materiais é grande: podem ser encontradas, entre outros objetos, pedras, ferragens, encanamentos e chapas de aço. Portanto, se liga! A sua função enquanto empresa é contratar profissionais capacitados para executarem o serviço de descarte.]

Tipo de caminhão indicado

Os caminhões do tipo “Brooks”, com caçamba escamoteável, são os mais indicados para a atividade e é necessário que, durante a viagem, elas permaneçam cobertas. O porte da documentação de transporte também é obrigatória, como o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), os certificados de destinação final (CDF) e notas fiscais expedidos por quem transporta.

Um dado interessante é que o RCC é considerado inerte, sendo extremamente proibido, sob pena de multa, misturar lixo doméstico na caçamba. É o contratante do transporte o responsável por fazer essa separação.

Regras da caçamba

Não basta simplesmente contratar qualquer caçamba e querem que a mágica aconteça. Algumas regras devem ser respeitadas. São elas:

  • Todas as caçambas deverão estar identificadas com o nome da empresa proprietária, telefone, número da caçamba;
  • Elas deverão ser de cores vivas, estar em bom estado de conservação, possuir sinalização refletiva nas suas extremidades superiores;
  • Elas devem conter, nos lados de maior dimensão, a inscrição “PROIBIDO LIXO DOMÉSTICO”;
    A capacidade não poderá ultrapassar a 5,00 m³;
  • Os resíduos não podem ultrapassar a borda da caçamba;
  • A caçamba não pode ficar estacionada por mais de 72h contínuas no mesmo local, mas pode ser reposicionada no mesmo lugar depois desse prazo.

Conclusão

Se por um lado, os projetos de edificação caminham com o desenvolvimento do país, por outro, o transporte de resíduos da construção civil precisa ser pensado com cuidado. É dever da empresa responsável pela atividade não causar problemas ambientais e sociais. Para isso, existe documentação, caminhão, caçamba e atitudes específicas para o descarte do material que não pode ser reaproveitado.

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