Você tem uma transportadora e quer lidar (melhor) com as finanças do transporte de cargas? Então, esta matéria é para você!
Como cada frete gera uma série de gastos, é importante entender bem os custos e as despesas das operações de uma transportadora. Para isso, veja abaixo as informações.
Diferenças entre custos e despesas
Para começar, as transportadoras têm alguns gastos inevitáveis, ao passo que outros servem para manter o negócio funcionando. Esses dois tipos de gastos se dividem em custos e despesas.
Custos
Eles estão diretamente ligados à operação de transporte. Sem eles, não dá para manter a carga armazenada ou levá-la para o destino.
Despesas
Elas mantêm a estrutura da empresa funcionando, mas não se relacionam com a entrega da carga.
Por exemplo, o diesel para mover os caminhões é um custo, porque sem ele não é possível transportar a carga. Já o aluguel do escritório da transportadora é uma despesa, pois é necessário para o suporte operacional, mas não impacta diretamente a entrega.
Compreender essa diferença vai te ajudar a controlar melhor o fluxo de caixa e identificar oportunidades de economia. Assim, você tomará decisões estratégicas para melhorar os lucros.
Exemplos de custos
Os custos da transportadora estão diretamente ligados ao transporte das cargas. Assim, eles variam conforme o volume de operações, as rotas e os tipos de carga. Desse modo, monitore tudo de perto para evitar desperdícios e aumentar os rendimentos, combinado?
Veja, então, alguns exemplos:
- Combustível: o diesel é fundamental para manter os veículos rodando. É um dos maiores custos operacionais;
- Manutenção da frota: inclui troca de óleo, revisão de motores e troca de peças. Isso garante que os caminhões viajem com segurança;
- Pneus e rodagem: um gasto recorrente devido ao desgaste natural. Pode variar de acordo com o volume de operações e as condições das estradas;
- Pedágios e taxas de rodagem: são inevitáveis em algumas rotas e a entrega da carga depende deles;
- Mão de obra: pagamentos dos motoristas e outros profissionais diretamente envolvidos nas entregas;
- Seguros da carga: proteção que garante a segurança das mercadorias transportadas.
Exemplos de despesas
Já no caso das despesas de uma transportadora, elas garantem o funcionamento do negócio como um todo. Assim, abrangem tanto a gestão administrativa como os serviços auxiliares.
É importante destacar que as despesas não estão diretamente ligadas às operações de transporte. Mas isso não quer dizer que elas não sejam importantes. Na verdade, são essenciais para manter a estrutura da empresa.
Confira os exemplos de despesas das transportadoras:
- Aluguel: espaços como escritórios e galpões são necessários para administrar e armazenar cargas, apoiando todo o suporte operacional;
- Contas de serviços: água, luz, telefone internet etc.;
- Salários administrativos: remuneração de profissionais como contadores, gerentes e atendentes;
- Impostos: tributos como IPI, PIS, COFINS, ICMS etc.;
- Marketing e publicidade: investimentos para atrair novos clientes e divulgar serviços;
- Plataformas e softwares úteis: plano da Fretebras, controle financeiro etc.;
- Treinamentos: programas para qualificar e capacitar caminhoneiros e outros funcionários.
Classificação dos custos e despesas
Pensando em facilitar e organizar melhor o dia a dia do seu negócio, os custos e as despesas podem ser fixos ou variáveis. Tudo isso vai depender do volume de fretes da sua transportadora.
Saber classificá-los te ajuda a prever os impactos da operação, fazer um bom planejamento financeiro, e traçar estratégias para reduzir gastos. Para não deixar dúvidas, vamos ver alguns exemplos práticos?
Custos e Despesas Fixas
Esses gastos não mudam, mesmo que a empresa tenha mais ou menos fretes.
Exemplos de custos fixos: licenciamento anual dos veículos e seguro obrigatório da frota.
Exemplos de despesas fixas: aluguel do escritório ou galpão e assinaturas de plataformas e softwares de gestão.
Custos e Despesas Variáveis
Os gastos aqui aumentam ou diminuem conforme o volume de fretes.
Exemplos de custos variáveis: consumo de combustível, manutenção de pneus e peças etc.
Exemplos de despesas variáveis: gastos com viagens administrativas, pagamento de comissões por novas cargas contratadas etc.
Como analisar os custos e despesas?
Quer manter seu negócio lucrativo e competitivo no mercado? Isso é ótimo! Então, faça uma análise eficiente dos custos e das despesas da sua transportadora. Para isso, siga as etapas abaixo.
Centralize os registros
Separe os custos e as despesas. Nesse momento, vale usar sistemas ou planilhas para registrar todos os gastos.
Calcule o custo por quilômetro rodado
Após anotar todos os custos de operação, divida-os pela quilometragem total. Feito isso, você entenderá quanto custa rodar.
Acompanhe os gastos fixos e variáveis
Identifique quais gastos podem ser reduzidos sem prejudicar a operação. Por exemplo, renegociar contratos ou otimizar rotas.
Otimize as rotas
Prefira trajetos mais curtos ou com menos pedágios para reduzir os custos variáveis. Mas nunca abra mão da segurança, certo?
Invista em tecnologia
Ferramentas de rastreamento, gerenciamento de risco e controle de frota apontam os desperdícios e melhoram a eficiência. E sua transportadora pode ter tudo isso com a Fretebras!
Como estão suas operações financeiras?
Fazer uma gestão de transportes eficiente não é tão complicado quanto parece. Acompanhar tudo de perto vai ajudar a reduzir os custos e fortalecer a presença da sua empresa no mercado.
Para aprofundar mais sobre o assunto, confira a matéria Gestão financeira para transportadoras: 9 práticas obrigatórias. Aproveite as dicas e conte com a Fretebras para te ajudar no transporte rodoviário de cargas!
Formada em letras e atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.