Você tem uma transportadora, ama o setor de transporte rodoviário de cargas, mas a análise de dados tira a sua paz? Então, fique por aqui que vamos te ajudar com isso.

Muitos acabam deixando de lado a análise de dados, seja porque têm dificuldades, ou mesmo por pensarem que isso só pode ser feito por especialistas do ramo. É o seu caso? Sem problemas. Bora, então, conferir a sua importância na gestão do transporte e como ela pode ser feita!

Explicando a análise de dados

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos esclarecer o que é análise de dados. É a interpretação de números e informações sobre o financeiro da sua empresa.

Desse modo, quem trabalha nesse setor precisa compreender dados “brutos” e saber “ligá-los” aos setores da transportadora. Dessa maneira, será possível melhorar a gestão do transporte e o negócio como um todo.

O que está envolvido na análise de dados

Na verdade, a análise de dados na gestão financeira começa bem antes de conferir planilhas. Além disso, envolve um conhecimento bem mais profundo que uma simples conferência de planilhas.

Então, para que ela aconteça, é preciso: coletar, organizar e interpretar informações financeiras. Feito isso, aí sim dá para reconhecer tendências, prever resultados e tomar decisões com maior confiança e embasamento.

Por que analisar os dados da gestão de transporte

Os dados fazem parte da base de qualquer tomada de decisão e direcionamento para as empresas. Tanto é verdade que o escritor e professor austríaco Peter Drucker disse:

 “Se você não medir, não pode gerenciar.”

— Peter Drucker

Ou seja, para gerenciar ou administrar bem a sua transportadora, você deve olhar primeiro para os dados. Eles podem te indicar o caminho para:

  • Tomar decisões estratégicas: deixando a intuição em segundo plano, é possível analisar com mais clareza e precisão as opções e recursos disponíveis;
  • Identificar oportunidades de negócios: conheça as finanças e saiba quanto tem de recursos. Assim, você poderá não só avaliar boas oportunidades no mercado, como também entender até que ponto pode fazer investimentos ou ajustes;
  • Avaliar o desempenho financeiro: monitore o desempenho financeiro além do acompanhamento do fluxo de caixa, considerando todas as entradas e saídas de dinheiro. Isso significa verificar o resultado das ações realizadas na transportadora. Por exemplo, a quantidade de investimentos, o retorno de medidas como otimização de rotas e o desempenho de cada setor;
  • Prevenir riscos financeiros: saiba que períodos do ano ou que atitudes mais comprometem o caixa da empresa. Consiga, com base nisso, antecipar situações como inadimplência e baixa demanda;
  • Reduzir custos e otimizar recursos: aplicar melhor o dinheiro permite aumentar a eficiência e diminuir desperdícios, como por exemplo, economia de combustível e logística reversa. Mas não tome decisões que comprometam a qualidade ou a produtividade, combinado?

Usando a análise de dados para melhorar a gestão de transporte

Depois de entendermos a importância da análise de dados, como ela pode ajudar na prática da rotina da sua transportadora? Confira a seguir.

1. Identifique os objetivos

Para começar, o que deseja avaliar? Pensando nisso, quais planos sua empresa precisa desenvolver? Registre tudo isso.

2. Defina as áreas que têm mais prioridade

Em segundo lugar, veja quais são os setores que precisam de mais atenção da gestão e concentre-se neles. Feito isso, estabeleça o orçamento de acordo com o que os números mostram. Para isso analise com calma o que precisa de mais recursos.

3. Utilize as ferramentas disponíveis

Na sequência, escolher quais ferramentas de análise de dados fazem mais sentido para a realidade do seu negócio. Existem vários softwares especializados ou mesmo aplicativos. 

Eles funcionam automatizando todo o processo da análise de dados. Podem coletar dados, calcular índices e criar gráficos para ajudar no entendimento e acompanhamento.

4. Elabore os relatórios

Chegou a hora de criar os relatórios! Eles precisam ser claros e objetivos. Afinal, de nada adianta incluir vários números e resultados se eles não puderem ser compreendidos.

Não se esqueça de destacar o que teve um bom desempenho, possíveis descobertas e incluir sugestões de melhoria.

Se decidir utilizar as ferramentas que automatizam a gestão, muitas delas já geram de modo automático. O uso delas agiliza nesta etapa e reduz as chances de erros humanos. 

5. Acompanhe sempre

Além das outras dicas, monitore as métricas com frequência. Assim, você terá mais agilidade para mudar o que precisar e se manter na frente em comparação com a concorrência.

6. Negocie usando a razão

Depois disso, use as informações da análise de dados para argumentar e negociar. Dessa maneira, você vai aumentar as chances de conseguir bons acordos.

Outra dica é ter bem em mente as metas de crescimento da sua transportadora, inclusive nos momentos de negociação.

Eleve o seu negócio com a análise de dados

A análise de dados, como vimos, é bem ampla e dá margem para a tomada de decisões e ajustar o que é necessário. Mas para aproveitar todas as vantagens que ela oferece, não precisa contar com um funcionário especialista dedicado a isso.

É possível ter uma análise de dados segura por meio de ferramentas e aplicativos confiáveis. Aí sim, a partir dos relatórios que eles gerarem, confira todos os apontamentos e aplique o que a sua empresa precisa para crescer e melhorar os serviços oferecidos.

Quer entender melhor sobre os desafios da gestão de transporte? Então, saiba mais sobre isso lendo a matéria Qual a importância de uma gestão de transporte de cargas eficiente?