Você quer um caminhão de carga pesada, mas está em dúvida de qual modelo escolher? Já pensou em um caminhão Vanderleia?
A gente já vai adiantar que a carreta Vanderleia tem muitas vantagens e pode se adaptar para vários tipos de fretes. Então, continue lendo aqui para entender mais!
O que é o caminhão ou carreta Vanderleia?
O caminhão Vanderleia é uma das carretas mais famosas entre os caminhoneiros. É um veículo pesado que conta com três eixos, tendo um espaço maior entre eles.
Essa estrutura distribui bem melhor o peso em comparação com uma carreta comum. Isso permite que a Vanderleia consiga transportar mais carga. Alguns modelos têm o seu primeiro eixo ligado à direção, podendo virar junto com o volante.
A história do caminhão Vanderleia
A carreta Vanderleia foi criada no final da década de 70. Ela surgiu por causa da necessidade de transportar cargas cada vez maiores, que precisavam de veículos ainda mais fortes.
Além disso, era preciso que os transportes fossem mais versáteis, podendo se adaptar melhor de acordo com as demandas do momento.
Já em 21 de dezembro de 1978, foi assinado o Decreto 82.925. Ele aumentou o Peso Bruto Total Combinado, ou PBTC, da carreta para 45 toneladas. Antigamente os veículos de cinco eixos só podiam transportar 40,5 toneladas no máximo.
Por que a carreta Vanderleia tem esse nome?
O nome do caminhão veio por causa da cantora Wanderléa. Ela ficou bastante famosa na época da Jovem Guarda, liderada por Roberto Carlos. Tem dois motivos possíveis que deram o nome dela ao modelo do veículo.
1. Pouca estabilidade da carreta
A associação com a cantora veio por causa da dança, que lembrava a falta de estabilidade nos eixos. Isso aconteceu porque os primeiros modelos ficavam “dançando”, com um alinhamento fora do comum.
2. Distância entre os eixos
Outro motivo é que diziam que a Wanderléa cantava com as pernas afastadas. Assim, deram o nome dela por causa do espaço entre os eixos do caminhão.
Seja qual for a razão, esse “apelido” pegou e continua até hoje. Mas o que o caminhão Vanderleia tem de diferente? Continue lendo abaixo.
Características do caminhão Vanderleia
A principal diferença da carreta Vanderleia para os outros é que ela tem um eixo a mais. E a disposição ou localização deles é diferente.
Esses eixos têm uma distância entre eles de cerca de 2,40 metros. Com isso, o peso é distribuído de uma forma melhor e a carga transportada fica com mais estabilidade.
É importante mencionar também que a carreta Vanderleia pode ter um quarto eixo levantável. Ele pode ser ajustado de acordo com a necessidade do que ela vai transportar. Essa flexibilidade permite adequar a carga seguindo as regulamentações e as necessidades de cada frete.
Outro detalhe é que o modelo Vanderleia tem a ver com os eixos, e não com o estilo do veículo, combinado? Ela permite adaptações para tanque, baú, frigorífica, graneleira, caçamba, sider e basculante slider.
Além disso, a carreta Vanderleia pode estar em vários modelos. Alguns deles são: carretas LS (Low Semitrailer), rodotrem e o bitrem, por exemplo.
Vantagens do caminhão Vanderleia para fretes
Quer saber os benefícios de fazer fretes com a Vanderleia? Ela é ideal para transportar itens pesados, variedade de cargas e acesso a locais difíceis.
Cargas pesadas
A carreta Vanderleia é muito popular por ser um dos poucos modelos que pode transportar certos produtos grandes ou cargas pesadas. Assim, se você quer fazer fretes com a Vanderleia, saiba que terá mais opções de carga!
Alguns exemplos de cargas pesadas são:
– Máquinas e equipamentos;
– Materiais de construção;
– Cimento;
– Aço;
– Ferro;
– Grãos;
– Fertilizantes;
– Produtos químicos;
– Produtos embalados;
– Alimentos congelados;
– Produtos farmacêuticos.
Variedade de cargas
Versatilidade ou flexibilidade é uma das principais vantagens da carreta Vanderleia. Ela pode transportar desde produtos a granel até equipamentos pesados e volumosos.
Além disso, a capacidade de ajustar o quarto eixo levantável permite transportar cargas especiais, como containers, estruturas metálicas e maquinaria industrial.
Com isso, a Vanderleia costuma ser a preferência das transportadoras que trabalham com vários tipos de carga. Elas podem se adaptar às demandas sem perder a eficiência e a segurança.
Mas é importante lembrar que o motorista que vai dirigir um caminhão Vanderleia precisa ter bastante experiência no volante. Isso acontece porque ela exige muito cuidado na hora de fazer manobras.
Acesso a locais difíceis
Terrenos difíceis ou estradas que não são bem conservadas são ideais para quem tem carreta Vanderleia. Por ser um modelo mais forte e resistente, ela não enfrenta grandes dificuldades nesses locais.
O que esperar da carreta Vanderleia?
Aconteceram muitos avanços nos últimos anos na indústria. Eles foram muito importantes porque melhoraram a eficiência de combustível, os sistemas de assistência ao motorista e o monitoramento de carga.
Até mesmo a IA, ou Inteligência Artificial, é bastante útil nessa área. Ela ajuda a evitar roubos, prevenir fraudes, adequar melhor as viagens, rastrear cargas e resolver problemas como frota ociosa. Isso permite economia de tempo e dinheiro.
Sobre o futuro, os caminhões Vanderleia devem receber novas melhorias para acompanharem as exigências do mercado e das leis ambientais.
Pensando em tudo nisso, é esperado que as carretas sejam cada vez mais leves, diminuam o consumo de combustível e consigam utilizar tecnologias avançadas.
Caminhão Vanderleia é uma boa escolha?
O que você pretende transportar? Para responder a essa pergunta, tem que saber primeiro qual é o veículo que você tem no momento ou pretende ter.
Se a sua escolha for um caminhão Vanderleia, você terá variedade no transporte de cargas com segurança e eficiência. Mas sempre esteja por dentro das regulamentações atuais. Isso vai evitar problemas como multas de trânsito e excesso de carga.
Depois de levar tudo isso em conta, surge outra dúvida: como conseguir mais fretes? A resposta é fácil! Fretebras é a escolha certa para quem quer ter liberdade de escolha e não abre mão de viajar com segurança.
Então, se ainda não fez, cadastre-se já e garanta boas viagens!