“Ouro branco” era o nome dado ao açúcar no passado, pelo alto valor comercial do produto. Caro ou barato, ele foi e continua sendo importante em nossa história, movimentando a economia brasileira. Prova disso é que o setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool) corresponde a 2% do produto interno bruto (PIB) nacional. E mais: tendência é de crescimento, já que dados recentes mostram que o transporte de açúcar no país cresceu 58,2%.
Já deu para perceber que o assunto de hoje é mais doce que o normal, né? A gente vai te explicar tim-tim por tim-tim sobre o transporte do produto, mostrando as etapas envolvidas e como é a parte logística. Adoça seu café e segue na leitura!
O processo de transformação da cana em açúcar é composto de várias etapas, desde a colheita, passando pela moagem e pelo tratamento do caldo, até que ele resfrie e se cristalize. A logística tem grande participação nessa história porque é através do transporte que a fruta sai do canavial e chega na sua casa, adocicando seu cardápio.
Depois da colheita, é necessário proteger a cultura até que a próxima etapa do processo comece. Seja para o armazém da fazenda ou da usina, o produtor transporta cana da lavoura usando carretas. Nesse trecho, com estradas rurais não asfaltadas, veículos mais robustos (fortes) são necessários.
Aqui, a responsabilidade do transporte não é mais do produtor. Quem compra, assume o papel de levar a cana até a indústria de processamento, desta vez auxiliado pelas rodovias pavimentadas.
Quando o açúcar é destinado à exportação, é o usineiro quem assume a responsabilidade por este estágio no transporte. Da indústria até o porto, o açúcar pode seguir via modal rodoviário ou ferroviário. Os principais compradores internacionais são o Oriente Médio, norte da África e Ásia.
Respeitando sempre as condições adequadas de temperatura (menor que 35ºC), higiene e umidade (inferior a 50% para evitar o empedramento), o produto sai da indústria para o caminhão de transporte. A negociação é quem vai definir o modelo logístico, já que o transporte pode ser assumido pelo comprador ou pela empresa, não existe um padrão.
O transporte do açúcar pode ser tanto na modalidade a granel, que é quando o produto vai direto na carroceria sem nenhuma embalagem, ou ensacado.
Basicamente, dois caminhões são os mais utilizados para o transporte a granel de açúcar: o caminhão graneleiro e o basculante. O primeiro, como o próprio nome já diz, vai bem quando a carga não está embalada. Sua capacidade é de até 28 toneladas, ele não possui caçamba móvel, de forma que os tambores são necessários para a movimentação. Os caminhões basculantes, por outro lado, apesar de muito parecidos com graneleiros, possuem sistema hidráulico de movimentação da caçamba.
Quando ensacado, o produto tem maior versatilidade no transporte. São empregados os veículos, truck, toco, biminhão, treminhão e o rodotrem. A capacidade deles é grande, podendo chegar a 74 toneladas.
Aqui, no Brasil, quase todo o açúcar é transportado pelas rodovias. Porém, as ferrovias também são usadas e, quando se trata de exportação, as hidrovias são a opção escolhida.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destacou que os maiores produtores de cana-de-açúcar são:
Vale destacar, também, que vários estados do Norte e Nordeste também se destacam na produção.
Como as origens são múltiplas, todas as principais rodovias do país servem como meio de acesso para que o açúcar seja distribuído. Você sabe quais são elas?
Neste artigo, falamos do transporte do açúcar que começa desde a lavoura e segue até a chegada do produto processado à casa do consumidor. Você viu o quanto é importante que sejam respeitadas condições especiais, como temperatura e umidade, para preservar o produto. Se gostou do assunto, você precisa acessar, agora, a 8ª edição do Relatório Fretebras com tudo o que rolou no transporte rodoviário de cargas no 1º semestre de 2022!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Motorista, está querendo fazer fretes para outros locais? Ampliar as regiões que atende é uma…
Já foi a Goiânia? A capital de Goiás é um destino interessante porque oferece muitas…
Motorista, está querendo trocar seu furgão? Se estiver pensando nisso, temos boas notícias. O mercado…
Ficou sabendo que o limite da sua pontuação na CNH pode mudar? Se você é…
Há quanto tempo sua empresa está no transporte rodoviário de cargas? Não importa se são…
Qual caminhão escolher para essa carga? E qual carroceria é melhor? Se você está no…
This website uses cookies.