Você é do tipo que acompanha o desgaste de pneus ou só toma atitude quando eles furam? Se a sua resposta foi a de esperar algo acontecer, você pode estar colocando o caminhão inteiro em risco. Existem uma série de medidas para ficar de olho e aumentar a vida útil das peças, gerar segurança e gastar menos. Entre elas, destacamos o acompanhamento do Índice Treadwear. Já, já a gente te explica para que serve e como usá-lo. Acompanhe!
Por que o Índice Treadwear é importante?
Você já deve ter se deparado com a palavra Treadwear com um número quando observou a banda de rodagem de um pneu. O modelo, a marca e a velocidade de desgaste influenciam em um valor mais alto ao mais baixo desse sequencial.
Principalmente você, que trabalha com o transporte de cargas, precisa prestar muita atenção no Índice Treadwear. Já que o caminhão circula muito, atravessa estradas variadas e sustenta grande volume de cargas, não dá para escolher pneus pouco resistentes. Segurança e durabilidade influenciam diretamente a sua produtividade.
No próximo tópico, a gente te ensina qual é a lógica do número e como acertar na hora de escolher peças duráveis para o caminhão.
O índice Treadwear aponta o desgaste do pneu
Basicamente, o Índice Treadwear indica o desgaste da borracha do pneu. Mas o número não foi colocado lá por acaso, mas foi determinado pelo governo dos Estados Unidos a partir de testes.
A avaliação funciona assim: diversos pneus são instalados em veículos que percorrem uma distância de 15,3 km (ou 9.600 milhas), sempre respeitando a mesma velocidade e o tipo de asfalto idêntico. Após o percurso, o desgaste de cada peça é analisado.
Então, a partir de agora você nunca mais vai ter dúvidas ao olhar para o indicador. Quanto mais alto, mais demorado será o desgaste do pneu, ou seja, mais quilômetros ele poderá rodar antes da troca.
É claro que o estilo de direção do motorista, o tipo de estrada, as condições da via, a frequência de direção e o peso suportado podem acelerar ou atrasar a necessidade de troca. Porém, o indicador já ajuda bastante na hora de pensar na durabilidade.
O Índice Treadwear varia de 60 a 700. Podemos entender que um pneu com índice 100 se desgasta na metade do tempo do que um com índice 200, e o marcado com indicador 600 pode durar duas vezes mais que o de 300.
Mas não adianta comparar cegamente o indicador de marcas diferentes, beleza? Apesar de os padrões serem definidos pelo governo americano, não é ele quem faz a avaliação de qualidade. Hoje, as fabricantes atribuem notas entre si, não necessariamente respeitando os mesmos critérios. Então, o número serve como um norte geral sobre durabilidade ou comparativo dentro da mesma marca.
Dicas para saber a hora certa de trocar os pneus do caminhão
Rodar com pneu careca é um grande risco para a segurança do motorista e das demais pessoas que estão na estrada — até você já está careca de saber disso. Se liga nos pontos que a gente separou para ficar de olho e não passar da hora de substituir as peças.
Verifique o TWI
O Tread Wear Indicator (TWI) ajuda bastante o motorista a visualizar o desgaste com uma simples olhada. Isso porque os pneus novos vêm com ressaltos de borracha, de 1,6 milímetro de altura, dentro dos vincos. Eles parecem pequenas tiras sobressalentes que, quando a borracha se desgasta até a altura delas, é hora de trocar os pneus. São marcas de segurança.
Observe a intensidade do uso do pneu
Em geral, os pneus de caminhão aguentam entre 60 e 80 mil km antes da substituição, mas esse é apenas um valor de referência. A intensidade de uso vai acelerar o desgaste. Você que trabalha viajando, sabe que os pneus aguentam toda a carga por longos trechos e com pouco descanso. Então, fique sempre de olho porque a necessidade de troca pode ser acelerada.
Analise o balanceamento e o alinhamento
Sabe aquela sensação de trepidação do veículo em velocidades mais altas? Um sinal claro de que o caminhão está precisando de balanceamento. Outro pedido de socorro dos pneus é quando a direção puxa para um dos lados. Nesse caso, é o alinhamento que precisa de atenção.
Recomendamos fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. A medida vai aumentar a durabilidade deles e do caminhão em geral, com o desgaste uniforme das peças.
Considere as condições das vias para fazer a troca
Vias mal conservadas, buracos e terrenos não asfaltados, muito acidentados exigem ainda mais dos pneus. Com isso, a vida útil deles tende a ser reduzida. Cabe ao motorista tomar bastante cuidado com a direção, evitando trocas de marcha erradas e freadas bruscas. Você também pode considerar mudar a roda para privilegiar trechos mais acessíveis.
Verifique as condições climáticas
Você sabia que o clima muito seco faz com que os componentes da borracha se desgastam mais rápido, aumentando o risco de fissuras? O frio também não é um mar de rosas porque as peças tendem a perder pressão mais rapidamente, sendo necessário dobrar a frequência de calibragem. Se, em condições normais, a indicação é fazer isso pelo menos uma vez por semana, no frio, recomendamos fazer isso duas vezes.
Não use pneus murchos ou furados
A prática é bastante prejudicial porque, além de encurtar a vida útil do pneu e fazer com que o motor consuma mais combustível, coloca em risco a segurança do motorista e demais pessoas na via. Não negligencie essa regra. Dê bastante atenção à calibragem e tão logo perceba furos, inchaços, bolhas e desgaste irregular, faça a troca ou procure um borracheiro imediatamente.
Ao longo deste texto, você entendeu como usar o Índice Treadwear para trazer mais durabilidade nos pneus da sua frota. Junto a esse entendimento, separamos muitas dicas de prevenção do desgaste. Coloque tudo em prática e tenha mais segurança e eficiência no seu dia a dia. Aproveitando a visita, queremos te indicar um quiz diagnóstico: sua transportadora realmente está pronta para as tecnologias do mercado? Clique e descubra!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.