Tá querendo adquirir um amigo de estrada, mas a grana está curta? Não se preocupe! A gente foi atrás de todas as informações que você precisa fazer para acertar no financiamento do caminhão.
Chegou a hora de virar um entendedor do assunto e conhecer as principais opções disponíveis para você. Então, pega o café, senta aí e bora aprender!
O que é o financiamento de caminhão?
O financiamento de caminhão é um empréstimo que permite a compra de um veículo, sem a necessidade de pagar o valor total de uma só vez.
Você pode solicitar o serviço a bancos, cooperativas de crédito ou financeiras. Em seguida, o credor vai analisar o seu perfil para identificar se você é elegível ao empréstimo. Então, essa instituição financia o valor e você começa a pagar parcelas mensais, com juros, até quitar a dívida.
Não se assuste com a palavra “juros” nesse contexto. Em muitos casos, eles são menores no financiamento do que em outras modalidades de empréstimo.
Em vez de desembolsar a grana alta, o comprador paga parcelas mensais durante um período específico. Ou seja, é a oportunidade de ter seu caminhão e continuar com grana (capital de giro) para manter suas operações, sacou?
Quais são os requisitos para financiar um caminhão?
Em primeiro lugar, vale deixar claro que o financiamento de caminhão vale para veículos novos ou usados. Outra questão é que empresas e caminhoneiros autônomos (pessoas jurídica e física) têm a opção de usar o recurso, desde que cumpram algumas condições.
No caso do motorista independente, é necessário ter entre 18 e 65 anos. Já para as organizações, é preciso ter a partir de um ano como tempo mínimo de atividade.
Para facilitar a negociação, é desejável já ter, pelo menos, um caminhão no seu nome e experiência como motorista. A habilitação nesta categoria e o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ajudam na comprovação.
Mas se a intenção for adquirir o primeiro caminhão, não se preocupe. Também pode rolar de conseguir o financiamento, com o limite do crédito de metade do valor do veículo. Para isso, os bancos consideram a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) como referência.
Como fazer o financiamento de caminhão?
Para te ajudar a entender, se liga no que você precisa fazer para ter o crédito facilitado.
Analise as opções de financiamento
Existem diferentes modalidades de financiamento de caminhão. A mais indicada vai depender do seu perfil. Dá só uma olhada em algumas opções.
Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
O CDC é ideal para quem quer ter a total propriedade do caminhão desde o início. Essa linha de crédito funciona assim: a instituição empresta uma grana para a compra do caminhão. Até aí nenhuma novidade. A diferença é que o veículo fica no seu nome, sendo de sua responsabilidade a manutenção e o pagamento das parcelas.
Finame Procaminhoneiro
Oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), este programa é voltado para empresas cadastradas na Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame). A vantagem é que você pode financiar de 50% a 80% do valor total do caminhão e começar a pagar após 24 meses.
BNDES Procaminhoneiro
Essa é outra opção do Banco Nacional, mas é válida apenas para profissionais autônomos e empresas que faturam até 2,4 milhões por ano. Aqui, você pode financiar até 90% do caminhão e pagar em até 8 anos. Muito bom, né?
Linha de crédito financiamento entrada
Aqui, a lógica é bem básica. A instituição disponibiliza uma linha de crédito para você dar entrada na compra. Então, o valor das parcelas do financiamento é reduzido. Essa é uma opção interessante para quem conta com uma reserva financeira e deseja deixar o valor do empréstimo menor.
Leasing operacional
Funciona como um aluguel de caminhões. Você paga uma mensalidade para usar o veículo por um período pré-determinado. Uma vantagem é que a locadora tem que arcar com a manutenção, com o seguro do veículo, com as despesas operacionais e com os impostos.
Outro benefício é o atendimento das necessidades de empresas que querem caminhões modernos, sem esquentar a cabeça com a manutenção e a venda do veículo usado.
Leasing financeiro
Nessa outra modalidade de financiamento de caminhão, é a locadora que financia a compra. O cliente, nesse caso, será responsável pela manutenção do veículo. No encerramento do contrato, ele poderá escolher comprar o caminhão. O leasing financeiro funciona muito bem para empresas que desejam ter o controle total do veículo.
Consórcio
Aqui, o cliente não obtém o veículo imediatamente. Ele funciona como uma poupança em grupo, onde um conjunto de pessoas divide o custo total do veículo ao longo de um plano que pode durar até 96 meses.
Por ser uma abordagem coletiva, o consórcio não cobra juros. Em vez disso, aplica uma taxa administrativa que varia geralmente de 9% a 15% do valor total do caminhão, dividida entre todas as parcelas do plano. A cada mês, um dos membros do grupo é selecionado e recebe uma carta de crédito para adquirir o veículo.
Leve as simulações para a casa e pense com calma
Agora que você conhece as modalidades, é hora de estudar e pesquisar. As condições, como prazo e taxa de juros, podem variar bastante entre essas opções. E você não quer tomar uma decisão no calor do momento, certo?
Coloque na ponta do lápis e avalie as condições de pagamento. Só feche o negócio quando tiver certeza que pode assumir essa dívida dentro do prazo estipulado.
Prepare a sua documentação
Com a pesquisa feita e a modalidade escolhida, é hora de organizar os documentos. Já deixe separado seus principais dados:
- Identificação pessoal (RG e CPF)
- Carteira de habilitação
- Comprovante de renda
Lembre-se de que as exigências podem variar de acordo com o financiamento. Então, pesquise as regras para não ter surpresas desagradáveis.
Negocie
Nada como uma boa negociação, certo? Converse bastante com a instituição que vai conceder o empréstimo sobre as condições de pagamento. Veja em quantas vezes o caminhão será pago, o prazo, as taxas de juros e os encargos.
Oferecer uma entrada maior pode tornar as parcelas mais acessíveis e reduzir os juros #ficaadica. Lembre-se de que o financiamento de caminhão é um empréstimo, então, planejamento financeiro é importante
Atenção ao contrato
Depois de escolher a melhor opção, é hora das questões jurídicas. Lembre-se de que existem várias opções no mercado, e os requisitos para o financiamento podem variar de um programa para outro.
Uma dica: muitas instituições oferecem simuladores on-line. Aproveite essa ferramenta para simular diferentes tipos de financiamento e encontrar a melhor opção para o seu caso.
A principal questão é que a escolha do melhor financiamento depende das suas necessidades e do seu negócio. Não existe fórmula pronta. Então, estude, negocie e se prepare. Não tome essa decisão de forma precipitada!
Aqui na Fretebras, estamos sempre em busca de informações úteis para facilitar a sua vida na estrada. Se gostou deste conteúdo sobre o financiamento de caminhão, siga a gente nas redes sociais para continuar recebendo dicas e novidades do mundo da logística. Estamos aqui para te ajudar a ter sucesso!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.