Se você está lendo este texto, é porque os veículos mais usados no transporte de industrializados estão no seu radar, certo? A gente entende que lidar com a carga industrial vai exigir muito da sua atenção e cuidado. Afinal, estamos falando de produtos com características muito específicas que saem das fábricas prontos para o consumidor.

Essa viagem só vai ser bem-sucedida se você escolher o caminhão certo para a tarefa, que atenda às necessidades de cada produto. Se eles estragarem ou quebrarem na estrada, o prejuízo é enorme.

Bora conversar sobre os tipos de veículos mais utilizados no transporte de industrializados? Você vai ver que tem muita coisa envolvida além de colocar a carga em cima de um caminhão!

Transporte de industrializados

Da fábrica para os pontos de venda, os produtos industrializados percorrem um caminho cheio de desafios, que só é vencido com o caminhão certo. Mas não se preocupe, porque nós estamos aqui para te contar tudo.

Temos produtos de todos os tipos, tamanhos e naturezas, que vão agradar a gregos e troianos. É por isso que não existe uma única solução de transporte que funcione para todos.

Seja a carga perigosa, seja os alimentos perecíveis ou os produtos farmacêuticos, cada produto tem suas peculiaridades. E é justamente nesse ponto que os tipos de veículos entram em cena!

Principais produtos transportados pela indústria

Antes de entrarmos nos tipos de veículos, vamos dar uma olhada rápida nos principais produtos que a indústria transporta. Afinal, cada um deles demanda um cuidado diferente, e você vai querer estar por dentro de tudo, né?

Temos as cargas perigosas, que incluem explosivos, gases inflamáveis, líquidos inflamáveis e outras substâncias que precisam de atenção redobrada. Os produtos farmacêuticos também têm sua vez, exigindo um transporte cuidadoso para manter a qualidade e a segurança dos medicamentos.

Além disso, não podemos esquecer dos alimentos, que foram os grandes protagonistas das cargas industriais na Fretebras em 2022. Primeiro, temos os alimentos não perecíveis, que podem ser pré-embalados ou não (como os cereais). Eles podem ser transportados em veículos abertos com proteção.

Depois, temos os alimentos perecíveis, como carnes, que precisam ser mantidos em temperatura controlada durante todo o trajeto.

Equipamentos, eletrônicos e máquinas são a carga pesada que ganham as estradas para facilitar a vida de muita gente! E isso foi só para citar alguns dos itens.

Tipos de transporte adequados a cada carga

Agora, que entendemos o que está em jogo, partiu falar dos veículos. Vamos dar uma olhada nos principais caminhões usados para cada tipo de carga. Se liga aí!

Cargas perigosas

Começando pelas cargas perigosas, elas demandam uma atenção especial. Elas podem ser:

  • Explosivas;
  • Inflamáveis;
  • Oxidantes;
  • Venenosas;
  • Infecciosas;
  • Radioativas;
  • Corrosivas;
  • Poluentes;

Esses produtos podem causar qualquer tipo de dano às pessoas, aos espaços físicos e ao meio ambiente. Por isso, precisam ser transportados com extrema precaução.

Para isso, veículos como o caminhão-tanque, o caminhão baú, o caminhão basculante e o sider são boas e seguras opções a serem consideradas, cada um com sua especificidade.

O caminhão-tanque é conhecido por transportar líquidos inflamáveis com segurança, evitando vazamentos e acidentes. Já o caminhão baú é versátil e pode ser adaptado para cargas perigosas que demandam temperatura controlada. Por fim, o caminhão basculante é perfeito para descargas seguras e eficientes, enquanto o sider é ideal para cargas sólidas e embaladas.

Cargas de grande porte

Quando o assunto são as cargas de grande porte, como máquinas e equipamentos, o desafio é encontrar um veículo forte, que dê conta do recado. O caminhão-plataforma é utilizado para transportar desde carros até caminhões de grande porte. Já o caminhão-cegonha é popular nas rodovias brasileiras, carregando vários carros ao mesmo tempo.

Transporte de eletrônicos

No caso de eletrônicos, como são produtos sensíveis ao calor, um controle rigoroso é necessário. É preciso garantir que os produtos não sejam expostos a altas temperaturas, umidade, poeira, descargas eletrostáticas e vibração. O transporte é feito em veículos adequados para manter essas condições, como a carroceria baú.

Produtos farmacêuticos

Os produtos farmacêuticos também merecem uma série de cuidados. Medicamentos e outros itens sensíveis precisam ser transportados em veículos fechados e controlados, muitas vezes com a necessidade de refrigeração. É fundamental manter a integridade desses produtos para garantir a saúde e a segurança dos consumidores. A carroceria baú (fechada) também é uma boa pedida, incluindo um bom sistema de refrigeração no veículo.

Alimentos não perecíveis e perecíveis

No caso dos alimentos, tanto os não perecíveis quanto os perecíveis, é importante escolher o veículo correto de acordo com as exigências de temperatura e armazenamento.

Cargas não perecíveis podem ser transportadas em veículos abertos com proteção ou fechados em temperatura ambiente. Já alimentos perecíveis demandam veículos fechados, isotérmicos, refrigerados ou congelados, dependendo da natureza do produto.

É tanta informação que dá até um nó na cabeça. Mas acredite, entender quais são os veículos adequados para cada tipo de carga é um passo essencial para garantir que os produtos industrializados cheguem aos seus destinos intactos e com segurança.

Na Fretebras, nós entendemos a importância desse processo e estamos prontos para ser a solução perfeita, considerando os veículos mais usados no transporte de industrializados. Conectamos quem precisa transportar com os motoristas e caminhões mais adequados para a tarefa. Tudo com segurança e praticidade.

Então, fica tranquilo, porque com a gente, suas cargas de industrializados estão sempre em boas mãos. Clique aqui e experimente nossa plataforma!

 

Compartilhe: