Além do transporte de matérias-primas, existe o transporte de máquinas agrícolas que são usadas para aumentar a produtividade no campo e outras atividades que necessitam de veículos mais robustos. Atuar nesse tipo de transporte de carga indivisível envolve complexidade, legislação específica e planejamento.
Você sabe como funciona esse tipo de frete? Acompanhe esse artigo com a gente e descubra.
Geralmente as máquinas agrícolas ultrapassam o peso de 300 toneladas. Devido ao peso e dimensão, não é permitido o tráfego em vias públicas. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é o órgão que estabelece regras e veículos especiais para o transporte dessas cargas.
Para os veículos que não se enquadram nos limites de peso e dimensões do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), é necessário obter a AET (Autorização Especial de Trânsito). É preciso também seguir a legislação vigente de cada cidade e estado do transporte.
Máquinas como tratores, empilhadeiras, varredeiras, costumam ser extremamente valiosas. Danos à carga, acidentes, roubos e outras ameaças no transporte devem ser evitados com um bom gerenciamento de riscos.
As máquinas agrícolas precisam ser asseguradas além do seguro básico. O custo depende do valor e risco do equipamento. A colheitadeira usada na colheita de lavouras, por exemplo, possui um custo de seguro que pode chegar a R$20.000 por ano.
Transportar máquinas agrícolas exige muito planejamento para atender todas as exigências de documentação e transporte com segurança.
Como já falamos no início do artigo, para transportar máquinas agrícolas é necessário a emissão do AET.
Você sabia que existem vários tipos dessa autorização? Veja quais são:
O transporte de máquinas agrícolas exige caminhões e carretas especiais. Como o caminhão prancha, que facilita a carga e descarga com a carroceria rebaixada e o caminhão munck, como uma alternativa por possuir um guindaste com braço.
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Além do seguro da carga que já falamos, a segurança no transporte também engloba a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) apropriados para a atividade e motoristas qualificados para esse tipo de transporte.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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