Fretes rodoviários crescem 37% no primeiro trimestre de 2022

2022-06-06T10:17:09-03:0002/06/2022|Categorias: Institucional|

O portal da CNN Brasil, um dos principais meios de comunicação do mundo, divulgou uma matéria sobre a 7ª edição do “Relatório Fretebras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, mostrando que o número de fretes rodoviários no Brasil cresceu 37% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

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Crescimento no volume de fretes rodoviários

A matéria ainda destaca que o volume cresceu de 1,63 milhão em 2021 para 2,24 milhões em 2022, sendo que em 2020, o número foi de 1,06 milhão. O crescimento deste ano foi puxado pelo agronegócio, que representou 37,4% das cargas registradas na plataforma e R$ 6,7 bilhões em fretes distribuídos.

A CNN buscou um especialista para comentar as constatações do relatório. O economista da Universidade de São Paulo (USP), Lucas Godoi, avaliou que um dos fatores que incidem sobre o aumento do volume de fretes é o aumento do preço das commodities no exterior, o que estimulou o aumento da exportação brasileira de minério, de petróleo, de grãos, e principalmente, de alimentos. Ele também ressaltou um segundo fator, que seria o aumento da produção agropecuária em si. “Em 2021, o agro teve alguns problemas, principalmente no primeiro semestre, de geada, por exemplo, já esse ano vem tendo uma safra recorde e saudável, sem problemas, o que claramente aumenta os fretes em si”, afirmou.

A digitalização do frete rodoviário

A CNN também ouviu o Diretor de Operações, Bruno Hacad, que destacou o forte movimento de digitalização dos fretes, algo também comentado pelo economista da USP como motivo para a alta no volume de fretes. “A contratação das plataformas digitais permite que a empresa tenha acesso a uma gama de caminhoneiros e isso dá maior poder de negociação. Além disso, estimamos que operar com caminhoneiros terceirizados seja 23% mais barato do que trabalhar com frota própria”, relatou Hacad.

Leia a notícia completa e veja as principais rotas utilizadas pelas transportadoras e caminhoneiros para movimentar os fretes no Brasil, além dos produtos mais transportados, de acordo com os fretes publicados na plataforma da Fretebras.

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