O risco de acidentes de trânsito é uma questão que todo mundo que trabalha com o transporte de cargas tem que enfrentar. Por isso, a sua transportadora, como empresa especializada, tem grande responsabilidade na hora de conduzir um frete. Afinal, em caso de problemas, os danos podem ser desastrosos.
A boa notícia é que você chegou na página certa. Se depender da gente, seus fretes serão tranquilos e longe do perigo. Bora entender como a transportadora pode agir para promover a segurança nas estradas!
Acidentes de trânsito no Brasil
Antes de falarmos sobre o papel das transportadoras nesse cenário, precisamos te colocar por dentro da gravidade da situação. Acredita que, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), tivemos quase 65 mil acidentes de trânsito só em 2022?
Os números de 2023 alertam para o cuidado: até outubro, foram 10.060 mortes. É muita coisa, né? E o fator humano responde por 90% dessas situações.
Consequências para a transportadora
Primeiro, bora falar do bolso, porque sabemos que grana é importante. Acidentes de trânsito custam caro, não só em reparos de veículos e carga, mas também em atrasos nas entregas. Cliente esperando é cliente perdido, né?
Além disso, o tempo de manutenção do veículo, que pode durar dias ou semanas, impede a transportadora de continuar em operação. Então, não é só o frete em trânsito da hora do acidente que fica sem chegar ao destino, mas os que estavam agendados na sequência também.
Ah, e não é só o bolso que sente. A imagem da empresa pode ficar manchada. Problemas causam dor de cabeça não só para você, mas também para seus parceiros. Manter uma boa reputação é tão importante quanto entregar a carga no prazo.
Por fim, sendo a consequência mais grave, existe o risco contra a integridade dos motoristas e das outras vítimas. É responsabilidade da transportadora, assim como todos que circulam pelas rodovias, zelar pela vida. Já te mostramos como você pode fazer isso!
Como as transportadoras podem tornar o trânsito seguro
Chegou a hora de falar sério sobre segurança nas estradas. Se liga nas dicas que realmente fazem a diferença. Bora lá!
Condições dos veículos
Vamos começar pelo coração da operação: os caminhões. Uma transportadora consciente sabe que a manutenção em dia é uma obrigação para ficar livre de acidentes de trânsito.
A sua transportadora pode estabelecer uma rotina de manutenção preventiva e preditiva (entenda a diferença aqui), checando regularmente freios, pneus, luzes e outros sistemas. Com veículos em excelente estado, o risco de surpresas desagradáveis na estrada é minimizado. E avise aos motoristas: se sentirem que algo não está 100%, melhor parar e verificar. A pressa pode esperar, a segurança não.
Acomodação correta das cargas
Seguir as normas de acondicionamento é questão de segurança. Então, respeite o limite de peso estipulado pelas regulamentações (entenda aqui) e acomode a carga conforme as características delas. Vale deixar os produtos mais leves por cima, usar tiras e outros materiais para prender as mercadorias, além de equilibrar bem a carga em todos os pontos da carroceria.
Isso não só evita multas, mas também mantém o equilíbrio do veículo, reduzindo os riscos de acidentes. Uma transportadora atenta aos detalhes do transporte não só entrega, mas entrega com segurança.
Treinamento dos profissionais
Conhecimento é poder. Treine o time, identifique falhas e corrija. Motorista bem treinado é aquele que leva cargas com segurança porque sabe ficar longe do perigo. Nesse encontro, vale mostrar como lidar com buracos, chuva, neblina, óleo na estrada, vias impedidas, freadas bruscas e outros tópicos da direção defensiva. Existem formações on-line sobre o assunto para você conferir!
Programas de prevenção de acidentes de trânsito
Se a Volvo conseguiu, por que sua transportadora não pode? A transportadora pode criar iniciativas internas, envolvendo equipes de segurança e gestão, para promover a cultura da prevenção. Campanhas educativas, palestras, workshops, premiações por conduta segura… Tudo isso faz parte do pacote. Seja criativo e incentive comportamentos seguros.
Seguros
Seguro não é só papelada, é um parceiro estratégico. Afinal, ele vai salvar a sua operação em caso de acidentes. Imagina ficar com todo o prejuízo, sem garantia de apoio. Impossível correr esse risco tão alto.
A transportadora pode atuar não só contratando bons seguros, mas também reduzindo os riscos. Isso envolve desde a manutenção preventiva até o acompanhamento do desempenho dos motoristas.
Como orientar caminhoneiros sobre as estradas desfavoráveis
Falamos que o treinamento e o acompanhamento dos caminhoneiros são ações que podem tirar sua transportadora das estatísticas dos acidentes de trânsito. Afinal, como o fator humano é a principal causa dos problemas nas estradas, estar preparado para enfrentar condições adversas é uma atitude poderosa. Se liga!
Levante as possibilidades de riscos
Identifique os pontos críticos, os trechos perigosos, e já planeje soluções, como rotas alternativas. Prevenir salva vidas e cargas. Além disso, também vale a pena ficar de olho na previsão do tempo para que a chuva não pegue o motorista de surpresa.
Estimule a direção prudente
Estimule uma direção consciente, sem pressa, sem vacilos. Isso faz toda a diferença para que a pressão do dia a dia não coloque tudo a perder. Além disso, treine sempre os caminhoneiros, conforme já falamos acima.
Programe as paradas da rota
Programe as paradas estratégicas, evite viagens à noite e jamais incentive os motoristas a dirigir com sono ou por muitas horas a fio para cumprir metas. Inclusive, a Lei do Motorista, que fala sobre isso, deve ser seguida à risca.
Use o rastreamento de cargas
O rastreamento é como um olho mágico, porque te mostra onde está cada veículo, o comportamento do motorista e muito mais. Com ele, você avalia o risco em tempo real e tem um bom histórico para prever problemas.
A segurança nas estradas é um trabalho em equipe. Desde a manutenção dos veículos até a conscientização dos colaboradores, cada ação conta. Por isso, a sua transportadora tem grande responsabilidade na promoção da segurança nas estradas, sem acidentes de trânsito. O que você já está fazendo? Vem entender como a Fretebras pode resolver seus problemas!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.