Institucional

Indicadores de desempenho logístico: quais devo acompanhar?

Sabemos que a eficiência e a qualidade dos processos dentro de uma empresa são preocupações constantes na rotina dos administradores. Foi exatamente para auxiliarem esses itens que surgiram os indicadores de desempenho logístico, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators).

Eles surgiram para melhorar a avaliação de todos os processos realizados na estrutura empresarial, tornando-a quantitativa e facilmente mensurável.

Existe certa complexidade na aplicação dos indicadores de desempenho logístico, até porque passam por vários setores das empresas, desde os operacionais até a diretoria. Dessa forma, a compreensão do uso adequado deles é essencial para que os gestores possam avaliar com mais segurança os trabalhos realizados por toda a sua equipe e tomar decisões mais precisas a partir dessas análises.

Neste artigo, listamos indicadores indispensáveis para a sua empresa. Confira abaixo, alguns dos mais importantes. Continue a leitura!

 

On-Time & In-Full – OTIF

Para o setor logístico, esse é um dos mais importantes indicadores de performance, tendo em vista que é ele que traz o feedback direto do seu consumidor.

Como o nome sugere, ele leva em conta, principalmente, dois fatores: o tempo (On-Time), revelando se os prazos foram devidamente cumpridos; e a eficiência (In-Full), detalhando se cada etapa do processo de atendimento foi realizada conforme o planejado.

Para medir o OTIF, é necessário acompanhar, de forma rígida, os seguintes itens:

  • datas e horários nos quais os pedidos foram feitos;
  • prazo de entrega que foi passado ao consumidor;
  • precisão no cumprimento dos prazos;
  • precisão do local solicitado para entrega;
  • cumprimento de eventuais solicitações específicas do consumidor.

 

On-Time Delivery – OTD

Esse indicador pode parecer semelhante ao anterior e tem mesmo certa similaridade, tendo em vista que o OTIF também leva em conta a efetividade das entregas dentro dos prazos.

A grande diferença aqui é que o OTD mensura o percentual de pedidos entregues no prazo, independentemente de os outros detalhes estarem ou não corretos, e tem como principal objetivo avaliar com mais precisão os seguintes itens:

  • tempo de separação do pedido;
  • tempo para expedição do pedido;
  • tempo entre o envio e a efetivação da entrega.

 

Order Fill Rate – OFR

Esse indicador também possibilita uma análise de tempo, mas, agora, de um processo mais interno. Aqui, o objetivo principal é avaliar os períodos para o processamento dos pedidos — o tempo médio do fulfillment.

Geralmente, os gestores ficam bem atentos a essa fase do processo, pois, por ser totalmente interna, facilita eventuais ajustes que possam agilizar o procedimento e otimizar a qualidade. Nesse caso, são avaliadas as seguintes etapas e os seguintes itens:

  • picking;
  • packing;
  • expedição;
  • meio de entrega usado.

Veja também – Quais habilidades um gestor de transportadora precisa ter?

Custo de transporte

Depois de analisar, por vários ângulos, a agilidade e a qualidade dos processos, esse indicador permitirá visualizar de forma mais ampla os custos com o transporte. E esse dado é extremamente relevante no controle de receita da empresa.

Como é possível visualizar muitos itens entre os custos, recomenda-se selecionar grupos (geralmente, por clientes) para avaliação. E, dentro desses grupos, devemos analisar os seguintes itens:

  • peso do transporte;
  • custos com a equipe;
  • custos logísticos em geral.

Veja também – Custos de transporte no setor logístico

 

Tecnologia a favor dos indicadores de desempenho logístico

Além desses, atualmente, contamos com muitos outros indicadores de desempenho logístico, como Retorno sobre o Investimento – ROI, Order Cycle Time – OCT, Tempo Ocioso do Colaborador, Índice de Avarias e Extravios e tantos outros. Certamente, quanto mais deles você conseguir mensurar, mais controle terá sobre os procedimentos realizados na empresa e mais ações poderá adotar para otimizar tempo e reduzir custos.

E é exatamente nesse ponto que contamos com ferramentas tecnológicas de logística e plataformas de divulgação de fretes, como a da Fretebras.

Para saber sobre tudo o que podemos fazer para a sua transportadora, clique abaixo e converse com nossos especialistas!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:

Compartilhe:
Cleriston

Recent Posts

Caminhão leve, médio ou pesado: como escolher certo?

Você é que tipo de transportador de cargas? Usa caminhão leve, médio ou pesado? Já…

17 horas ago

Prevenção ao roubo de cargas: 9 estratégias essenciais

Por que falar de prevenção ao roubo de cargas? A resposta é bastante óbvia. Porque…

6 dias ago

Pricing para transportadoras: como acertar na precificação

Você realmente sabe precificar o seu frete? Se o cálculo não estiver certo, você pode…

7 dias ago

Como calcular e controlar o fluxo de caixa da transportadora

Se você planeja iniciar as operações de uma transportadora ou já está no comando de…

2 semanas ago

Pagar pedágio no Pix e no cartão? Veja se é possível

Já chegou no pedágio e não tinha aquele dinheiro trocado para seguir viagem? Só quem…

3 semanas ago

This website uses cookies.