Um fato que sempre existiu no setor de transporte rodoviário de cargas e fretes é a transportadora ter que contar com caminhoneiros autônomos para suprir suas demandas. Isso porque a maioria delas não tem frota própria e, em caso contrário, também não conseguiriam atender a todas as necessidades dos contratantes. Neste post, você conhecerá melhor uma empresa que tem revolucionado esse mercado, a Fretebras, que, com soluções simples, facilita a vida tanto das transportadoras quanto dos caminhoneiros. Conheça a Fretebras!
Antigamente, nas estradas, existiam os pontos de parada dos caminhoneiros, que, geralmente, eram pátios dentro dos postos de combustível. Ali mesmo funcionavam as filiais de transportadoras, por meio de pequenas portas e minúsculas salas físicas, nas quais eram feitas as prospecções ativas dos caminhoneiros, a fim de contratá-los.
Dessa forma, a transportadora contava com uma lousa de giz na porta da sala, contendo os fretes disponíveis. Do outro lado, os caminhoneiros esperavam a empresa colocar uma plaquinha com o frete de interesse. Até 2008, era assim que as coisas funcionavam. Na verdade, esse sistema ainda existe, contudo, obviamente, é cada vez mais raro.
Inclusive, várias vezes, as transportadoras precisavam ir atrás de caminhoneiros para os fretes. Essa busca acontecia quando alguém pegava uma moto e rodava o pátio atrás de um caminhoneiro que pudesse atender a uma demanda específica.
Nesse cenário, existiam muitos riscos — de atrasar e de não conseguir entregar a carga, por exemplo. Era muito difícil ligar para várias pessoas até conseguir o caminhoneiro com o perfil certo, que aceitasse fazer a rota, que tivesse o caminhão ideal e que estivesse de acordo com determinado preço, além de ser confiável.
Diante de tudo isso, é possível perceber que era um mercado muito ineficiente para os dois lados. Para a transportadora, era difícil fazer a contratação do caminhoneiro, demandando muito tempo e com um grande desafio na busca e na contratação de autônomos.
Por outro lado, para o caminhoneiro, também era um problema, com ineficiência e desperdício de tempo buscando o frete ideal que ele quisesse fazer.
Em 2008, uma oportunidade de suprir tudo isso foi encontrada pelos sócios-fundadores da Fretebras, que levaram esse mundo para o ambiente online. Foi quando nasceu a marca.
Portanto, a Fretebras surgiu há 10 anos, em Catalão, Goiás. A empresa foi fundada para resolver as formas de conexão entre as transportadoras e os caminhoneiros autônomos, visto que, em outros tempos, essa era uma dor muito grande no mercado de transportes rodoviários de cargas e fretes.
A verdade é que, em 1998, surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma online para a divulgação de fretes, veículos, produtos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas. Esse projeto ganhou o nome de Frete Net e foi lançado no ano 2000.
Naquele tempo, a internet ainda não tinha um grande alcance e o projeto foi interrompido. Em 2006, a ideia foi retomada com novo nome — Fretebras. Diante de um crescimento exponencial da internet, mídias sociais e tecnologias e da popularização dos smartphones, a consolidação da marca e a difusão de seus serviços tornaram-se uma realidade.
Portanto, em 2008, o site foi lançado; em 2013, o aplicativo Fretebras Checkin; e em 2015, o primeiro site do segmento dedicado para celular.
O gerente de novos negócios da Fretebras, Bruno Hacad, explica que “quando o caminhoneiro está no aplicativo, ele consegue fazer o check-in, indicando que está disponível. Com isso, quando uma empresa cadastra uma carga, não consegue apenas receber ligação, mas pode também, ativamente, pegar uma lista de motoristas recomendados e ligar para eles”.
“Com o objetivo de atender à principal proposta de valor da Fretebras para a transportadora, ou seja, conseguir um caminhão qualificado o mais rápido possível para atender à demanda, é possível receber ligações dos caminhoneiros interessados”, afirma Bruno.
“Também existe uma forma de a própria transportadora entrar em contato com o caminhoneiro para uma prospecção ativa e aumentar ainda mais as chances de conseguir um caminhão”, explica o gerente.
O suporte serve para resolver qualquer tipo de problema, e a Fretebras disponibiliza o atendimento, que é a porta de entrada para saná-lo. Por exemplo:
Esse é um canal de tratativas de problemas relacionados com o frete. É uma maneira de fazer monitoramento e qualificação constantemente. Exemplos de casos resolvidos pela ouvidoria em horário comercial, das 8h às 18h, de segunda a sexta, são:
Destacada pelo pioneirismo e pela liderança de mercado, a Fretebras conta com a plataforma mais antiga e conhecida do mercado, além da maior base de caminhões — são 300 mil veículos.
“Trata-se de uma plataforma simples e fácil de usar, com boa usabilidade na publicação de cargas e contratação de caminhoneiros. Nesse sentido, a transportadora utiliza o site, entrando na central do assinante. O caminhoneiro, por sua vez, utiliza o aplicativo Fretebras”, explica Bruno.
Outro diferencial importante é a preocupação com a segurança e a confiabilidade, visto que a Fretebras tem uma equipe dedicada para validar cadastros, tanto dos caminhoneiros quanto das empresas.
Por fim, mas não menos relevante, como dissemos, na Fretebras, existe uma área de ouvidoria dedicada à resolução de problemas e à tratativa das partes. “Quando uma empresa reclama de um caminhoneiro, ela trata. Quando um caminhoneiro reclama de uma empresa, ela também cuida disso”, reforça o gerente de novos negócios. Conheça a Fretebras.
Concluindo, estamos falando de uma organização com visão de futuro que trabalha constantemente para melhorar a plataforma. Com a melhoria, ela terá um trabalho maior para qualificar ainda mais os caminhoneiros, e isso quer dizer mais confiança.
Para facilitar mais a usabilidade dessa plataforma, a Fretebras trabalha em novas frentes para conseguir agregar mais funcionalidades que já faz fora dela.
E então, gostou dos nossos diferenciais? Conheça a Fretebras. Teremos muito prazer em atendê-lo!
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
Já teve problemas como atrasos nas entregas ou cancelamentos por não encontrar caminhões com a…
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
This website uses cookies.