Diante do momento que estamos passando com a alta do petróleo, combustíveis e os impactos sociais, foi aprovada uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no Congresso Nacional que declara estado de emergência em 2022. A PEC dos Benefícios garante Auxílio Caminhoneiro, um novo Auxílio Brasil e outros incentivos sociais.

Quer entender melhor como eles funcionam? Então vem com a gente nesse artigo.

 

O que é Bolsa Caminhoneiro?

O Benefício Emergencial para Caminhoneiro (BEm-Caminhoneiro) também chamado de Auxílio Caminhoneiro, Bolsa Caminhoneiro ou Voucher Caminhoneiro é um incentivo no valor de R$1 mil para compensar a alta dos combustíveis.

 

Quem tem direito de receber o auxílio caminhoneiro?

Tem direito ao benefício os transportadores autônomos de cargas cadastrados no RNTR-C até 31 de maio e registrados na ANTT até 27 de julho, com CNH e CPF válidos.

 

Como se cadastrar no auxílio caminhoneiro?

Os dados dos caminhoneiros registrados na ANTT são repassados ao MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) e são analisados, cruzados e checados pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). Lembrando que o caminhoneiro deve estar ativo até 27 de julho e ter registro de operação de transporte de carga na ANTT em 2022.

 

Como receber o auxílio caminhoneiro?

A estimativa é de que cerca de 900 mil caminhoneiros autônomos cadastrados na ANTT recebam o benefício. Para consultar a situação cadastral, o profissional pode acessar o site da ANTT. Não recebeu a 1ª e 2ª parcela? Então é necessário fazer a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC entre 15 e 29 de agosto no Portal de Serviços do Emprega Brasil ou no aplicativo da Carteira do Trabalho Digital.

 

Como será pago o auxílio caminhoneiro?

Os pagamentos são depositados em poupança digital, no aplicativo Caixa Tem. Como o benefício deveria ter começado em julho, 2 parcelas foram acumuladas no mês de agosto. Fique ligado no calendário completo:

  • 1ª parcela – 09 de agosto
  • 2ª parcela – 09 de agosto
  • 3ª parcela – 24 de setembro
  • 4ª parcela – 22 de outubro
  • 5ª parcela – 26 de novembro
  • 6ª parcela – 17 de dezembro

 

Como fazer o cadastro do auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil também faz parte da PEC dos Benefícios e veio para substituir o antigo Bolsa Família. Tem direito ao benefício famílias em situação de pobreza, com renda familiar por pessoa de até R$210 e inscritas no CadÚnico (Cadastro Único). Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) entre os meses de agosto e dezembro.

 

Como receber o Auxílio Emergencial 2022?

Já o Auxílio Emergencial, terminou oficialmente em 2021. Mas esse ano o governo liberou novas parcelas para um grupo de pessoas. O grupo contempla pais solteiros com cadastro no CadÚnico e no antigo Bolsa Família.

 

Conclusão

O auxílio é uma forma de ajudar os caminhoneiros a passarem menos sufoco nesse período que acumula tantas altas.

A Fretebras sempre foi focada em soluções para o setor de transporte de cargas. Através da tecnologia, ajudamos a conectar caminhoneiros e transportadoras de todo o Brasil.

Para acessar mais conteúdos como esse, visite o blog Fretebras e se inscreva na nossa newsletter.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: