Você já parou pra pensar na relevância do agronegócio para o transporte rodoviário de cargas no Brasil? Como grande parte destes insumos vão para exportação, muitos já pensam logo nos portos e aeroportos. Mas, a logística e transporte no agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 61% do escoamento de cargas do setor no país, conforme dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Segundo cálculo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação Agrícola e Pecuária do Brasil), a movimentação de logística e transporte no agronegócio brasileiro cravou 26,6% do PIB nacional em 2020, o que, em reais, significa R$ 2 tri dentro do nosso Produto Interno Bruto.
E, além de já ostentar grande importância para o mercado brasileiro, o segmento se mostra promissor, já que em 2021 a 6ª edição do “Relatório Fretebras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, mostrou que o volume de fretes neste setor aumentou 46,9% em relação ao ano anterior.
Por isso, hoje vamos te ajudar a ficar ainda mais por dentro do setor e, com informação de qualidade, acelerar os negócios neste promissor mercado que alimenta mais de 800 milhões de pessoas pelo mundo todo.
Como já comentamos na introdução do conteúdo, o modal mais utilizado no agronegócio brasileiro é o rodoviário, com cerca de 61% desta responsabilidade.
Na sequência, temos o ferroviário com cerca de 24% do volume e, como importante via de exportação deste tipo de produto, em terceiro lugar fica o meio aquaviário, com 12%.
Veja também – Logística no agronegócio: o que você precisa saber?
Para começar, vale destacar que o agronegócio se divide em três setores de atuação.
E agora, partindo para os produtos que estão sempre no topo do setor agrícola, citaremos os 11 que foram considerados pela Revista Exame como “Maiores e Melhores”.
Entender qual tipo de caminhão é o mais apropriado para o transporte no agronegócio é uma tarefa mais complicada do que parece.
São muitos os tipos de caminhões e carrocerias, com diferentes funções, e uma escolha errada pode custar muito dinheiro.
Então, para compartilhar um pouco de quais são os tipos de caminhões e carrocerias mais utilizados no agronegócio e também ajudar nas suas escolhas, acompanhe nossa seleção.
Muito comum para o transporte de sacarias, peças, mercadorias em caixas, tambores, entre outros.
Tem alta abrangência no transporte de insumos, como cereais a granel, fertilizantes, sacarias, adubos e muito mais.
Transporta, principalmente, cargas secas, sacas, caixas e paletes.
Como o próprio nome já sugere, é ideal para o transporte de cana de açúcar.
Ideal para o transporte de toras de madeira.
Veículo aderente para o transporte de animais vivos.
Entre os principais problemas do transporte de insumos agrícolas no Brasil, está a infraestrutura das estradas e portos do país.
A condição dos pavimentos das estradas, a falta de polarização nos pontos de entrega e saída destas cargas e grandes distâncias a serem percorridas pelos caminhões estão entre os principais pontos.
Segundo uma pesquisa feita pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), as condições das estradas brasileiras aumentam em 26,7% os custos de transporte, fora o risco da perda de todo um planejamento, devido às longas filas de caminhões que se formam nos portos do sul e sudeste.
Além desta ser uma das regiões que mais sofre com a precarização das estradas do Brasil, ela também guarda um dos maiores índices e medos de quem vive da estrada: o roubo de cargas.
Em 2020, foram registradas 14.159 ocorrências, segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), sendo 1,91% computado para o Centro-Oeste, 81,33% para o Sudeste, 8,89 para a Sul e 6,66% para o Nordeste.
Citando novamente a CNT, em um seminário sobre déficit de armazenagem em 2021, Stelito Reis, superintendente de armazenagem da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), apontou um cenário em que a produção de grãos está evoluindo muito no país e a capacidade de armazenagem não tem conseguido acompanhar.
No Centro-Oeste, principal região produtora do agronegócio no país, os centros de armazenagem já funcionam próximos a 100% da sua capacidade, o que não é confortável, pois caso algum deles tenha problemas, haverá fila de espera para estocagem e também possíveis perdas, devido a perecibilidade das cargas.
Assim como já tem acontecido na região da Manitoba, no Norte e Nordeste do país, que chega a cerca de 12 milhões de toneladas de grãos em espera de armazenamento a cada safra.
Fora os custos logísticos normais do dia a dia, somados aos que vem pelas dificuldades do setor apresentadas acima, o preço do frete agrícola sofreu um aumento considerável em 2021, chegando a uma alta de 13%, conforme pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq/USP (Esalq-Log), baseada na média de preços do mercado interno.
À época, a interferência da pandemia na produção agrícola se mostrou a maior vilã, mas isso não tira o fato de que o mercado é muito suscetível a questões econômicas e de produção que devem ficar no radar das transportadoras.
A sazonalidade influencia bastante o setor de logística e transporte no agronegócio brasileiro.
Cada tipo de insumo cultivado e transportado depende de uma condição climática, época do ano, diferentes maquinários e técnicas de trabalho para que vinguem e deem o resultado esperado.
Tudo isso pede um grande planejamento, tanto de quem cultiva, quanto de quem transporta, pois a questão não é só para lidar com aquele insumo em particular, mas também sobre como você lucrará nas outras épocas do ano e como deixará o “terreno” pronto para quando a próxima sazonalidade chegar.
Estes tipos de produtos são considerados cargas perigosas para transporte e por isso contam com decretos, leis e normas estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que são necessárias para que nem o motorista e nem a população possa sofrer com algum tipo de contato com a carga.
Para os defensivos agrícolas, produtos utilizados para o controle de pragas nas plantações, algumas práticas exigidas são: a carga não pode ter contato com alimentos, animais ou outras mercadorias, estar sempre nas caçambas do veículo na hora do transporte e cobertas por lona, avaliar antes do transporte se as embalagens não apresentam qualquer tipo de violação, ter em mãos a nota fiscal para facilitar a fiscalização, entre outros.
Veja também – Como funciona o transporte de cargas perigosas?
Para o transporte de fertilizantes, produtos que repõem os nutrientes do solo e ajudam no melhor desenvolvimento das plantações, os cuidados giram em torno de: utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), evitar contato com a pele e olhos, respeitar as instruções das embalagens, garantir a fiscalização e por aí vai.
As consequências do não cumprimento de todas as normas que envolvem o transporte destes dois tipos de carga, além de poder causar danos à natureza – por vezes, irreparáveis -, também pode resultar em grandes penalidades às transportadoras ou até reclusão, em alguns casos.
Por cada assunto que passamos, seja ele sobre oportunidades ou desafios, o que fica é a necessidade de um bom planejamento e informação de qualidade para conseguir lidar com um mercado tão complexo, vasto e promissor como o agronegócio.
A cada sazonalidade, a cada ano, o que vemos são notícias de safras recorde e ainda mais evolução para este mercado, por isso não hesite em buscar recursos na tecnologia para acompanhar sua modernização e estar sempre à frente.
Para aproveitar as oportunidades dos recordes de safras com a tecnologia necessária para te ajudar a expandir o seu negócio, você pode contar com a nossa plataforma e diversas outras soluções pensadas especialmente para quem vive da estrada.
É uma oportunidade de se aproveitar da alta demanda que o setor de logística e transporte no agronegócio brasileiro gera para o mercado.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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