Caminhoneiro, você tem a sensação de que trabalha, trabalha, mas não sai do lugar? Já parou para pensar se está tendo prejuízo no transporte rodoviário de cargas?
Para te ajudar, preparamos esta matéria. Ela vai te ajudar a entender seus custos e o que precisa analisar ao aceitar uma carga. Boa leitura!
Entenda seu negócio
Sim, você leu certo! É preciso encarar o seu caminhão como o seu negócio, ou sua empresa. Com isso em mente, analise a sua realidade:
- Que valor precisa faturar por mês?
- Qual é seu veículo e em que condição ele está?
- Qual carroceria você utiliza?
- Que produtos ou que tipo de frete você pode fazer?
- Quantos fretes pode fazer por semana ou por mês?
- Trabalha com o agro? Se for o caso, consegue cargas em épocas especiais, como safra e safrinha?
Aqui listamos alguns exemplos que te ajudam a compreender a situação do seu negócio e seu trabalho. As respostas a essas perguntas acima servem de base para analisar seus custos, que vamos entender mais a seguir.
Analise seus custos
Como definir os custos e melhorar seu trabalho como caminhoneiro autônomo? É preciso saber e conhecer bem os custos do seu caminhão e os seus como motorista.
Seu caminhão
Os custos do seu veículo consomem grande parte do faturamento, assim, saber tudo o que está envolvido evita surpresas. Também ajuda a calcular corretamente o valor mínimo de frete para manter seu negócio saudável e com lucros. Então, não se esqueça de levar em conta:
- Desgaste de pneus;
- Pedágios do frete;
- Consumo de diesel ou outro combustível;
- Gastos com manutenção preventiva, preditiva e corretiva;
- Documentações do veículo.
Seus custos como motorista
Aqui a lista diminui, mas ainda existe. Sendo caminhoneiro, você tem custos para manter as documentações atualizadas e os exames em dia. Um deles é o exame toxicológico.
Que tal reduzir os custos?
A conta ficou alta? Não se desespere. É importante, então, diminuir os custos para você poder manter a saúde financeira na estrada, combinado?
Para isso, acompanhe dicas de como economizar na rodagem e equilibrar as finanças na estrada. Além disso, esteja preparado para enfrentar imprevistos e não perder oportunidades.
Tendo tudo isso em mente, chegou a hora de analisar se aquela oferta de frete que você viu é um bom negócio para você.
Avaliando as cargas
Depois de filtrar as opções de carga de acordo com seu veículo e carroceria, aparecem tantos resultados que você não sabe por onde começar? Comece analisando:
- Qual é o prazo?
- Qual é a distância?
- Qual é a forma de pagamento?
- O pedágio será pago pela transportadora?
Se as respostas indicarem que esse frete é interessante, verifique outros detalhes, como:
- Você precisará se deslocar muito para carregar o caminhão ou está próximo da sua localização?
- O local da entrega tem chances de conseguir carga para o caminhão não retornar vazio?
- Dá para complementar a carga na ida ou na volta, se necessário?
Caso a carga ainda pareça boa e atraente, faça a última pergunta: o valor está igual ou acima do que você calculou como preço mínimo para ter lucro?
Quando a resposta for positiva, significa que esse frete é uma boa opção para você!
Saiba negociar
Por fim, de nada adianta entender todos os custos, analisar as cargas e escolher a mais interessante se você não souber negociar os fretes com a transportadora. É nesta etapa que você pode “vender o seu peixe” e explicar por que cobra o valor que está pedindo.
Assim, aproveite para explorar pontos como o seu veículo estar em bom estado, sua experiência na estrada e boas referências. E, se for o seu caso, fale de suas qualidades como entrega no prazo, cuidado com a carga, direção defensiva etc.
Fretebras e você: uma parceria de sucesso!
Quer ter bons fretes e negociar e viajar com segurança? Então, faça seu cadastro gratuito e conte com a Fretebras.
Agora, se você não quer se preocupar em fazer manualmente os cálculos de custos para focar no que realmente importa, a gente tem a solução! Sendo um motorista VIP, você tem acesso à calculadora de fretes. Ela calcula o valor que deve pedir de frete levando em conta seu caminhão, o lucro desejado, os custos etc.
Então, garanta já os benefícios de ser um motorista VIP e bons negócios!

Formada em letras e atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.