Em um país com quase 2 milhões de km em extensão de estradas federais e tendo como principal meio de transporte de fretes a malha rodoviária, não poderíamos deixar de ter também uma variedade enorme de tipos de produtos e caminhões circulando por aí.
Cargas secas, a granel, líquidas, frigoríficas, caminhões baú, truck, bitrucks, carretas, são inúmeras as possibilidades e suas ferramentas dentro deste segmento. Porém, vale lembrar que cada um deles se encaixa de forma muito particular e saber qual tipo de carga se destina a qual tipo de caminhão é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
Hoje, vamos te contar mais sobre este assunto de forma geral, mas com um foco no caminhão graneleiro. Sabe por quê? Já dando um spoiler, este tipo de caminhão tem como principal tipo de frete as cargas a granel, que se concentram mais em grãos, e estudos indicam que a safra 22/23 no país está muito otimista.
Soja e milho estão entre os produtos mais transportados do Brasil, o que pode render grandes oportunidades para o seu negócio. Especialmente para a safra 2022/2023, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) está prevendo um aumento de 15% em comparação à safra anterior, alcançando 312,4 milhões de toneladas.
Então, bora saber mais sobre este assunto e aproveitar o momento com as ferramentas certas? Partiu!
As cargas a granel tem como principal característica o fato de não precisarem ser embarcadas em embalagens ou caixas e nem contabilizadas por unidade. Sua contabilização costuma ser feita por peso.
Quando falamos sobre as sólidas, se encaixam os insumos que podem ser contados em grãos, tendo a soja, milho e trigo como o TOP 3 mais transportados no Brasil.
Já nas cargas líquidas, temos como exemplo petróleo, óleo de soja e gasolina. Lembrando que, mesmo líquidas, elas não são transportadas em embalagens, o engarrafamento é feito apenas depois do processo de traslado.
O caminhão graneleiro é um tipo de veículo com carroceria de “grade alta” que proporciona o melhor acondicionamento de cargas que viajam sem embalagem.
Um dos seus principais objetivos é o transporte de insumos a granel, como grãos e cereais em geral, mas também pode se adaptar a outros tipos de carga, já que sua grade alta traz mais segurança para o transporte em geral.
A flexibilidade desta carroceria é valiosa, já que pode ser ligada a diferentes tipos de veículos, composta de diferentes materiais, usada para pequenas e grandes distâncias, em meios rurais e urbanos.
Vale lembrar também que a descarga dos insumos é feita pela parte traseira ou através de “bocas de escoamento”.
Bitrem, Rodotrem, Truck e Carreta (cavalo simples ou LS).
Fora a carroceria graneleira, grande destaque na categoria de cargas pesadas, há diversos outros modelos que circulam por aí para ajudar transportadoras e caminhoneiros a levar seus fretes pra onde for. Vamos conhecer algumas delas?
Tendo como veículos comumente associados a ela o Truck, Carretas e Toco, as carrocerias de grade baixa ou carga seca servem para carregar produtos, como peças, sacarias, engradados, barras de aço, caixas, paletes, entre outros.
Carrocerias tipo Sider, Baú e Baú Frigorífico fazem parte dos tipos de carrocerias fechadas. Ligadas a veículos como Toco, Carreta e VUC, seu papel é carregar insumos de higiene, limpeza, autopeças, fardos, paletes, caixas, peixes, aves, carnes e por aí vai.
Cegonha, Tanque, Caçamba Basculante, Silo, Munck, Canavieira, estas e outras carrocerias fazem parte da categoria “especial” e tem como objetivo carregar os mais variados tipos de mercadorias. Ex: veículos, botijões de gás, areia, brita, caçambas, cana, madeira e muito mais.
Se quiser conhecer ainda mais a variedade de carrocerias que rodam nosso país e suas características, não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto.
Mesmo com foco nas cargas a granel, já que estamos falando do tamanho e diversidade do nosso segmento, vamos trazer aqui um TOP 6 cargas que mais rodam o Brasil pra você ampliar o olhar nas oportunidades.
Como já citamos acima, as cargas a granel são majoritariamente compostas por grãos (milho, soja, trigo, feijão) e tem como característica abrigar insumos que circulam fora de embalagens e não são contabilizados por unidade. Lembrando também que são divididos por líquidos (óleo, petróleo, gasolina) e sólidos.
As cargas secas são produtos industrializados não perecíveis, como encanamentos, madeiras, móveis, materiais de construção, entre outros, que não precisam de refrigeração para serem transportados e se adaptam a qualquer tipo de clima durante o traslado.
As cargas frigoríficas são compostas por produtos perecíveis (ex: frutas e legumes) e congelados (ex: alimentos congelados, aves, carne bovina), que pedem o cumprimento de uma série de regras e leis para que o transporte seja feito com responsabilidade e cumprido com sucesso.
Como o próprio nome diz, as cargas indivisíveis são aquelas impossíveis de serem divididas, geralmente de grande peso e transportadas de forma única, como, por exemplo, vagões, máquinas e transformadores.
Este tipo de carga é composta por animais, como porcos, aves, equinos, bois, entre outros, e requer um preparo e treinamento específico dos condutores para que o transporte preze pela saúde e bem estar dos animais. O tipo de carroceria também é especial, para garantir a ventilação e acomodação dos animais.
Para fechar, as cargas perigosas são os produtos mais sensíveis que rodam as estradas do Brasil. Requer cuidado, preparo e treinamentos específicos, pois um descuido pode causar danos ao meio ambiente e a integridade física das pessoas envolvidas. Produtos como explosivos, gases inflamáveis, tóxicos, álcool, gasolina e materiais radioativos estão na lista de cargas.
Soja e milho no Brasil são grandes aceleradores do nosso segmento, não cansam de estar à frente nas pesquisas de produtos mais transportados pelas nossas estradas. E, sempre nesse ritmo, protagonizam expectativas de recordes de safras e proporcionam oportunidades de ouro para transportadoras e caminhoneiros(as).
Agora que você já sabe tudo sobre o caminhão graneleiro é hora de saber porque ele pode ser uma ótima ferramenta pra você na safra de grãos 22/23. A previsão é de um novo recorde! A estimativa, feita pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), é de que alcancemos a marca de 312,4 milhões de toneladas, 15% a mais do que no período anterior.
A área de plantio também deve aumentar em 2,9%, o que também já nos deixa de olho pro ano que vem, tendo como campeões na semeadura de soja os seguintes estados:
A exportação destes produtos também está na mira, com expectativa de +22,5% para soja e +21,6% para o milho, em relação ao ano passado.
Agora sim, pode vir safra recorde que a sua carona nessa oportunidade está carimbada. Espero que tenha gostado do conteúdo e que o caminhão graneleiro te ajude, e muito, a aproveitar a safra recorde de soja e milho que vem por aí e disparar seus fretes.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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