Bora bater um papo para entender como as secas e estiagens prejudicam o agronegócio? A produtividade na agricultura é muito influenciada pelas condições climáticas. Afinal, o volume das chuvas faz toda a diferença no sucesso da colheita.

Além de explicar detalhadamente a relação entre o clima e o agro, a gente vai te mostrar como lidar com o período sem chuvas e reduzir o prejuízo. Também vamos dar uma olhada nas previsões climáticas para 2023 para não ser pego de surpresa. Vamos lá!

Efeito das secas e das estiagens no agronegócio

Não é novidade para ninguém que o clima afeta bastante a agricultura, para o bem ou para o mal. Afinal, seus efeitos podem contribuir para o desenvolvimento das mais diversas culturas ou impor sérios desafios à produção. Entre todos os fatores climáticos, a seca é o que mais preocupa os produtores rurais, já que, em casos extremos, ela pode provocar a perda total da lavoura.

Mas o que é a seca? Basicamente, ela é caracterizada pela falta de chuvas por longos períodos. Isso pode provocar grande desequilíbrio hidrológico (quantidade de água necessário para o desenvolvimento) em determinadas áreas, especialmente por conta da redução nos índices de água disponível no subsolo.

Vale lembrar que seca e estiagem não têm o mesmo significado. A seca se refere a longos períodos sem chuva e estiagem, por sua vez, é mais branda e pode se limitar a períodos em que a chuva esperada não acontece. Porém, ela também pode prejudicar a lavoura, mesmo que os riscos provocados pela seca sejam muito mais sérios.

Prejuízos no agro

O principal efeito negativo das secas é a redução da produtividade, já que a falta de chuvas por longos períodos reduz o abastecimento de água, fazendo com que as plantas cresçam menos e com menor qualidade. Então, os produtores sentem no bolso a grana ficar mais curta.

Há também o risco de haver menor disponibilidade de água em reservatórios e rios, o que afeta as plantações, o gado e toda a população. Inclusive, a gente não pode esquecer da possibilidade de diminuição da oferta de alimentos, já que a produção diminui.

Como lidar com a seca

Embora a seca seja um grande desafio para a agricultura, algumas medidas podem auxiliar o produtor a encarar o problema. Um dos pontos positivos é que o avanço da tecnologia ajudou a conhecer melhor o clima. Assim, é possível prever com antecedência a ocorrência de secas ou estiagens e se preparar para enfrentá-las.

Além disso, a adoção de técnicas de conservação do solo também pode auxiliar na manutenção da umidade e na redução dos impactos da seca. Exemplos:

  • Fazer o plantio em curvas de nível;
  • Terraceamento;
  • Plantio em cordões;
  • Plantio em contorno.

O armazenamento de água é importantíssimo nas regiões afetadas pela seca. Ele pode ser feito com cisternas, barragens subterrâneas e poços artesianos… A melhor opção vai depender das características de cada região.

A irrigação é outra medida importante para controlar a umidade do solo, e aumentar a produtividade. Também é válido escolher culturas resistentes e fazer o plantio direto em solo coberto por resíduos vegetais.

Previsões climáticas para 2023

O portal Agro Insight indica que alguns estados terão índices de chuva abaixo da média histórica, o que pode levar a estiagens a partir de maio. São eles:

  • Nordeste: oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, Paraíba e Pernambuco terão chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média.
  • Norte: o sul da região amazônica também terá chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média.
  • Centro-oeste: a previsão é de precipitação abaixo da média histórica no Mato Grosso do Sul.
  • Sul: algumas partes de Santa Catarina e do Paraná terão chuvas abaixo da média.
  • Sudeste: grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo terão chuvas abaixo da média histórica.

Em geral, os cultivos de primeira safra foram beneficiados pelas chuvas, mas a redução delas a partir de maio pode afetar as culturas de segunda safra.

As notícias são boas para a safra de grãos

Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos durante o ciclo 2022/23 deve alcançar a marca de 312,5 milhões de toneladas, o que representa um significativo aumento de 15% em relação à safra anterior, totalizando um acréscimo de 40,1 milhões de toneladas. No entanto, ainda há um risco considerável para essas culturas em regiões que enfrentam escassez de chuvas.

Viu como as secas e estiagens prejudicam o agronegócio? Apesar de não ser possível controlar o clima, você pode ficar de olho nas previsões e criar estratégias para os períodos sem chuva. A gente também viu que, apesar da previsão desfavorável em algumas regiões, 2023 tem tudo para ser o ano do agro brasileiro, principalmente no cultivo de grãos.

Baixe gratuitamente a 9ª edição do Relatório Fretebras! Você vai descobrir tudo o que aconteceu no transporte rodoviário de cargas em 2022, não só influenciado pelas secas e estiagens, mas por vários outros fatores. Vem entender o que deu certo e o que não foi tão bom assim!

Compartilhe: