Ressurgimento da demanda global vem aumentando a capacidade e elevando as taxas de frete. Um dos gargalos que surgem nesse cenário, está relacionado ao transporte de contêineres.
Após uma queda significativa nos volumes, no segundo trimestre de 2020, e forte recuperação no final do ano, o comércio global tenta lidar agora com um aumento de demanda sem precedentes, motivado pela elevação de gastos por parte dos consumidores e pelo início de um grande reabastecimento, já que os grandes varejistas pararam de comprar produtos da Ásia no segundo trimestre do ano passado.
A escassez de contêineres durante o ressurgimento da demanda global fez os custos de envio dispararem 300% e causou atrasos no envio de mercadorias da China.
A reportagem da CNBC reproduzida no portal SETCESP aponta que em janeiro empresas de transporte estavam rejeitando toneladas de exportações agrícolas dos EUA, no valor de centenas de milhões de dólares, optado por enviar contêineres vazios de volta à China para serem carregados com produtos mais lucrativos.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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