Você já ouviu falar de endosso em seguros e gerenciamento de risco? Sabe como e quando solicitá-lo? Bora descobrir como essa prática vai manter suas apólices de seguro atualizadas e aumentar a proteção de suas cargas. Para transportar com tranquilidade, se liga no conteúdo abaixo!

O que é um endosso em apólices de seguro?

O endosso é uma modificação formal feita em uma apólice de seguro que já existe. Ele pode incluir, remover ou alterar coberturas e termos. A função dele é atualizar a apólice com novas informações sobre o segurado ou o bem. 

Podemos dizer que o processo garante que a apólice sempre esteja de acordo com a situação atual do segurado. Isso evita inconsistências e mantém a cobertura adequada.

Não solicitar um endosso quando necessário pode gerar recusas de cobertura ou até a anulação da apólice. Esteja sempre atento às mudanças e atualize sua apólice!

No transporte de cargas, essa prática acontece para atualizar informações da carga ou do responsável por ela nos seguros. 

Quando solicitar?

Existem algumas situações específicas. Dá só uma olhada!

Mudança no valor do bem segurado (a sua carga)

Se o valor do bem segurado mudar significativamente, é essencial solicitar um endosso. Isso garante que a apólice cubra o valor atualizado. Por isso, fique de olho nas movimentações do mercado. Sabemos que as variações de produtos podem acontecer a qualquer hora, sem aviso.

Alterações nas condições da apólice

Mudanças nas condições associadas ao bem segurado, como seu uso, podem exigir um endosso. Isso corrige a cobertura conforme a nova situação.

Adição ou remoção de coberturas

Endossos permitem adicionar novas coberturas ou remover aquelas que não são mais necessárias. Sempre ajuste a proteção conforme suas necessidades.

Situações para solicitar ensosso

  • Aumento no valor da carga
  • Mudança no tipo de carga
  • Adição de novas rotas
  • Alteração no método de transporte
  • Extensão do período de cobertura
  • Mudança nas condições de transporte
  • Aumento na frequência de envio
  • Mudança na embalagem ou manuseio
  • Expansão de entidades cobertas
  • Adição de itens de alto valor

Tipos de endossos

Inclusão

Adiciona novas coberturas ou aumenta os limites das coberturas existentes. Ideal quando acontece a aquisição de novos bens, como a mudança na quantidade de carga transportada.

Exclusão

Remove coberturas que não são mais aplicáveis ou necessárias. Útil para simplificar a apólice e reduzir custos de transporte.

Alteração

Modifica termos e condições existentes sem adicionar ou remover coberturas. Pode ajustar valores segurados ou cláusulas da apólice. Um exemplo aqui seria a alteração da rota de transporte.

Como solicitar um endosso

Comunicação

Primeiro, fale com seu corretor de seguros. Ele comunicará à sua seguradora ou gerenciadora de riscos sobre as mudanças necessárias. Esse profissional é, geralmente, uma pessoa de confiança das empresas na hora de tomar uma decisão.

Documentos

Você pode precisar fornecer documentos adicionais, como avaliações ou comprovantes de mudanças. Isso facilita a revisão e aprovação do pedido.

Aprovação

Após a solicitação, a seguradora avaliará as mudanças. Se aprovadas, elas serão implementadas na apólice. O processo pode variar em complexidade e duração.

O endosso e o gerenciamento de risco

Manter a apólice atualizada com endossos garante que todas as informações estejam corretas. Isso evita problemas durante a ocorrência de sinistros.

Afinal, os endossos garantem que as coberturas sejam adequadas às suas necessidades atuais. Ao ajustar a apólice conforme necessário, você minimiza os riscos no transporte de cargas

Se, no momento inicial, um determinado risco não foi identificado, o endosso pode aumentar sua cobertura depois para aumentar a proteção.

O endosso e o gerenciamento de risco estão muito relacionados. Sabe por quê? As mudanças nas apólices dos seguros influenciam todo o trabalho das gerenciadoras, deixando claro o que está protegido. Algumas dessas modificações são:

  • Atualização de valor, tipo ou condições de transporte da carga.
  • Adequação da cobertura, garantindo proteção contra novos riscos.
  • Identificação e correção de lacunas na cobertura.
  • Proteção adequada sem precisar contratar uma nova apólice.
  • Conformidade com requisitos legais, que podem mudar com o tempo ou com novas condições de transporte.

Lembre que é preciso de uma formalização e autorização de uma gerenciadora de risco específica para fazer o endosso (o seguro e gerenciamento andam lado a lado). Existem apólices que listam as gerenciadoras de risco autorizadas. Então, confira essa informação!

Solicitar o endosso é essencial para manter suas apólices de seguro de acordo com sua realidade. Isso ajuda a minimizar riscos desnecessários, aumenta a cobertura e evita precisar fazer outro seguro. 

Agora que você já entendeu o que é e quando solicitar o endosso, bora para o próximo aprendizado. Vem aprender agora como criar um fluxo de caixa para sua transportadora!