Logística e Transportes

Veja as diferenças entre Full Truck Load (FTL) e Less Than Truckload (LTL)

De uma forma bem simplista, podemos dizer que as siglas FTL e LTL determinam a capacidade de carga de caminhões, sendo que Full Truckload indica que a carga ocupa o caminhão inteiro; e Less Than Truckload demonstra que a carga não ocupa toda a capacidade do veículo. No entanto, é importante saber que as diferenças vão além dessas definições simples e interferem nos tipos de contratos de frete, nos preços, no tempo e nas condições de entrega.

Neste artigo, analisaremos mais detalhadamente o que são FTL e LTL, quais são as diferenças gerais entre elas e, principalmente, quais são as principais vantagens e desvantagens ao se optar por uma ou outra modalidade, mesmo sabendo que essa escolha dependerá muito da necessidade do exportador ou do importador em uma determinada situação.

Pensando, inclusive, nessa análise que precisa ser feita para se optar entre um tipo de transporte ou não, ao final do conteúdo apontaremos alguns critérios básicos na hora de escolher a melhor opção para sua transportadora e daremos alguns exemplos. Vamos lá!

Full Truckload — FTL 

O que é FTL?

Também conhecida como Carga Dedicada ou Carga Completa, a Full Truckload, além de indicar que o carregamento ocupa todo o caminhão, como mencionamos e o próprio nome sugere, também é usada quando se quer a exclusividade do veículo, mesmo que a carga não ocupe todo o cargueiro.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do transporte FTL?

Flexibilidade e redução de tempo estimado para entrega são algumas das principais vantagens que envolvem o transporte Full Truckload. Como o importador ou o exportador têm o veículo inteiro dedicado à sua encomenda, o tempo médio do frete acaba por ser naturalmente reduzido em relação à LTL.

Essa exclusividade também possibilita uma flexibilidade maior das rotas, muitas vezes, conseguindo atender a roteiros não tão comuns no país.

Outra vantagem que precisa ser destacada é que a FTL possibilita maior cuidado e segurança no transporte de mercadorias que exigem condições especiais, seja em relação à refrigeração, seja em relação a embalagens diferenciadas, seja em relação à disposição que o item precisa ter durante o frete. O espaço totalmente dedicado facilita muito esses tipos de cuidados, o que pode resultar em diminuição de perdas.

Como prometemos analisar cada uma das modalidades de maneira mais profunda, seria até injusto se focássemos todo o artigo somente em falar dos pontos positivos delas.

Apesar de todos os benefícios da FTL que mencionamos até aqui, há também alguns pontos que podem representar dificuldades, por exemplo: exatamente por trazer vantagens que afetam diretamente o tempo de frete e a exclusividade do roteiro, na maioria das vezes, a Full Truckload exige um investimento mais alto, se comparada à Less Than Truckload. 

Less Than Truckload — LTL

O que é LTL?

Conhecida também como Carga Fracionada ou Carga Consolidada, a modalidade Less Than Truckload, como citado no início deste artigo, indica que o volume da carga é insuficiente para ocupar todo o caminhão. Dessa forma, o espaço é dividido entre mercadorias de diferentes importadores ou exportadores.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do transporte LTL?

Apesar dessa divisão, inicialmente, soar como uma insegurança, o LTL também pode — claro, sempre dependendo da qualidade da transportadora — ser realizado com total segurança e responsabilidade. Inclusive, muitos apostam nesse tipo de transporte porque ele pode representar um melhor custo-benefício. Isso porque o volume de carga que precisa transportar não é mesmo suficiente para completar um caminhão, sendo muito mais vantajoso dividir os custos do frete com outros importadores ou exportadores do que arcar com os custos totais sozinho.

Nesse ponto, já enxergamos outra vantagem do Less Than Truckload: se você atua com mercadorias de menores portes, dificilmente, terá material suficiente para lotar um caminhão. Sendo assim, essa modalidade de transporte passa a ser, na verdade, um possibilitador de empresas que atuam e dependem do frete de pequenos volumes.

Agora, novamente, mostrando os “dois lados da moeda”, precisamos também citar alguns aspectos que podem não ser muito positivos ao optar pelo LTL. Talvez o principal deles seja mesmo o tempo estimado para a entrega.

Em um contraponto direto em relação ao FTL, o Less Than Truckload, em geral, não possibilita tanta agilidade no frete (apesar de existirem exceções), até porque será necessário respeitar o cronograma que será determinado pela transportadora, que levará em conta todos os clientes que incluíram suas mercadorias no mesmo caminhão.

Como escolher entre Full Truckload ou Less Than Truckload?

Depois de expormos os significados de Full Truckload e Less Than Truckload, de mostrarmos as diferenças entre eles e de mencionarmos as principais vantagens e desvantagens entre cada um desses tipos de transporte, é importante ressaltarmos que não há, diretamente, um melhor que o outro, mas, sim, situações em que um ou outro podem ser mais indicados. 

Por exemplo: se a agilidade no frete é imprescindível para o transporte de que você está precisando, talvez valha a pena contratar o transporte FLT, mesmo que o volume de carga não seja suficiente para completar o caminhão. Por outro lado, se a empresa só opera com volumes pequenos, mas depende dos fretes para continuar trabalhando, o LTL poderá possibilitar a continuidade da operação. 

Em outro exemplo, podemos mencionar empresas que precisam de transportes de mercadorias delicadas, que exigem cuidados especiais, para as quais, certamente, o FLT é uma ótima opção. Da mesma forma, há empresas que estão operando com orçamentos apertados, para as quais a divisão dos custos permitida pelo LTL cai muito bem.

Independentemente da sua necessidade no momento, e mesmo que você esteja apenas buscando entender melhor o tema, esperamos que este conteúdo tenha ajudado na melhor compreensão sobre esses dois populares tipos de transporte. Fique de olho no nosso blog, pois temos sempre novas informações desse segmento.

E, caso esteja buscando por opções de frete, tanto para Full Truckload quanto para Less Than Truckload, lembramos que, na Fretebras, é possível encontrar ótimas opções em ambos os tipos de transporte, com caminhões de excelente qualidade e boa disponibilidade. Entre no nosso site e confira!

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *