Você já parou pra pensar na relevância do agronegócio para o transporte rodoviário de cargas no Brasil? Como grande parte destes insumos vão para exportação, muitos já pensam logo nos portos e aeroportos. Mas, a logística e transporte no agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 61% do escoamento de cargas do setor no país, conforme dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Logística e transporte no agronegócio brasileiro
Segundo cálculo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação Agrícola e Pecuária do Brasil), a movimentação de logística e transporte no agronegócio brasileiro cravou 26,6% do PIB nacional em 2020, o que, em reais, significa R$ 2 tri dentro do nosso Produto Interno Bruto.
E, além de já ostentar grande importância para o mercado brasileiro, o segmento se mostra promissor, já que em 2021 a 6ª edição do “Relatório Fretebras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, mostrou que o volume de fretes neste setor aumentou 46,9% em relação ao ano anterior.
Por isso, hoje vamos te ajudar a ficar ainda mais por dentro do setor e, com informação de qualidade, acelerar os negócios neste promissor mercado que alimenta mais de 800 milhões de pessoas pelo mundo todo.
Como é feito o transporte de cargas no setor agrícola?
Como já comentamos na introdução do conteúdo, o modal mais utilizado no agronegócio brasileiro é o rodoviário, com cerca de 61% desta responsabilidade.
Na sequência, temos o ferroviário com cerca de 24% do volume e, como importante via de exportação deste tipo de produto, em terceiro lugar fica o meio aquaviário, com 12%.
Veja também – Logística no agronegócio: o que você precisa saber?
Os principais setores do agronegócio e os produtos que circulam por ele
Para começar, vale destacar que o agronegócio se divide em três setores de atuação.
- Primário: produtores rurais, pecuaristas e agricultores.
- Secundário: fabricantes de insumos e agroindústrias.
- Terciário: distribuidoras, transportadoras e comerciantes de tais produtos.
E agora, partindo para os produtos que estão sempre no topo do setor agrícola, citaremos os 11 que foram considerados pela Revista Exame como “Maiores e Melhores”.
- Açúcar e álcool
- Adubos e defensivos
- Algodão e grãos
- Café
- Carne bovina
- Leite e derivados
- Madeira e celulose
- Máquinas e equipamentos
- Óleos, farinhas e conservas
- Revenda de máquinas
- Têxtil
Tipos de caminhões e carrocerias mais utilizados no agronegócio
Entender qual tipo de caminhão é o mais apropriado para o transporte no agronegócio é uma tarefa mais complicada do que parece.
São muitos os tipos de caminhões e carrocerias, com diferentes funções, e uma escolha errada pode custar muito dinheiro.
Então, para compartilhar um pouco de quais são os tipos de caminhões e carrocerias mais utilizados no agronegócio e também ajudar nas suas escolhas, acompanhe nossa seleção.
Carretas, Toco e Truck com carroceria Grade Baixa ou “Carga Seca”
Muito comum para o transporte de sacarias, peças, mercadorias em caixas, tambores, entre outros.
Rodotrem, Bitrem, Truck e Carretas com carroceria Grade Alta ou “Graneleira”.
Tem alta abrangência no transporte de insumos, como cereais a granel, fertilizantes, sacarias, adubos e muito mais.
VUC e Carreta LS com carroceria Baú.
Transporta, principalmente, cargas secas, sacas, caixas e paletes.
Canavieira
Como o próprio nome já sugere, é ideal para o transporte de cana de açúcar.
Florestal
Ideal para o transporte de toras de madeira.
Boiadeira
Veículo aderente para o transporte de animais vivos.
Principais desafios do transporte rodoviário de cargas no agronegócio brasileiro
Infraestrutura das estradas e portos
Entre os principais problemas do transporte de insumos agrícolas no Brasil, está a infraestrutura das estradas e portos do país.
A condição dos pavimentos das estradas, a falta de polarização nos pontos de entrega e saída destas cargas e grandes distâncias a serem percorridas pelos caminhões estão entre os principais pontos.
Segundo uma pesquisa feita pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), as condições das estradas brasileiras aumentam em 26,7% os custos de transporte, fora o risco da perda de todo um planejamento, devido às longas filas de caminhões que se formam nos portos do sul e sudeste.
Roubo de cargas
Além desta ser uma das regiões que mais sofre com a precarização das estradas do Brasil, ela também guarda um dos maiores índices e medos de quem vive da estrada: o roubo de cargas.
Em 2020, foram registradas 14.159 ocorrências, segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), sendo 1,91% computado para o Centro-Oeste, 81,33% para o Sudeste, 8,89 para a Sul e 6,66% para o Nordeste.
Armazenamento
Citando novamente a CNT, em um seminário sobre déficit de armazenagem em 2021, Stelito Reis, superintendente de armazenagem da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), apontou um cenário em que a produção de grãos está evoluindo muito no país e a capacidade de armazenagem não tem conseguido acompanhar.
No Centro-Oeste, principal região produtora do agronegócio no país, os centros de armazenagem já funcionam próximos a 100% da sua capacidade, o que não é confortável, pois caso algum deles tenha problemas, haverá fila de espera para estocagem e também possíveis perdas, devido a perecibilidade das cargas.
Assim como já tem acontecido na região da Manitoba, no Norte e Nordeste do país, que chega a cerca de 12 milhões de toneladas de grãos em espera de armazenamento a cada safra.
Alto valor dos fretes
Fora os custos logísticos normais do dia a dia, somados aos que vem pelas dificuldades do setor apresentadas acima, o preço do frete agrícola sofreu um aumento considerável em 2021, chegando a uma alta de 13%, conforme pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq/USP (Esalq-Log), baseada na média de preços do mercado interno.
À época, a interferência da pandemia na produção agrícola se mostrou a maior vilã, mas isso não tira o fato de que o mercado é muito suscetível a questões econômicas e de produção que devem ficar no radar das transportadoras.
Sazonalidade
A sazonalidade influencia bastante o setor de logística e transporte no agronegócio brasileiro.
Cada tipo de insumo cultivado e transportado depende de uma condição climática, época do ano, diferentes maquinários e técnicas de trabalho para que vinguem e deem o resultado esperado.
Tudo isso pede um grande planejamento, tanto de quem cultiva, quanto de quem transporta, pois a questão não é só para lidar com aquele insumo em particular, mas também sobre como você lucrará nas outras épocas do ano e como deixará o “terreno” pronto para quando a próxima sazonalidade chegar.
Cargas perigosas: transporte de fertilizantes e defensivos agrícolas
Estes tipos de produtos são considerados cargas perigosas para transporte e por isso contam com decretos, leis e normas estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que são necessárias para que nem o motorista e nem a população possa sofrer com algum tipo de contato com a carga.
Para os defensivos agrícolas, produtos utilizados para o controle de pragas nas plantações, algumas práticas exigidas são: a carga não pode ter contato com alimentos, animais ou outras mercadorias, estar sempre nas caçambas do veículo na hora do transporte e cobertas por lona, avaliar antes do transporte se as embalagens não apresentam qualquer tipo de violação, ter em mãos a nota fiscal para facilitar a fiscalização, entre outros.
Veja também – Como funciona o transporte de cargas perigosas?
Para o transporte de fertilizantes, produtos que repõem os nutrientes do solo e ajudam no melhor desenvolvimento das plantações, os cuidados giram em torno de: utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), evitar contato com a pele e olhos, respeitar as instruções das embalagens, garantir a fiscalização e por aí vai.
As consequências do não cumprimento de todas as normas que envolvem o transporte destes dois tipos de carga, além de poder causar danos à natureza – por vezes, irreparáveis -, também pode resultar em grandes penalidades às transportadoras ou até reclusão, em alguns casos.
Por cada assunto que passamos, seja ele sobre oportunidades ou desafios, o que fica é a necessidade de um bom planejamento e informação de qualidade para conseguir lidar com um mercado tão complexo, vasto e promissor como o agronegócio.
A cada sazonalidade, a cada ano, o que vemos são notícias de safras recorde e ainda mais evolução para este mercado, por isso não hesite em buscar recursos na tecnologia para acompanhar sua modernização e estar sempre à frente.
Para aproveitar as oportunidades dos recordes de safras com a tecnologia necessária para te ajudar a expandir o seu negócio, você pode contar com a nossa plataforma e diversas outras soluções pensadas especialmente para quem vive da estrada.
É uma oportunidade de se aproveitar da alta demanda que o setor de logística e transporte no agronegócio brasileiro gera para o mercado.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.