Segurança X Tecnologia: como uma pode ajudar a outra na hora de publicar um frete

2021-02-03T09:39:58-03:0001/02/2021|Categorias: Logística e Transportes|

Transportar cargas pelas rodovias de um país de dimensões continentais é um desafio diário encarado por transportadoras e caminhoneiros, principalmente no que diz respeito às questões de infraestrutura e segurança. Por essas e outras, eles buscam a ajuda da tecnologia e suas soluções inovadoras.

Há diversas soluções que controlam as atividades do transporte de cargas, bem como o planejamento e acompanhamento de resultados. Alguns softwares de gestão auxiliam no monitoramento de mercadorias e da frota, com informações relevantes como localização, consumo e quilometragem em tempo real, possibilitando as ações necessárias. Esse tipo de ferramenta também pode identificar outros fatores importantes, como o comportamento do condutor ao volante e a velocidade média.

A gama de soluções inclui ainda as plataformas digitais para publicar um frete. Para as transportadoras, a publicação ilimitada das cargas online dita o ritmo da agilidade no transporte e entrega de diferentes mercadorias e colabora para melhorar a experiência do cliente. Além disso, plataformas como a FreteBras, por exemplo, disponibilizam várias funcionalidades para os clientes que agilizam o dia a dia da empresa.

Segurança em primeiro lugar

Na FreteBras, os passos para publicar um frete seguro começam com a validação das informações recebidas pelo atendimento da plataforma. Todos os dados de empresas e caminhoneiros autônomos são confirmados para que possam compor corretamente o cadastro na ferramenta.

Na sequência, a FreteBras passa algumas orientações importantes para quem vai se associar à plataforma, antes de pensar em fazer qualquer publicação. Afinal, algumas ações e observações legais precisam ser incorporadas ao cotidiano de toda empresa que possui frotas de veículos e deseja obter sucesso com segurança em suas operações ao publicar um frete.

Vale ressaltar que, para quem contrata esse tipo de serviço, avaliar as transportadoras que cumprem com suas obrigações e desenvolvem políticas para publicar um frete seguro também é ação importante. Afinal, suas encomendas precisam chegar íntegras aos destinos. 

Para completar, a FreteBras mantém um Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC para entender possíveis problemas e tentar solucionar questões de segurança.

Atitudes importantes ao publicar um frete 

Entre as orientações de segurança da FreteBras para as transportadoras, ao publicar um frete, estão a solicitação dos dados cadastrais da empresa que quer o serviço (CNPJ, telefones de contato, e-mail, site) e a verificação da veracidade das informações.

Outro passo importante é consultar a empresa em sites de busca (ex: Google). Procurar pelos telefones cadastrados, ligar e certificar-se que de fato é a própria empresa que está solicitando a contratação dos serviços.

Vale também solicitar detalhes sobre a carga e o que será transportado. A suspeita de que não se trata de um frete seguro deve surgir com qualquer informação que não faça muito sentido. Desconfiar de valores muito mais altos do que os praticados no mercado é essencial para a segurança.

Se o contato é feito por pessoas ou empresas desconhecidas, principalmente em finais de semana e feriados, quando a confirmação dos dados do contratante fica prejudicada, o sinal de alerta deve ser ligado. 

As transportadoras pequenas que trabalham com ou sem frota também podem contar a tecnologia e a frota virtual das plataformas ao publicar um frete na FreteBras para os 450 mil caminhoneiros cadastrados. Esses motoristas se conectam com a plataforma via aplicativo, onde quer que estejam, em busca de cargas conforme o tipo de caminhão que dispõem. 

Por fim, caso as empresas associadas tenham dúvidas ou dificuldades, desde o momento em que decidirem publicar um frete, devem falar com o pessoal da plataforma. Na FreteBras, uma equipe de atendimento qualificada estará sempre disponível para ajudar a resolver qualquer questão.

A plataforma de publicação de fretes FreteBras conta com mais de 10 mil empresas associadas com o objetivo de realizar o transporte de cargas via caminhoneiros autônomos, interessados nesse trabalho. A ferramenta disponibiliza o caminho para unir essas duas pontas e a negociação ocorre sem intermediação.

Saiba mais em: https://blog.fretebras.com.br/fretebras-empresas/

Compartilhe: