A contratação de motoristas autônomos vem sendo uma estratégia comum de diversas empresas que querem deixar seu preço mais competitivo e aumentar sua lucratividade.

A tendência apresenta grandes benefícios para as companhias que querem reduzir sua frota ou que simplesmente procuram reduzir os custos de transporte.

No entanto, você sabe como contratar caminhoneiros autônomos? Quer descobrir mais sobre a aplicação dessa estratégia? Continue lendo!

 

O que é e quais são as características do transporte com caminhoneiro autônomo?

Um caminhoneiro autônomo é o profissional que, por meio de seus próprios recursos —  um veículo — gerencia completamente o processo de transporte, desde sua coleta até a finalização da entrega.

Entre as principais características de um serviço prestado por um caminhoneiro autônomo, estão:

  • Flexibilidade de horário;
  • Ausência de contratos de exclusividade com as empresas;
  • Inexigibilidade de vínculo empregatício;
  • Autonomia para negociar preços, sem intermédio de uma empresa transportadora.

Quais os benefícios de contratar esse serviço?

A contratação de motoristas autônomos pode trazer diversos benefícios para a sua empresa.

 

Selecionamos alguns para você conferir abaixo:

  • Redução de burocracia
  • Redução de custos logísticos
  • Contratação conforme a demanda

 

Redução da burocracia

O primeiro benefício a ser citado é a redução da burocracia.

Hoje, para fechar um contrato com uma transportadora, é preciso pedir um orçamento e aguardar a resposta para, depois, negociar o preço. Esse tempo de espera costuma ser longo, o que atrasa todo o processo.

Com um motorista autônomo, a definição de preços fica completamente em suas mãos, sem a necessidade de consultas e de longas discussões de negociação, o que reduz a burocracia e o tempo de espera para fechar a contratação.

Redução de custos logísticos

Ao contratar uma transportadora, a precificação, além de contemplar o frete, contém a porcentagem da estrutura da empresa, como qualquer negócio que dispõe de uma equipe e de equipamentos que fazem a operação funcionar.

Além disso, o motorista autônomo é contratado para um frete específico e não tem um “ponto de retorno”, como uma filial. Assim, no preço do frete, não está adicionado o custo de retorno, o que barateia o preço.

Contratação conforme a demanda

O motorista autônomo não tem vínculo empregatício, o que significa que a empresa não paga seu salário, mas, sim, cada frete para o qual ele é contratado. Não haverá custo de mão de obra onerosa e nem o custo de transporte fixo com uma transportadora.

Quais pontos de segurança devem ser observados?

É comum que as empresas fiquem inseguras com esse tipo de operação, não tendo a certeza de que é algo correto a ser feito perante a lei e de que a carga será entregue conforme o esperado.

Vamos citar, então, alguns pontos a serem considerados e que aumentarão a segurança desse tipo de transporte.

Busque por recomendações

A busca por recomendações não se aplica apenas a determinadas atividades, como contratar caminhoneiros autônomos, mas a qualquer negociação com uma empresa nova a prestar serviços para o negócio.

De qualquer forma, uma boa maneira de garantir a segurança é encontrando outras empresas que já contrataram o motorista em questão, para verificar o nível de serviço que foi entregue.

Avalie a documentação

Motoristas, sejam autônomos, sejam contratados por transportadoras, precisam ter um Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas (RNTR-C). É de fundamental importância que a empresa tenha conhecimento desse documento, além da CNH.

Assim, a empresa contratante pode fazer consultas e pesquisar as referências do profissional, a fim de garantir que está selecionando um prestador de serviço de qualidade.

Certifique-se da necessidade de seguro

Em um processo com motoristas autônomos, geralmente, a responsável pelo seguro de carga é a empresa contratante.

É preciso verificar, antes de fechar a contratação, se será necessário um seguro próprio para a prestação do serviço, para que a mercadoria não circule sem o que é exigido por lei.

Como contratar caminhoneiros autônomos com a Fretebras?

Encontrar um caminhoneiro autônomo pode ser algo complicado. Felizmente, existe uma solução simples, rápida e eficiente para resolver esse problema.

A Fretebras tem como objetivo reduzir o tempo de busca por caminhoneiros. Mais de 640 mil motoristas autônomos estão cadastrados no aplicativo.

Basta publicar a carga que deseja transportar com as suas características, que, rapidamente, esses profissionais receberão a oferta e poderão entrar em contato.

Entender como contratar caminhoneiros autônomos auxiliará a empresa a ter uma opção a mais para poder prestar um serviço de qualidade ao cliente final, mas, ao mesmo tempo, aplicando a solução mais enxuta e que traz melhores resultados para a sua companhia.

E aí, vamos cadastras suas cargas na Fretebras? Para acessar outros conteúdos como esse, visite o Blog Fretebras.

Em caso de dúvidas, consulte o website e veja como podemos ajudar você a pegar a estrada com eficiência e segurança!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: