“Ouro branco” era o nome dado ao açúcar no passado, pelo alto valor comercial do produto. Caro ou barato, ele foi e continua sendo importante em nossa história, movimentando a economia brasileira. Prova disso é que o setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool) corresponde a 2% do produto interno bruto (PIB) nacional. E mais: tendência é de crescimento, já que dados recentes mostram que o transporte de açúcar no país cresceu 58,2%.
Já deu para perceber que o assunto de hoje é mais doce que o normal, né? A gente vai te explicar tim-tim por tim-tim sobre o transporte do produto, mostrando as etapas envolvidas e como é a parte logística. Adoça seu café e segue na leitura!
O processo de transformação da cana em açúcar é composto de várias etapas, desde a colheita, passando pela moagem e pelo tratamento do caldo, até que ele resfrie e se cristalize. A logística tem grande participação nessa história porque é através do transporte que a fruta sai do canavial e chega na sua casa, adocicando seu cardápio.
Depois da colheita, é necessário proteger a cultura até que a próxima etapa do processo comece. Seja para o armazém da fazenda ou da usina, o produtor transporta cana da lavoura usando carretas. Nesse trecho, com estradas rurais não asfaltadas, veículos mais robustos (fortes) são necessários.
Aqui, a responsabilidade do transporte não é mais do produtor. Quem compra, assume o papel de levar a cana até a indústria de processamento, desta vez auxiliado pelas rodovias pavimentadas.
Quando o açúcar é destinado à exportação, é o usineiro quem assume a responsabilidade por este estágio no transporte. Da indústria até o porto, o açúcar pode seguir via modal rodoviário ou ferroviário. Os principais compradores internacionais são o Oriente Médio, norte da África e Ásia.
Respeitando sempre as condições adequadas de temperatura (menor que 35ºC), higiene e umidade (inferior a 50% para evitar o empedramento), o produto sai da indústria para o caminhão de transporte. A negociação é quem vai definir o modelo logístico, já que o transporte pode ser assumido pelo comprador ou pela empresa, não existe um padrão.
O transporte do açúcar pode ser tanto na modalidade a granel, que é quando o produto vai direto na carroceria sem nenhuma embalagem, ou ensacado.
Basicamente, dois caminhões são os mais utilizados para o transporte a granel de açúcar: o caminhão graneleiro e o basculante. O primeiro, como o próprio nome já diz, vai bem quando a carga não está embalada. Sua capacidade é de até 28 toneladas, ele não possui caçamba móvel, de forma que os tambores são necessários para a movimentação. Os caminhões basculantes, por outro lado, apesar de muito parecidos com graneleiros, possuem sistema hidráulico de movimentação da caçamba.
Quando ensacado, o produto tem maior versatilidade no transporte. São empregados os veículos, truck, toco, biminhão, treminhão e o rodotrem. A capacidade deles é grande, podendo chegar a 74 toneladas.
Aqui, no Brasil, quase todo o açúcar é transportado pelas rodovias. Porém, as ferrovias também são usadas e, quando se trata de exportação, as hidrovias são a opção escolhida.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destacou que os maiores produtores de cana-de-açúcar são:
Vale destacar, também, que vários estados do Norte e Nordeste também se destacam na produção.
Como as origens são múltiplas, todas as principais rodovias do país servem como meio de acesso para que o açúcar seja distribuído. Você sabe quais são elas?
Neste artigo, falamos do transporte do açúcar que começa desde a lavoura e segue até a chegada do produto processado à casa do consumidor. Você viu o quanto é importante que sejam respeitadas condições especiais, como temperatura e umidade, para preservar o produto. Se gostou do assunto, você precisa acessar, agora, a 8ª edição do Relatório Fretebras com tudo o que rolou no transporte rodoviário de cargas no 1º semestre de 2022!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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