O jornal Estadão, um dos maiores do Brasil, publicou uma matéria falando sobre um dos grandes problemas a serem enfrentados no setor: a segurança na operação de transporte. A publicação traz dados que indicam que a cada sete segundos uma tentativa de fraude é registrada no Brasil.
Uma pesquisa da Fretebras, feita com 225 transportadoras, demonstra que 63% delas já sofreram algum golpe ou fraude durante a jornada do frete. Ou seja, no transporte o prejuízo com roubos de cargas para as empresas do setor passa de R$ 1,27 bilhão. Os dados são do levantamento da NTC&Logística realizado em 2021.
Para ajudar as transportadoras na operação de transporte, a Fretebras levou algumas dicas ao Estadão. São elas:
Durante a negociação, é importante combinar o valor e quando o pagamento será realizado. Para reduzir as chances de golpe, combine o pagamento para depois da entrega da mercadoria. Outra dica é não fazer o depósito em conta bancária de terceiros.
Utilizando a Fretebras, por exemplo, o pagamento pode ser efetuado direto na Conta Digital da Fretebras. Assim, por meio dessa conta, a empresa de transporte tem garantias de que está fazendo o crédito para o caminhoneiro, contribuindo para a segurança da operação de transporte.
De acordo com a pesquisa da Fretebras, quando as empresas foram questionadas sobre qual tipo de fraude já sofreram? 62% dos entrevistados já caíram no golpe do adiantamento. E 42% tiveram suas cargas roubadas.
É de extrema importância que a transportadora contrate um seguro. Assim, é possível garantir a própria segurança do caminhoneiro.
Do mesmo modo, é importante fazer consultas nas gerenciadoras de risco. Afinal, um plano de gestão de risco interno ajuda, inclusive, a reduzir o roubo de cargas.
Plataformas digitais como a da Fretebras podem auxiliar porque mapeiam rotas de riscos e também realizam consulta do motorista em tempo real. Porém, nunca é demais a transportadora acompanhar a rota até a entrega da carga.
Escolher a rota do caminhoneiro também pode favorecer a eficiência da operação. Levando em conta não apenas rotas mais seguras. Mas também as que possuem trechos em boas condições. Isso ajuda a reduzir acidentes.
Após finalizar a operação, a transportadora pode avaliar o motorista. Dessa forma, ela ajuda a criar a reputação do motorista, bem como o histórico das viagens. Nesse sentido, a empresa acaba criando um relacionamento com o motorista. E isso assegura novos negócios no futuro.
Para conferir mais detalhes sobre o Frete Seguro da Fretebras, leia a notícia completa e tenha mais informações sobre como manter a operação de transporte de cargas mais seguro.
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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