Os melhores momentos de uma viagem são quando ela começa e quando ela termina, concorda? Basicamente, essas situações são a carga e descarga de produtos. No começo, tem aquela adrenalina de começar algo novo. E no final, rola a sensação gostosa de dever cumprido. Mas, para que tudo ocorra com 100% de aproveitamento, é necessário cumprir algumas regras de segurança. Bora descobrir quais são?
Planejamento estratégico
O planejamento é a espinha dorsal (ponto principal) de uma operação de carga e descarga bem-sucedida. Antes de iniciar qualquer processo, você deve analisar cuidadosamente a natureza da carga. Itens frágeis, como garrafas, demandam espaços de circulação amplos para evitar danos.
Além disso, defina a melhor rota e veja a viabilidade do espaço para estacionar seu caminhão durante o processo. Confirme a hora com a pessoa responsável pelo acompanhamento e tenha a certeza que o veículo é adequado para a necessidade da carga (alguns itens vão melhor no caminhão-baú, outros em carrocerias abertas).
Se forem necessários, providencie, com antecedência, os materiais de suporte, como empilhadeiras, escadas e a mão de obra necessária. Entendido?
Muitos locais determinam uma janela com horário específico para as atividades de carga e descarga. Se o limite é até às 18h, por exemplo, chegue com uma hora de antecedência, pelo menos. Por fim, mas não menos importante, leve toda a documentação junto a você.
Treinamento especializado e ferramentas adequadas
Uma equipe bem treinada fará toda a diferença para o sucesso da operação. Profissionais qualificados são experientes e sempre sabem o que fazer, mesmo em situações de emergência.
Em muitos casos, é o motorista que conduz o processo de carga e descarga. Apesar de ser possível, vale fazer uma análise se o profissional está preparado e realmente dá conta de executar as tarefas. Tem dúvidas? Dê uma olhada na Lei do Motorista.
Investir em empilhadeiras, carrinhos especializados, cintas e paletes não é apenas uma escolha certeira, mas também uma proteção contra acidentes e danos às mercadorias.
Também tem a questão das cargas perigosas que contam com legislação específica. Se for o seu caso, você precisará portar autorização específica das regulamentadoras e se atentar ao processo de carga e descarga especial, que é bem diferente dos demais materiais. São cargas perigosas:
- Explosivos;
- Materiais inflamáveis;
- Substâncias tóxicas;
- Carga radioativa;
- Substâncias corrosivas.
Inspeção
É melhor prevenir do que remediar. Realizar verificações antes do carregamento te dará a dose de tranquilidade que você precisa para viajar com tranquilidade. Um transporte seguro começa com embalagens adequadas e íntegras. Tenha certeza de que isso está garantido.
Sequenciamento lógico
Semelhante a um quebra-cabeça, o carregamento requer uma ordem específica. Itens mais pesados devem ser posicionados primeiro para garantir estabilidade e evitar danos durante o transporte.
Proteção individual
A segurança é prioridade. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas e calçados de segurança, são indispensáveis. Eles vão garantir a segurança do pessoal para uma operação eficiente. Anotou aí?
Sinalização adequada
A sinalização é uma ferramenta importantíssima para evitar acidentes durante a carga e descarga de produtos. Setas indicativas, adesivos e sinais visuais contribuem para uma operação segura e sem contratempos. Então, sinalize o espaço na hora da atividade.
Manuseio especializado
O correto levantamento e manuseio de cargas pesadas são habilidades que não podem ficar de fora da carga e descarga de produtos. Afinal, uma técnica inadequada pode resultar em acidentes graves. Portanto, fique de olho na utilização de posturas corretas e equipamentos apropriados para cada carga. Não adianta improvisar porque o risco é alto demais.
Proteção contra condições climáticas
As condições climáticas podem representar uma ameaça à carga. Proteger as mercadorias contra chuva, vento e outras adversidades climáticas vão preservar sua integridade. Para que dê tudo certo, confira a previsão do tempo, tente fazer a carga e a descarga em locais cobertos, use lonas de proteção.
Pós-carga e descarga
Realizar pausas periódicas para inspeção é outra prática de ouro. Aqui, a ideia é verificar a integridade da carga durante o transporte para evitar problemas futuros.
Armazenamento estratégico
O modo como as mercadorias são armazenadas pode colocar todo o trabalho a perder. A proposta é manter a integridade dos produtos durante o armazenamento, em condições compatíveis com a necessidade da carga (temperatura, umidade, limpeza). Isso minimiza perdas e danos.
Atenção aos detalhes
Seguir precauções rigorosas assegura qualidade e eficiência em todas as etapas. Não tenha pressa e priorize as necessidades de cada carga, do jeito certo, com os equipamentos corretos.
Carga e descarga podem parecer simples, mas exigem segurança em ambos os momentos. Então, certifique-se de que está ciente e preparado para executar todas as etapas do processo. Revise o passo a passo da sua viagem antes de dar a partida no caminhão.
Erros comuns
Algumas ciladas mais comuns incluem:
- Embalagens inadequadas;
- Falta de inspeção;
- Ignorar janelas de entrega;
- Demora na descarga;
- Veículos inadequados;
- Falta de treinamento;
- Falta de locais apropriados para a atividade;
- Comunicação deficiente.
Para evitar erros, além de seguir todas as dicas anteriores, recomendamos investir em embalagens adequadas, realizar inspeções prévias, utilizar sistemas de gestão de entregas, programação eficiente, manutenção regular do veículo, treinamento contínuo e comunicação eficaz.
A logística de carga e descarga pode ser desafiadora, mas, com um planejamento sólido, treinamento adequado e atenção meticulosa aos detalhes, é possível transformar essa tarefa em uma operação segura e eficiente.
Nós temos a solução para um transporte de cargas seguro de ponta a ponta, incluindo o processo de carga e descarga. Na Fretebras, os caminhoneiros passam por um rigoroso processo de cadastro e análise de segurança para acessar os fretes publicados na plataforma. No perfil do motorista, é possível consultar os documentos verificados, as informações do veículo, histórico de viagens e avaliações anteriores. Experimente!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.