A busca por motoristas profissionais é o foco de muitas transportadoras em 2023. Com a crescente demanda por entregas eficientes e seguras, a procura por caminhoneiros qualificados e confiáveis segue em alta no setor de transporte. Afinal, está faltando mão de obra para garantir que as cargas cheguem ao destino com segurança e no prazo estipulado.
A Confederação Nacional do Transporte mapeou essa necessidade, como ilustra a Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário de Cargas, divulgada em 2022. Ela mostrou que 60% das empresas entrevistadas gostariam de aumentar o quadro de motoristas contratados. Porém, 77% destacaram a dificuldade de encontrar profissionais que fossem qualificados para o serviço.
Para que você entenda melhor sobre a situação, a gente vai fazer um panorama da situação, mostrar o que pode interferir na falta de motoristas profissionais e apresentar uma solução para a alta demanda das transportadoras.
Oportunidades para motoristas profissionais
Mas por que as transportadoras estão tão interessadas em contratar motoristas profissionais? Bem, a resposta é simples: eles são confiáveis, eficientes e oferecem segurança no transporte de cargas, o que garante a satisfação dos clientes e a continuidade dos negócios.
Além disso, os caminhoneiros qualificados possuem a experiência e a habilidade necessárias para lidar com situações imprevistas, como congestionamentos, condições climáticas adversas e outros desafios que podem surgir ao longo da jornada.
Problema de mercado
A falta de motoristas qualificados no mercado é um problema crescente para muitas transportadoras. Grande parte delas está lutando para encontrar caminhoneiros com a capacitação necessária para executar o serviço com segurança e eficiência.
Existem vários fatores que contribuem para o aumento na demanda, incluindo a idade avançada da força de trabalho atual e o aumento da regulamentação. Além disso, muitos jovens estão optando por outras carreiras, o que deixa ainda menos opções para as transportadoras.
O problema tem um impacto significativo na indústria de transporte, pois as empresas enfrentam dificuldades para cumprir seus compromissos com os clientes e garantir a entrega de mercadorias no prazo estipulado. A falta de motoristas também pode levar a uma escassez de caminhões e aumentar os custos do transporte, o que é prejudicial para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.
Sazonalidade no setor de transporte e logística
A sazonalidade indica uma época de aumento na procura por certos produtos, sem um padrão constante ao longo do ano. Durante esse período, as vendas das mercadorias são estimuladas, exigindo uma boa gestão logística para garantir que a distribuição aconteça sem problemas.
Há uma ampla variedade de fatores que influenciam a sazonalidade, incluindo datas comemorativas e períodos de colheita de grãos. Quer exemplos? Chocolate tem mais saída na Páscoa, flores vendem mais no Dia das Mães e eletrônicos na Black Friday. Dar conta dessas demandas comerciais envolve contratar ainda mais motoristas.
Qual é a solução para esse problema?
Para se conectar com motoristas profissionais, muitas transportadoras estão investindo em tecnologia de ponta. A Fretebras é destaque nesse quesito porque nossa plataforma faz o frete acontecer em minutos! Somos a sua melhor escolha, e podemos comprovar isso com nossos números: são 20 mil cargas por dia e mais de 1 milhão de fretes em todo o Brasil.
Basta informar sua localização para encontrar os caminhoneiros disponíveis nas proximidades. Todos os nossos motoristas profissionais cadastrados na nossa plataforma têm os perfis validados com prova de vida, checagem do CPF e da CNH em órgãos públicos. A contratação é feita sob medida, ou seja, você só paga pelo serviço, sem a obrigação de encargos trabalhistas nem as despesas do caminhão!
A sua busca por motoristas profissionais acaba agora. Mais de 700 mil caminhoneiros de todo o país usam e aprovam o nosso serviço. Experimente a plataforma Fretebras!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.