A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou no mês de novembro o estudo Transporte Rodoviário – Sinalização, que caracteriza a sinalização das rodovias brasileiras, destacando as suas condições e os aspectos de padronização.
O estudo apresenta a evolução das condições da sinalização viária no Brasil, com dados e informações da Pesquisa CNT de Rodovias, e os relaciona à implantação de programas de manutenção e melhoria dessa variável em rodovias federais. Além disso traz recomendações para o aprimoramento de desempenho.
Segundo a publicação, houve avanços na avaliação geral da sinalização, ao longo da vigência do BR-Legal – Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária.
O programa também inovou na forma de licitar, na atribuição de responsabilidades às contratadas e na metodologia das soluções a serem empregadas.
Vale ressaltar, no entanto, que há ainda trechos de rodovias em condições inadequadas de sinalização e que oferecem riscos aos usuários.
O estudo da CNT verificou que, apesar de a União ter investido no BR-Legal valores superiores aos dos programas que o antecederam, os montantes executados representaram apenas 63% do previsto, segundo matéria do Portal do Trânsito.
Foram compiladas auditorias ao programa, realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU), que indicam alguns casos em que não foram contratadas empresas para supervisão e gerenciamento do programa.
Há também atrasos na elaboração e entrega de projetos básicos, com consequente retardamento do início dos serviços de sinalização e não houve priorização cronológica na execução de trechos concentradores de acidentes.
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