Dicas práticas de como publicar fretes na FreteBras

2021-04-21T23:17:33-03:0013/04/2021|Categorias: Logística e Transportes|

Rápida e fácil de preencher, a publicação de fretes na FreteBras deve conter informações essenciais para os caminhoneiros.

Quer saber mais? Veja as dicas desse artigo.

Que as plataformas de publicação de fretes hoje em dia são a maneira mais rápida e eficaz de encontrar caminhoneiros autônomos, ninguém duvida. Não é sem motivo que vem crescendo o uso desse tipo de solução, que une as duas pontas do transporte de cargas: empresas transportadoras e motoristas.

A FreteBras se destaca entre as maiores plataformas de publicação de fretes, mantendo uma base com mais de 10 mil empresas que publicam em torno de 600 mil fretes por mês para aproximadamente 450 mil caminhoneiros cadastrados. 

A publicação de fretes na FreteBras não tem nada de complicado. No entanto, é bom lembrar que quanto mais informação oferecer, mais atrativa será para os motoristas. Embora a negociação envolva certa estratégia, geralmente ela acontece via celular e tem início com passos importantes como a comunicação de informações completas sobre a carga. 

Para auxiliar as empresas nessa tarefa, destacamos algumas dicas práticas para publicar fretes na FreteBras:

 

1 – Alertas importantes

Antes de publicar fretes na FreteBras é bom saber que:

  • É obrigatório preencher os campos com * asterisco;
  • Cargas com mais de sete dias de publicação serão excluídas automaticamente;
  • No campo carga, é necessário adicionar os produtos que serão transportados.

2 – Origem e destino

Esse é o primeiro e importante passo para quem quer publicar fretes na FreteBras: selecionar e preencher a origem e o destino da carga. Assim, os caminhoneiros que estão mais próximos da origem logo vão se candidatar ao transporte.

3 – Tipo e tamanho da carga

O passo seguinte é informar o tipo de carga a ser transportada, como soja, por exemplo, e o tamanho, se vai seguir em sacos ou a granel, se ela precisa ou não de rastreamento. É necessário informar também se há uma carga complemento, o volume, peso e peso unitário para que o caminhoneiro saiba quanto ela vai ocupar do caminhão.

4 – Veículos e Carroceria

Agora é necessário informar o tipo de veículo, entre leves, médios e pesados, bem como de carroceria, fechada, aberta ou especial, compatíveis com a carga a ser transportada. Nesse item é possível escolher até três opções.

5 – Valor e complementos

Para finalizar a publicação de fretes na FreteBras, é preciso especificar uma das opções de valor disponíveis, acrescentar informação adicional se necessário, se o valor é cheio, por tonelada, por quilometragem ou a combinar. 

Na verdade, o campo do preço do frete é o ponto alto da transparência na comunicação com o caminhoneiro. Esse campo deve ser preenchido, informando também tudo o que está incluso na composição do frete, como pedágio, por exemplo. Além de aumentar a atratividade, isso deixa os caminhoneiros mais seguros para fechar negócio mais rapidamente. 

6 – Cadastrar o frete

Ao completar todas as informações necessárias, o último passo é clicar em cadastrar e a publicação de fretes na Fretebras estará disponível para os motoristas.

 

Vale ressaltar alguns pontos importantes ao publicar fretes na FreteBras:

1 – Informações adicionais, como peso e volume da carga, se há uma data específica de entrega, o tipo de pagamento, se haverá adiantamento e como será feito, o roteiro a ser seguido, tudo isso é essencial para o caminhoneiro que busca fretes na FreteBras

2 – Contar com os dados da empresa contratante é vital para quem vai buscar fretes na FreteBras. Assim, razão social, localização e o contato (e-mail, telefone comercial e WhatsApp) devem estar sempre atualizados, pois são as informações que o motorista vai utilizar para entrar em contato. Para alterar o telefone ou e-mail principais da empresa é necessário entrar em contato com a equipe de atendimento da plataforma. No entanto, no painel administrativo da ferramenta é possível acrescentar outros dados de contato no botão dados da empresa/seção de contatos. 

3 – A comunicação é essencial em todos os tipos de negócio e no de transportes não é diferente. Por isso, a publicação de fretes na FreteBras permite enviar e receber mensagens via Chat, em uma comunicação direta com os caminhoneiros, da contratação à entrega da carga, através do site, mobile e App. 

4 – Como o retorno dos caminhoneiros à publicação de fretes na FreteBras é bem rápido, para desativá-la é só clicar no ícone “Listar Fretes”, selecionar o frete ativo que será desativado, clicar em desativar, confirmar e ele vai para a lista de desativados. Para tornar qualquer frete visível novamente, basta reativá-los. 

Quer saber mais sobre como funciona a FreteBras? Clique aqui.

Compartilhe: