A tecnologia está transformando, para muito melhor, o transporte rodoviário de cargas! As novas possibilidades de fonte de energia, como os caminhões elétricos, tornam a atividade mais limpa, sem perder eficiência.

Já pensou em posicionar a sua transportadora como um nome forte em responsabilidade ambiental? Transportar sem poluir é, não só possível, mas viável. A gente facilita a sua vida e te explica tintim por tintim dessa alternativa. Recarregue sua bateria e siga com a leitura!

Caminhões elétricos como opção

Em vez dos tradicionais motores movidos à combustão, os caminhões elétricos contam com peças que demandam energia elétrica para dar vida ao veículo. Então, o tanque de combustível passa a dar lugar a uma bateria que é potente e silenciosa ao mesmo tempo. Sem a necessidade do escapamento de fumaça, o ruído diminui consideravelmente.

Os caminhões elétricos são opções sustentáveis no transporte de cargas. Para aplicar essa vantagem, você não precisa ter nenhum prejuízo nos fretes. Afinal, esses veículos contam com a força necessária para levar a carga até o destino sem problemas.

Diversificação energética

O caminhão elétrico não é a única opção para você, que pensa em dar um passo importante a favor da sustentabilidade. Também são possibilidades já disponíveis:

  • Caminhão movido a gás;
  • Caminhão híbrido, que possui dois motores, um elétrico e outro movido a diesel;
  • Biocombustível, incluindo o biodiesel.

Hoje, você não precisa ficar mais refém dos combustíveis tradicionais com as frequentes oscilações de preço que cansamos de ver nos postos. Com a diversidade energética, temos opções sustentáveis e eficientes para quem passa o dia nas estradas. Cada alternativa tem suas características próprias, vantagens e desvantagens.

Por isso, vale a pena entender melhor, incluindo a estrutura e a manutenção dos caminhões, antes de fazer o investimento. A nossa intenção com este artigo é te mostrar que as possibilidades vão além do diesel e da gasolina.

Podemos seguir por um caminho mais limpo, pensando no futuro dos nossos filhos e no nosso próprio impacto no meio ambiente. Como você gostaria de ser lembrado? A marca que deixa no planeta influencia nessa imagem!

Vantagens dos caminhões elétricos

Os caminhões elétricos contribuem para a descarbonização, ou seja, reduzem o nível do CO2 e outros gases liberados na atmosfera porque são ecologicamente mais corretos. A solução sustentável, de baixo impacto social, aparece justamente no momento que o mundo sofre com as consequências da poluição atmosférica, desencadeadora do efeito estufa.

Outra vantagem é a capacidade de integração dos caminhões elétricos com diversas tecnologias. É possível, por exemplo, fazer conexões com rastreador, motor, direção e computador de bordo.

Se você tem alguma resistência quanto ao motor elétrico, a gente te convida a rever o seu conceito. Ele possui a mesma eficiência do motor de combustão. Alguns modelos têm autonomia de até 200km, mas a expectativa é que a tecnologia aprimore ainda mais o recurso. Inclusive, temos testes em curso para aumentar a força dos veículos.

Apesar de o preço do caminhão elétrico ser, ainda, três vezes mais caro do que o tradicional, seu custo operacional é 65% menor. Afinal, o quilowatt é mais eficiente do que o diesel, ou seja, é mais econômico em relação ao quilômetro rodado.

Como o caminhão elétrico se diferencia de um veículo comum?

A principal diferença entre o caminhão elétrico e o movido a diesel é o funcionamento do motor. Enquanto o primeiro usa uma bateria recarregável (energia limpa), o outro utiliza da combustão (geradora de poluentes) para colocar o veículo em movimento. Por causa desse mecanismo, outros aspectos, consequentemente, ficam diferentes.

O caminhão elétrico é mais silencioso, já que não utiliza do ruidoso escapamento de fumaça. Ele também é mais pesado, devido a sua estrutura. No entanto, não há diferença de potência entre eles. Pode relaxar quanto a isso, beleza?

Desvantagens do caminhão elétrico

A primeira desvantagem dos caminhões elétricos é o seu custo, três vezes maior do que os veículos tradicionais. O veículo também demanda um tempo de recarga a depender do modelo — em média 4h para a carga total —, fazendo com que você se programe para a atividade e não fique, literalmente, sem energia.

Por fim, é preciso reconhecer bem os trechos que você passar, identificando os locais com estrutura para carregamento da bateria.

Caminhões elétricos como tendência no setor

A Volkswagen é a primeira fabricante de caminhões elétricos no Brasil. Ela já disponibilizou no mercado o modelo e-Delivery nas versões de 11 e 14 toneladas. A FNM-Agrale, a JAC Motors e a BYD também apostaram nesse nicho, trazendo mais opções ao caminhoneiro.

Na Europa, a venda desse tipo de veículo é bastante forte e a tendência é que, nos próximos anos, a categoria ganhe força por aqui também.

Agora, você já pode se considerar um entendedor principiante dos caminhões elétricos, que não perdem em nada para os tradicionais. Esses veículos cumprem uma importante função socioambiental, sendo uma alternativa para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera.

Pensar em maneiras de reduzir o impacto negativo no meu ambiente é preocupação de todos que passam o dia nas estradas. Este conteúdo dá pistas sobre como deixar uma marca limpa no planeta, sem perder a qualidade no trabalho. Como você deve estar pensando em economizar para comprar novos caminhões elétricos, a gente te ensina 11 maneiras de reduzir seus custos logísticos. Clique aqui e descubra!

Compartilhe: